Dicas para escrever textos de forma assertiva para seu site

Você sabe a importância de ter uma comunicação assertiva ao escrever textos para o seu site? Nos acompanhe nesta leitura! Muitos ainda não investem nesse tipo de comunicação por não entenderem a sua influência. Porém, esse é um método eficaz no que se refere à comunicação das empresas e os seus clientes. A priori, é interessante esclarecer que a comunicação assertiva é aquela que pode ser entendida de forma clara e segura. Ou seja, quem recebe a mensagem não tem nenhuma dúvida sobre o que você quer dizer. Caso contrário, isso pode resultar em uma confusão ou mal entendido. Por esse motivo, é primordial ter uma comunicação assertiva quando for escrever textos em sites. Porém, você sabe fazer isso? Confira abaixo algumas dicas para isso.

O que é ter uma comunicação assertiva ao escrever textos?

Inicialmente, ressalta-se que a comunicação assertiva pode ser entendida como um método. Nesse sentido, esse método transmite informações de maneira clara e objetiva. Assim, em termos práticos, o profissional irá se comunicar de maneira fluida com o público. Além disso, o principal objetivo da comunicação assertiva é captar a atenção e a colaboração de todos. Ao falar nesse método, estamos nos referindo às mensagens transmitidas com segurança. No entanto, não é incomum ver que algumas pessoas confundem esse método com agressividade. Para essa comunicação você não precisa ser ríspido, isso, na verdade, afasta o seu público. Em resumo, um bom comunicador consegue, sem dificuldade, transmitir as suas ideias. E isso não ocorre apenas com palavras ao escrever textos, mas também com firmeza, gestos e respeito. No caso do site, tudo isso deve estar nos textos inseridos na página da web. Dessa maneira, a comunicação assertiva não causa nenhuma dúvida no leitor. Com isso, é possível ter um canal eficiente para se relacionar com o público.

Principais vantagens da comunicação assertiva ao escrever textos de um site

Se a sua empresa tem um site, saiba que essa é uma porta de entrada para os seus clientes e público em geral. Por conta disso, nesse site, você deve escrever textos com linguagem objetiva e clara. Assim, não há margem para dúvidas ou má interpretação. Quando uma informação é transmitida com clareza, a probabilidade do cliente se identificar com a sua marca é muito maior. Além disso, a comunicação assertiva evita contratempos e prejuízos no futuro. Afinal, algo mal escrito pode acabar sujando a imagem da sua empresa. Além disso, o benefício de uma comunicação é captar a atenção do seu público. Sendo assim, invista em profissionais que possam tornar a linguagem dos seus textos mais assertiva.

Escrever textos assertivos na prática

Para que a comunicação assertiva dos textos seja eficiente na prática, o profissional responsável por redigir os referidos textos deve ser direto no que ele deseja transmitir. Em resumo, o conteúdo central deve ser passado de maneira objetiva. Na prática, portanto, esta comunicação visa atingir algumas metas específicas, por isso esse método é estratégico. Em um site, a depender da sessão do texto, você pode usar esse método para motivar, engajar ou corrigir algum problema.

Dicas para desenvolver textos e colocar em prática a comunicação assertiva

Tenha em mente que a comunicação assertiva precisa de treino até que ela seja, de fato, desenvolvida. Claro que algumas pessoas têm mais facilidade, porém, é preciso treinar da mesma forma. Por isso, confira a seguir algumas dicas para esse método estratégico:
  • Capacitação da equipe: se você tem uma equipe específica para a redação dos seus textos, saiba que ela precisa ser capacitada. Por isso, invista nessa melhoria;
  • Fale apenas sobre o que você tem propriedade: nós apenas podemos ser assertivos sobre um assunto que dominamos. Então, evite citar em seus textos algum assunto que você não entenda;
  • Escreva um texto objetivo: evite a todo custo escrever textos que permitem um duplo sentido ou interpretação; e
  • Crie uma relação de confiança com o público: através de um texto assertivo, é possível criar uma boa relação com quem está lendo.

Principais elementos para inserir em um texto assertivo

Ao escrever um texto assertivo, você deve inserir alguns elementos primordiais que facilitam a leitura do seu público. Afinal, esse é o objetivo da escrita assertiva, fazer com que o seu leitor entenda tudo que está sendo dito de forma clara. Por isso, escrever um texto assertivo da seguinte forma:
  1. Converse com o leitor, como se fosse um diálogo pessoal entre vocês. Para isso, você precisa identificar o seu principal leitor e como ele gosta de se comunicar;
  2. Escreva um título expressivo, que além de chamar a atenção do leitor, traga o tema central do texto;
  3. Evite escrever palavras ou expressões que não condizem com o assunto trabalhado no texto, a fim de evitar a confusão do leitor;
  4. Opte por uma linguagem objetiva, ou seja, explique o necessário para passar a mensagem pretendida;
  5. Revise o texto e substitua palavras que possam ser consideradas “difíceis” ou que não seja do cotidiano do seu público;
  6. A depender do leitor, não insira palavras técnicas, torne a sua linguagem mais próxima possível do público; e
  7. Crie um raciocínio, assim, o texto terá início, meio e fim, capaz de passar uma mensagem bem estruturada para o leitor.

Características de um comunicador assertivo

A fim de criar um canal assertivo de comunicação, seja com o seu público ou com os próprios funcionários, você precisa de uma figura principal. Isto é, um comunicador assertivo. Caso esse canal seja criado para o público, o recomendado é criar uma equipe. Por outro lado, se você deseja implementar na sua empresa um canal de comunicação que envolve somente os colaboradores, invista em sistemas específicos, como o Zoho Workplace.De qualquer forma, você está livre para escolher um comunicador assertivo - uma figura para liderar essa relação. Por isso, confira a seguir as principais características de um perfil assim.
  • Pessoas que têm inteligência emocional, consegue ouvir e falar com calma;
  • Tem atenção a gestos;
  • Transmite confiança e segurança na sua fala ou escrita;
  • Coloca em prática aquilo que discursa; e
  • Motivar e engajar os leitores ou ouvintes.
Ao contrário do que muitos acreditam, um bom comunicador não é aquele que somente fala ou escreve muito bem. Essa pessoa também deve ser capaz de escutar atentamente. Assim, ela entenderá melhor sobre quem consome a sua mensagem, escrevendo algo direcionado.

Conte com o Zoho Workplace

Se você preza por uma comunicação assertiva, nada melhor do que investir em um espaço que centraliza o trabalho da sua equipe e torna o armazenamento de documentos mais simples. Por isso, conte com o Zoho Workplace. O Zoho Workplace torna possível a transformação de ideias em palavras. Como resultado, você terá uma equipe engajada e mais produtividade. Além disso, o sistema pode te ajudar a melhorar os textos do seu site.Acesse o nosso site oficial e conheça as outras soluções disponíveis para a sua empresa.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas