Como migrar do Google Workspace para o Zoho

Você sabe como migrar do Google Workspace para o Zoho? Saiba como fazer essa migração sem perder nenhum dado importante. Continue nos acompanhando! O Google Workspace não oferece todos os recursos que a sua empresa precisa, por isso, é preciso mudar a ferramenta utilizada para uma que seja eficiente, de fato. Com isso em mente, é possível afirmar que a melhor opção é migrar do Google Workspace para outra plataforma mais completa, como o Zoho.

Motivos para migrar do Google Workspace para o Zoho  

Com o passar dos anos, a plataforma Zoho se desenvolveu e trouxe consigo diversas modificações, tornando-se, portanto, uma ferramenta completa para a sua empresa. Assim, a Zoho traz consigo recursos de produtividade como Zoho CRM e Zoho Cliq, Zoho Sites, por exemplo. Com as opções trazidas pela Zoho, é possível gerenciar sua organização, seus clientes e seu público. Alguns dos recursos trazidos pelo Zoho são:

Zoho Mail

O Zoho Mail oferece 5 GB de armazenamento de e-mail para usuários gratuitos. Assim, no plano gratuito do Zoho Workplace, é possível adicionar o seu domínio e possui todos os endereços de e-mail de seus colegas de trabalho hospedados em domínio personalizado. Desse modo, a interface do usuário de e-mail acompanha calendário e atalhos para as demais ferramentas e serviços Zoho.

Zoho Meeting

Outro recurso é o Zoho Meeting, que é uma alternativa interessante frente ao Google Meet. Essa ferramenta é a solução ideal da Zoho às videoconferências. Nesse sentido, esse recurso suporta chamadas de áudio e recursos avançados, como gravação, planos de fundo virtuais e opção para ingressar no áudio do sistema.

Zoho CRM

O Zoho oferece uma ferramenta gratuita voltada para o gerenciamento de negócios e clientes que se baseia em nuvem que atende a empresas de todos os tamanhos. Estamos falando do Zoho CRM, e é neste recurso que você pode encontrar ferramentas de marketing, automação, helpdesk, análises e suporte ao cliente. O Zoho CRM auxilia os seus usuários a responder aos clientes em tempo real.

Zoho Cliq

O Cliq é uma ferramenta de comunicação em equipe da Zoho. Essa é uma opção que substitui, por exemplo, o Slack ou o Microsoft Teams e é gratuito para pessoas ilimitadas. Nesse sentido, destaca-se que o recurso oferece 100 GB de armazenamento para organizações e 10 mil mensagens pesquisáveis. Em resumo, o Zoho Cliq torna mais simples a comunicação da sua equipe com conversas organizadas, dados fáceis de localizar e conectar as ferramentas que podem te ajudar no dia a dia.

Zoho Docs

Pense no Zoho Docs como um armazenamento em nuvem é uma alternativa ao Google Drive. Esta é, em suma, uma ferramenta de gerenciamento de arquivos online da Zoho. No plano de espaço de trabalho gratuito, 5 GB de armazenamento são fornecidos de forma gratuita. Aqui você tem a possibilidade de fazer upload e salvar qualquer arquivo. Além disso, o compartilhamento de arquivos é permitido entre usuários.

Zoho Sheets

Um recurso interessante é o Zoho Sheets, que permite que você crie e gerencie planilhas gratuitamente. O Zoho tem sua ferramenta de planilha dedicada que tem capacidade para mais de 350 funções. Assim, é interessante destacar ainda que o Planilhas oferece suporte à colaboração, publicação na Web e é compatível com o Excel.

Zoho Forms

Os formulários têm o objetivo de coletar dados dos usuários, e os formulários do Zoho Forms trazem outros diferenciais, como o oferecimento de suporte à cobrança de pagamentos via PayPal e Stripe. Isso porque ele oferece a criação de formulários de arrastar e soltar com opções para visualizar, analisar e otimizar dados.

Zoho Show

O Zoho Show, por fim, é uma alternativa ao Google Apresentações. Você pode usá-lo para a criação de slides profissionais e apresentações agradáveis ​​a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Ele é compatível com PowerPoint com opção de exportar como PDF também.

Como migrar e-mails e agendas do Google Workspace para o Zoho?

O Zoho facilita a importação de todos os seus e-mails do G-Suite e do Office 365. Para isso, existem duas formas para importar caixas de correio do Google Workspace: é possível importá-los por IMAP ou conectando a conta de administrador do Google G-Suite e definir as opções por piloto automático. O primeiro passo é se inscrever no Zoho Workplace. Logo em seguida, basta adicionar seu domínio e verificá-lo. Você precisa realizar algumas configurações em seu DNS a fim de verificar seu domínio e também definir registros DKIM e SPF para enviar e-mails de um remetente confiável. Ao longo da migração para o Zoho Mail, você perceberá duplicação de e-mails em diversas pastas, de acordo com os marcadores aplicados às mensagens no Gmail. Isso também faz com que o tamanho da conta de e-mail cresça bastante, por conta da duplicação das mensagens. Os e-mails que estão no marcador ‘Importante’ no Gmail podem estar presentes em outros marcadores. Caso você prefira economizar algum espaço de armazenamento na sua conta do Zoho Mail, inclua "IMPORTANTE" em Excluir lista de pastas ao adicionar os detalhes do servidor.

Como migrar documentos, planilhas e slides do Google Workspace para o Zoho?

Com o intuito de migrar seus dados do Google Drive para o Zoho Docs, saiba que o processo é bem simples. Isso porque existe uma ferramenta de importação para essa função, extraindo dados direto do Google Drive. Saiba que isso não ocorre apenas com o Google Drive, mas também com outros provedores de nuvem, como Box, Dropbox, OneDrive. Então, o que você deve fazer é acessar o Zoho Docs ou WorkDrive. Em seguida, clique no botão +Novo e escolha a opção “Importar de Poderia”. Um pop-up vai aparecer na tela, basta escolher o Google Drive a partir dele e, após a autenticação, começar a extrair seus arquivos.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas