Martech: saiba o que é, por que investir e as suas principais ferramentas

Martech: saiba o que é, por que investir e as suas principais ferramentas


A tecnologia é um recurso cada vez mais essencial para o marketing nas empresas. Por isso, o segmento de martech (da abreviação do inglês marketing technology) cresce cada vez mais e, se você quer ter vantagem competitiva no mercado, deve conhecer esse conceito. 

As martechs surgiram no cenário de transformação digital, com cada vez maior o número de startups e negócios disruptivos no mercado. Elas unem marketing e tecnologia, aproveitando dados e outros avanços tecnológicos para gerar retorno para operações de marketing.

Com base em dados, as martechs otimizam estratégias e campanhas, buscando formas de oferecer uma experiência otimizada aos usuários. Conheça mais sobre elas a seguir!

O que é martech? 

Martech é a tecnologia empregada a serviço do marketing, por isso, o seu nome é formado pela a junção entre os termos “marketing” e “technology”. Quando alguém usa o termo martech, geralmente está se referindo ao conjunto de tecnologias que sua empresa utiliza no marketing.

O conceito é muito comum no universo das startups e empresas de tecnologia, e qualquer software, plataforma, empresa ou ferramenta que queira otimizar uma estratégia de marketing utilizando a tecnologia pode ser considerada uma martech. 

A martech pode criar, executar, gerenciar e medir o desempenho de estratégias de marketing, seja no formato de campanhas, conteúdos ou experiências. Assim, o trabalho dos profissionais fica muito mais eficiente, automatizado e fácil.

A partir do maior embasamento em dados, é possível tomar decisões mais precisas e aprimorar os fluxos internos. 

O marketing atual é movido pela tecnologia. Não há campanha ou ferramenta usada longe da internet para executar um bom planejamento de marketing moderno. Por isso, é possível dizer que as martechs são fundamentais para uma equipe de marketing. 

O mercado de ferramentas de marketing aumentou em 11% em relação ao ano passado. 

Quais são os principais tipos de martech?

Para entender melhor o que são as martechs, confira como as ferramentas são classificadas de acordo com suas principais características:

Gestão dos fluxos

Mesmo com uma equipe capacitada, fica difícil superar a concorrência sem as ferramentas certas para gestão dos fluxos. É aí que as martechs vão te ajudar: elas servem para monitorar, gerenciar e executar esses fluxos, melhorando a produtividade, precisão e eficiência, organizando processos e automatizando o dia a dia.

Publicidade e promoção

Martechs costumam fornecer soluções fáceis e eficientes para criar e otimizar campanhas de publicidade digital, anúncios, gerenciar orçamentos de publicidade e fazer análise de desempenho. Isso inclui a configuração e automatização de anúncios, o rastreamento de resultados e tecnologia inovadora para otimizar estratégias.

Automação de processos

No acelerado marketing atual, é impossível perder horas em tarefas repetitivas e burocráticas. Para otimizar esse trabalho e não desperdiçar resultados, você precisa contar com a tecnologia.

Com uma martech para automação de marketing, você pode agendar posts, disparos de sequências de e-mails, monitoramento de dados e mais: com total eficiência, em grande escala e sem falhas humanas.

Funil de vendas

Uma martech vai te ajudar a acompanhar e automatizar o funil de vendas, monitorando a jornada do usuário desde a primeira impressão até o pós-venda. Assim, você pode direcionar esforços segmentados, que funcionem para o público-alvo e para a etapa na qual ele está, tudo de forma automática e com base em dados.

Conexão com o público-alvo

É preciso gerenciar a base de clientes de tal forma que não apenas impressões, mas um real relacionamento seja construído entre marca e público-alvo. Para isso, você deve contar com um CRM (Customer Relationship Management).

Essa ferramenta para Gestão de Relacionamento com o Cliente vai te fornecer recursos para controlar os contatos de forma mais próxima, estratégica e personalizada, alcançando melhor desempenho.

Geração de conteúdo e experiência

A criação eficiente de conteúdo e experiência são características fundamentais das Martechs. Elas oferecem soluções para criar, editar, gerenciar e distribuir conteúdo de Muitas possibilitam que você personalize, armazene e programe postagens e publicações.

Martechs se concentram na gestão da experiência do cliente, ajudando no entendimento dessa jornada, nos pontos de contato e na garantia de uma experiência consistente em vários canais.

Dados e análise de métricas

Os dados são essenciais para que a sua estratégia não seja baseada em achismos e para que você corrija e otimize o que for necessário. Por isso, as martechs vão te ajudar na mensuração de resultados, com soluções analíticas para acompanhar o seu marketing, avaliando a eficiência de cada uma das suas ações.

O mercado de martechs e tendências

Segundo levantamento, martechs receberam investimento recorde nos primeiros meses de 2021, com US$ 20 milhões investidos no setor nos primeiros dois meses. E o avanço continuou em 2023: um aumento de 11% em relação ao ano de 2022.

O mercado de martechs está em constante crescimento para oferecer soluções cada vez mais inovadoras que auxiliam as empresas em suas estratégias de marketing e comunicação. 

À medida que a tecnologia avança, novas tendências surgem, como o crescimento da automação para que as equipes de marketing se concentrem em tarefas mais estratégicas, como o uso da Inteligência Artificial e Machine Learning.

A IA, com seus chatbots, e o aprendizado de máquina, estão sendo incorporados para análise de dados, segmentação, personalização em tempo real, previsão de tendências e otimização de campanhas.

A capacidade de análise de dados cresce, assim como a otimização da criação e distribuição dos conteúdos em vídeo, o aumento do uso de assistentes de voz (Siri, Alexa e Google Assistant) e o uso de realidade aumentada para experiências imersivas. 

Em pesquisa da análise da WiproDigital de 2020, 81% dos diretores de marketing consideraram importantes os recursos da martech e 62% planejaram aumentar os investimentos com ela.

Por que investir em tecnologia de marketing é importante? 

O uso de martech é relevante para diversas áreas e processos de marketing, tendo papel fundamental na evolução das estratégias e no alcance de melhores resultados.

A tecnologia traz maior eficiência operacional, automatiza tarefas manuais e repetitivas, libera tempo para que os profissionais se concentrem na criatividade e criação de estratégias, resultando em campanhas mais eficazes.

Boas tecnologias de marketing também fornecem análise de dados avançada sobre a campanha, o público-alvo e outros indicadores, para que a empresa tome decisões embasadas e precisas. 

A personalização é mais eficiente, com base em dados reais sobre os clientes, aumentando a relevância das campanhas, proporcionando interações mais significativas, melhorando o relacionamento com o público-alvo e aumentando as taxas de conversão.

As martechs permitem integrações para que esses dados fluam entre os processos da empresa, tornando todos os departamentos mais eficientes e melhorando os resultados no geral.

Ferramentas de martech para utilizar na sua empresa 

Agora vamos para a prática: conheça as ferramentas que vão fazer diferença nos seus resultados!

Saiba exemplos de ferramentas para criar presença digital:
1. Zoho Sites

O Zoho Sites é a plataforma certa para te ajudar na construção de sites bonitos, intuitivos e eficientes. Crie páginas personalizadas e profissionais sem precisar de codificação. 

Tenha acesso a modelos de design responsivos, widgets e recursos para personalização avançada de sites. Além disso, nosso editor de sites online oferece muitas opções de personalização para pequenas e médias empresas.

2. Zoho Commerce

O Zoho Commerce é a sua plataforma de comércio eletrônico para criar vender online seus produtos ou serviços. Aproveite recursos como catálogo de produtos, gestão de estoque, cálculo de frente, processamento de pedidos, integrações de pagamento, personalização e mais. O Zoho Commerce te ajuda a criar uma loja virtual e vender online com eficiência.

3. Zoho Social

Com o Zoho Social, você poderá fazer programações de posts com flexibilidade, economia de tempo, de forma ilimitada, com monitoramento e criação de relatórios personalizados.

Analise o desempenho de suas mídias sociais, escolha entre previsões de melhor horário, aproveite um calendário intuitivo para visualização dos conteúdos, responda em tempo real e envolva seu público com a frequência que desejar.

Conheça as funcionalidades completas de gestão de redes sociais do Zoho Social!

Conheça ferramentas para conversão e otimização:
4. Zoho Landing Page

Crie landing pages personalizadas para suas campanhas em minutos sem precisar de um desenvolvedor ou webdesigner. Aproveite amplos recursos para gerar páginas de destino atraentes e otimizadas, incorporando formulários, imagens e texto. 

Obtenha landing pages profissionais e otimizadas sem a necessidade de conhecimento técnico. Capture leads e direcione os visitantes para as ações que deseja com o Zoho Landing Page.

5. Zoho PageSense

O Zoho PageSense é a sua ferramenta de otimização de conversão. Com ela, você saberá tudo o que está acontecendo no seu site para melhorar os seus resultados. 

Você pode analisar o comportamento dos visitantes na página, fazer testes A/B para descobrir quais conteúdos dão melhores resultados, analisar o funil de vendas e mais.

Crie testes de páginas e mapas de calor para encontrar as partes mais interessantes do seu site, observe o comportamento online dos seus visitantes, monitore cliques e otimize tudo: experimente layouts, imagens, textos, cores e muito mais.

Conheça os recursos completos dessa ferramenta de CRO!

6. Zoho Forms

Crie formulários gratuitos online com o Zoho Forms. Gere formulários personalizados para coletar informações dos visitantes do seu site ou página com eficiência. Realize pesquisas, compartilhe os formulários por link, incorpore em e-mails, permita inscrições em eventos, feedback do cliente e mais.

São mais de 40 tipos de campos de formulário: aproveite campos personalizáveis, análise de dados, lógica condicional e integração com outras ferramentas do mundo Zoho.

7. Zoho Survey

O Zoho Survey permite criar pesquisas online personalizadas em minutos! Colete feedbacks, avalie a satisfação de clientes e colaboradores, estude o mercado e mais.  Visualize os resultados graficamente e em tempo real!

Para isso, oferece recursos como: mais de 30 tipos de perguntas de pesquisa, funcionalidades para analisar dados, integrações, temas, lógica condicional, compartilhamento de pesquisas por e-mail, redes sociais e mais.

Confira ferramentas para nutrição de relacionamento:
8. Zoho SalesIQ

O Zoho SalesIQ oferece as ferramentas digitais de engajamento do cliente que as suas equipes de marketing, vendas e suporte precisam para nutrir a boa comunicação com cada visitante em todos os estágios da jornada do cliente. 

A plataforma possui chat ao vivo para se comunicar com os visitantes e oferecer suporte. Aproveite e inicie a conversa certa no momento exato que o cliente precisa. 

9. Zoho Marketing Automation

O Zoho Marketing Automation é a sua solução de software com recursos de automação projetados para vários canais e que facilita a sua operação do marketing criando experiências incríveis para cada jornada.

Planeje suas campanhas, gere leads com formulários de inscrição, pop-ups e landing pages. Escolha entre vários modelos de automação pré-existentes para várias etapas do funil de vendas, poupando tempo e gerando eficiência.

Identifique quais campanhas proporcionam o maior ROI, atribua apenas leads prontos para a equipe de vendas, crie abordagens de marketing direcionadas, alcance clientes com mensagens personalizadas no momento e no canal certo, por SMS, e-mail ou redes sociais.

10. Zoho Campaigns

O Zoho Campaigns é a melhor ferramenta de e-mail marketing para impulsionar as suas vendas! Crie designs responsivos, personalize mensagens, assegure a entrega dos e-mails, crie automações e boas conexões com os clientes. 

O Zoho Campaigns fornece todas as ferramentas necessárias para a melhor estratégia de e-mail marketing. Altere com facilidade e dinamismo o conteúdo, os CTAs e outras mídias com editor arrasta e solta.

Forneça uma experiência personalizada e bem monitorada para a sua audiência, com precisão e economia de tempo.

11. Zoho Backstage

A plataforma que você precisa para gerenciar eventos com facilidade. Crie eventos online e offline, envie convites personalizados, gerencie registros de eventos, agendas, lembretes e mais. 

Acompanhe o engajamento dos participantes, administre tudo com recursos avançados, realize conferências, encontros, lançamentos de produtos e muito mais com o Zoho Backstage!

12. Zoho Webinar

Com o Zoho Webinar, você pode criar e hospedar webinars e eventos online. Crie webinars interativos, apresentações ao vivo e interaja com o público em tempo real.Envie convites, colete inscrições, realize pesquisas durante a apresentação e analise a participação do público.

13. Zoho Marketing Plus

O Zoho Marketing Plus reúne todas as atividades de marketing com as quais a sua empresa trabalha em uma única plataforma. É o software mais completo para o seu marketing digital.

A partir dele, você pode se engajar em vários canais e otimizar a produtividade de sua equipe. O Zoho Marketing Plus facilita o trabalho coordenado, sincronizado e omnicanal do time, automatizando e simplificando o marketing em uma interface.

A plataforma oferece gerenciamento centralizado de arquivos e ativos de marketing, como apresentações, documentos e PDFs. Monitore o desempenho do site, faça análise das ações de marketing e crie uma jornada única para cada contato.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas