Formas de fazer a gestão de produtividade à distância

Formas de fazer a gestão de produtividade à distância - zoho

O mercado está extremamente competitivo onde a rotatividade de profissionais nunca foi tão alta, e com isso torna-se um desafio reter talentos e manter as equipes produtivas e unidas. Aliás, com o avanço da informação, tem se tornado cada vez mais comum bons profissionais quererem sair da rotina CLT e trabalharem por conta. 

Você pode até pensar: “Vou perder um grande gênio!” Calma! À medida que mais ferramentas avançam com a tecnologia possibilitando integrar pessoas e processos, você entrega flexibilidade e continua contando com a entrega desse profissional. 

O home office, por exemplo, já é uma prática comum em muitas empresas. E com isso é necessário fazer a gestão de produtividade da forma correta. Neste artigo daremos algumas dicas que vão te ajudar no processo.

Qual o grande desafio da gestão de produtividade

Quando um profissional escolhe prestar serviço, ele ganha flexibilidade, liberdade e a possibilidade de conquistar novos clientes dispensando o dia a dia de uma empresa. Além de trabalharem em diversos projetos ao mesmo tempo. 

Para resumir, com tantas opções, o desafio para os profissionais que trabalham remotamente é ter disciplina e manter o foco na gestão do tempo/tarefas. Mesmo sabendo que ele não obedece à rotina de seu dia de trabalho.

Já para o gerente que fará a gestão de produtividade, contratar profissionais ou mesmo formar equipes à distância exige se acostumar com o modelo de gestão de pessoas. Como o acesso físico é impossível, é necessário definir métodos de trabalho e estabelecer rotinas de acompanhamento do desenvolvimento do trabalho e do desempenho profissional desde o início do trabalho.

Na verdade, pode demorar um pouco para você conseguir o ritmo certo com equipes distantes. Mas é apenas uma questão de adaptação e, claro, de tempo.

Como a pessoa que fará a gestão de produtividade você vai se deparar com as seguintes questões:

● Quais ferramentas podem ajudar a gerenciar o tempo/tarefas e garantir a produtividade?

● Como treinar a equipe à distância para que dê certo?

● Com que frequência as reuniões online devem ser realizadas?

● Podemos manter a qualidade do nosso trabalho?

● É possível manter o time da agência (entidade) e o time remoto conectados e o mais importante, alinhados?

● O que acontece com o alinhamento do trabalho se as peças não forem entregues no prazo ou com a qualidade exigida?

Pois é! Quem faz a gestão de produtividade tem muitas dúvidas e preocupações! No entanto, temos mecanismos que podem ajudar a gerenciar o tempo/tarefas. O mais importante, orientar os profissionais e melhorar o seu desempenho.

Como melhorar a produtividade

Se optar por este caminho, como já mencionamos, o desafio será sem dúvida a gestão de produtividade desta equipe remota. Em primeiro lugar, é necessário conhecer o perfil de cada indivíduo. Domine o processo e não deixe de utilizar as ferramentas digitais que permitem essa integração: empresa x equipe remota.

No começo pode não parecer. Mas a verdade é que profissionais que trabalham em home office podem ser mais produtivos. Uma vez que eles não têm mais as distrações diárias da empresa. Em outras palavras, eles podem se concentrar em seu trabalho com mais facilidade.

1. Como fazer uma boa gestão de produtividade

Além da confiança, há outras coisas que empresas e líderes podem fazer para melhorar o gerenciamento remoto. Veja na sequência:

2. Mude as relações

Os conselhos da empresa ou aqueles em cargos de nível C precisam adotar uma mentalidade de trabalho remoto que incentive comportamentos benéficos (como flexibilidade e autogerenciamento). Dessa forma, eles se tornam um modelo a seguir, orientando as atitudes dos gerentes e, por sua vez, as atitudes dos funcionários.

3. Gestão de produtividade: crie um plano de suporte

Como vivemos em um momento delicado que a grande maioria das pessoas não acostumadas ao gerenciamento remoto não conhece, é importante incentivar esses grupos da empresa a trocar ideias e experiências.

4. Dê feedbacks periodicamente

À medida que novos processos são implementados, é importante coletar feedback de gerentes e funcionários para entender o que está “solto”, o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

5. Invista em programas de treinamento e mentoria

O conhecimento é sempre importante, ele nos ajuda a enfrentar novas situações. Por isso, ao procurar cursos ou até workshops para investir, tenha em mente que seu foco é encontrar outras pessoas com práticas sustentáveis ​​e eficazes de gestão a distância.

6. Atividades comissionadas

Como mencionamos acima, a confiança é muito importante para o andamento dos fluxos de trabalho remotos, e você pode começar delegando tarefas à sua equipe e incentivando o trabalho colaborativo.

7. Avaliar Entrega

Em um ambiente físico é comum medir o trabalho de uma equipe pela percepção de esforço colocado, olhe para a equipe, todos estão focados em uma tela de computador e você já tem a impressão de que todos estão trabalhando. Em um ambiente remoto isso não existe e você precisa focar na entrega que a equipe está fazendo.

8. Converse com seus colegas

Nesse momento, conversar com outros líderes que estão passando pela mesma situação pode ser um verdadeiro alívio. Entenda que agora não é hora de esconder o jogo, mas de trocar ideias sobre o que pode caber na sua realidade.

Invista sempre na comunicação

É importante que todos os profissionais, principalmente os que trabalham remotamente, aprendam a fazer a gestão de produtividade e a contribuir para os resultados. Participantes que fortalecem o sentimento de pertencimento e sentem a história da instituição. Para as empresas criativas, o segredo é manter um contato próximo com os profissionais e estabelecer e utilizar novos canais de comunicação. O segredo é investir continuamente em comunicação para apoiar os profissionais.

Ao mesmo tempo, fortalecer a equipe e fornecer o melhor serviço/produto aos clientes. No final, com ajustes de estilo/rotina de trabalho e dedicação de gestores e profissionais, todos – tanto fisicamente próximos quanto distantes – saem ganhando.

Gostou deste artigo? O que acha de investir em uma ferramenta que vai te ajudar 100% na gestão de produtividade à distância? Com o Workplace da Zoho você pode controlar horários, agendar tarefas, fazer videoconferência e muito mais. 

Acesse e confira!

Publicações relacionadas