Armazenamento em nuvem para empresas: os cuidados antes de comprar

Você procura por um serviço de armazenamento em nuvem para empresas?

Esta é uma tecnologia cada vez mais presente nos negócios, seja o trabalho em regime presencial, híbrido ou remoto. Isso porque ele permite que os valiosos dados do negócio fiquem acessíveis e armazenados com segurança.

A partir de um armazenamento eficiente, toda a empresa pode trabalhar de forma colaborativa e acessar as informações necessárias para produzir em qualquer lugar, a qualquer momento.

Por isso, escolher a solução de cloud computing ideal para manter os arquivos é essencial para garantir os melhores resultados. Então, vamos te contar os cuidados que você deve ter antes de contratar o serviço.

Como funciona o armazenamento em nuvem para empresas?

Compreender o funcionamento do armazenamento em nuvem é importante para a sua desmistificação, já que ele está em crescimento, cada vez mais presente no dia a dia de pessoas e empresas.

Esta é uma tecnologia que permite o armazenamento e a manutenção de dados em servidores remotos de alta disponibilidade. Geralmente, qualquer dispositivo autorizado pode enviar e acessar as informações desse serviço via internet.

Na prática, o colaborador fará upload de arquivos que estão em seu dispositivo, mandando os dados para a nuvem, que é uma super estrutura de servidores que podem vir de várias empresas de tecnologia, como o Google.

Os negócios podem usar o armazenamento em nuvem de várias maneiras, tudo depende das suas necessidades diárias:

  • Guardar e compartilhar informações em variados formatos;
  • Backup e recuperação de dados;
  • Arquivamento de documentos;
  • Armazenamento de e-mails;
  • Gerenciamento de aplicativos, projetos e demandas;
  • Armazenamento de imagens, áudios e vídeos.

4 cuidados antes de comprar um armazenamento em nuvem

Se você ficou interessado nas funcionalidades de uma ferramenta de armazenamento em nuvem para empresas, deve estar considerando contratar esse serviço. Confira os cuidados que você precisa ter antes de tomar essa decisão:

1. Conheça as suas necessidades de armazenamento

A escolha do armazenamento ideal vai depender das necessidades específicas da empresa ou do profissional. 

Você pode optar por apenas uma conta de armazenamento se quiser somente um lugar seguro para guardar arquivos. Mas, se a empresa precisa de mais flexibilidade e de fato a equipe usa o armazenamento para trabalhar, é preciso garantir um bom plano de armazenamento.

Então, entenda o tamanho dos arquivos e programas que estão sendo utilizados, os dados que precisam ser armazenados e processados e calcule a capacidade de armazenamento necessária para atender essas demandas.

Lembre de não pensar apenas na necessidade atual de espaço, mas também nas prováveis necessidades futuras da organização. À medida que a empresa expande as operações ou coleta mais dados, pode ser necessário aumentar o armazenamento.

A sua empresa irá crescer e precisará escalar o serviço.

2. Avalie as opções de segurança

As opções de segurança do armazenamento em nuvem para empresas podem variar, então precisam ser bem avaliadas. Tudo depende dos provedores e recursos de segurança usados por eles.

As opções comuns e necessárias de segurança costumam ser: criptografia de dados, controle de acessos, autenticação, backup, opção de recuperação/proteção em caso de perdas ou interrupções, monitoramento para proteção, conformidade e certificações.

O provedor também deve pedir ao cliente senhas fortes, autenticação em duas etapas e gerenciamento de permissões de acesso.

Saiba mais sobre a segurança dos dados em nuvem!

3. Analise a facilidade de uso e integração 

Também é válido contar com um sistema fácil de usar para os seus colaboradores, além de se integrar com outras ferramentas de colaboração usadas pela empresa para que todos possam trabalhar em sintonia.

A facilidade de uso pode variar dependendo do provedor, então privilegie interfaces intuitivas, recursos que tornem o uso mais otimizado, integração com aplicativos, sincronização automática, desenvolvimento personalizado, possibilidade de compartilhamento e colaboração.

Conheça 8 ferramentas de trabalho online essenciais para a sua empresa!

4. Avalie os custos do armazenamento em nuvem para empresas 

Os custos podem variar. Eles dependem de muitos fatores: o provedor, o espaço adquirido, a quantidade de dados armazenados, os recursos adicionais e mais.

Antes de adquirir o serviço, considere se o modelo de precificação é o ideal para você,  qual é a opção de armazenamento disponível (acesso frequente, esporádico, padrão…), se os dados transferidos têm custo, como funcionam os contratos e a escalabilidade.

Afinal, com a expansão da sua empresa e do número de funcionários, pode ser necessário aumentar o espaço de armazenamento.

Confira as vantagens de investir num armazenamento em nuvem para empresas

O armazenamento em nuvem é útil para o seu negócio por causa de suas várias vantagens: flexibilidade, integração, escalabilidade e muito mais.

Essa é uma solução confiável, segura e eficiente escolhida por empresas que querem uma melhor gestão de informações. Afinal, todos os processos diários dos mais diversos negócios giram em torno de dados.

Ao permitir o acesso de qualquer lugar, a equipe de uma organização pode usar o armazenamento em nuvem para desempenhar atividades de onde estiver, de forma colaborativa e em tempo real!

Mesmo que uma parte da equipe esteja no escritório e a outra em viagem a trabalho, ou que a empresa trabalhe em regime remoto, todos poderão mexer nos arquivos necessários. 

E, se um colaborador estiver trabalhando em um documento, outras pessoas podem ver as alterações enquanto acontecem. Os arquivos podem ser compartilhados inclusive com os seus clientes.

O armazenamento ocorre de forma privada e restrita, e somente pessoas autorizadas devem ter acesso a eles. Além disso, o backup dos dados evita que arquivos essenciais e informações estratégicas sejam excluídas.

Por ficarem em um servidor na nuvem, os arquivos da empresa não são afetados por acidentes ou desastres. Você não precisa se preocupar com a perda de dados. Se acontecer algo com os dispositivos usados, basta baixar os arquivos da nuvem para trabalhar normalmente.

Todo o serviço é rápido, com respostas que chegam em segundos, segurança aprimorada, e maior produtividade para a organização. Se preciso, basta aumentar ou diminuir o espaço contratado segundo as necessidades da corporação.

Ainda está em dúvida? Conheça mais motivos para usar o sistema de nuvem na sua empresa!

Qual a melhor nuvem para trabalhar? 

O Zoho WorkDrive é a escolha ideal de colaboração e gerenciamento de arquivos para sua equipe! Nós oferecemos a mais otimizada, segura e eficiente solução de armazenamento em nuvem para empresas - tudo isso pelo melhor preço.

A ferramenta Zoho WorkDrive vai ajudar seu time a colaborar melhor, a manter e aumentar a produtividade, enquanto otimiza os trabalhos dos departamentos para todo tipo de equipe e modelo de trabalho.

Negócios dos mais diversos setores e tamanhos podem contar com a facilidade do melhor sistema de armazenamento em nuvem para empresas. Conheça o Zoho WorkDrive, ferramenta que fez parte do Zoho Workplace!

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse o Guia Rápido.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas