Como definir uma North Star Metric e alcançar resultados de marketing

Como definir uma North Star Metric e alcançar resultados de marketing


Se você se preocupa com o crescimento da empresa, provavelmente já se deparou com o North Star Metric (NSM), um modelo que ajuda negócios a impulsionar resultados.

A Métrica “Estrela Guia” é uma base essencial para empresas que querem um crescimento sustentável. Se esse é o seu objetivo, você está no lugar certo!

Banner Marketing Plus

A seguir, vamos te ajudar a entender como usar essa ferramenta a seu favor. Vamos lá?

O que é uma North Star Metric?

A North Star Metric surgiu no Vale do Silício, no contexto do crescimento acelerado de empresas. O seu nome faz analogia à estrela guia usada historicamente pelos navegantes no hemisfério norte.

Ela resume a métrica de valor central que a solução ofertada pela empresa entrega, o objetivo mais importante que a corporação tem ou uma métrica interna de fato essencial para todos os times e diretamente ligada ao crescimento da organização.

É importante escolher cuidadosamente essa métrica e monitorá-la de perto.

Exemplos de North Star Metric

O modelo North Star Metric é um indicador de crescimento sustentável. O conceito pode estar ainda muito abstrato na sua mente, então, vamos aos exemplos práticos:

1. Facebook

"Usuários ativos por dia". O Facebook se concentra no engajamento diário dos usuários, o uso regular da plataforma.

2. Airbnb

A NSM do Airbnb é “noites reservadas”: a empresa rastreia o número de noites reservadas, mostrando o sucesso da plataforma em conectar anfitriões e viajantes.

3. Uber

"Número de passeios" ou “corridas por semana”. O Uber foca no número de passeios que os usuários fazem.

4. Slack

"Usuários ativos diários". O engajamento diário como indicação de que as equipes estão incorporando o Slack no trabalho.

5. Netflix

A Netflix foca nas “horas assistidas”, o total de tempo no qual o seu conteúdo é assistido.

6. Amazon

A Amazon objetiva “o número de transações concluídas” em sua plataforma.

7. Spotify

"Horas de música transmitidas". O Spotify rastreia o número de horas de música transmitidas, indicando o valor que os usuários recebem.

8. Dropbox

"Usuários ativos diários". O Dropbox mede o número de usuários que usam o seu serviço diariamente.

9. LinkedIn

O LinkedIn rastreia o “número de novas conexões feitas” na plataforma.

10. Twitter

"Tweets enviados". O Twitter se concentra no número de tweets enviados por dia, indicando uso ativo e engajamento dos usuários.

Como a NSM influencia nas estratégias de marketing

As métricas NSM não são apenas um número, mas verdadeiros indicadores de crescimento em direção ao objetivo certo.

Por ser tão vital para as estratégias de crescimento, a North Star Metric é um conceito muito usado em times de Growth Marketing. Ela se refere à medida de desempenho mais importante que está diretamente ligada ao sucesso de uma empresa, servindo como um foco claro para a equipes de marketing e growth.

A NSM ajuda o marketing a se concentrar nas atividades que mais contribuem para o crescimento, auxilia na priorização dos experimentos e iniciativas que têm o potencial de mover a empresa.

Ela fornece uma maneira clara de medir o sucesso. Se a "métrica estrela-guia" está melhorando, isso indica que a estratégia está funcionando. Por isso, é uma metodologia essencial no arsenal de um profissional de Growth Marketing.

A métrica central deve guiar a tomada de decisões estratégicas da empresa, direcionando todas as atividades. Entenda mais sobre as vantagens:

1. Direciona o foco

A North Star Metric vai ajudar a sua equipe de marketing a entender e se concentrar nas atividades que causam real impacto nos objetivos, direcionando esforços de forma alinhada.

2. Ajuda na tomada de decisões

Ao saber qual é a NSM da empresa, a equipe pode tomar decisões mais informadas. Por exemplo, investindo em canais precisos de marketing, que de fato contribuem para a melhoria da North Star Metric.

3. Promove o alinhamento

A NSM promove o alinhamento entre todas as equipes: a equipe de marketing e vendas trabalhará em colaboração com outras equipes, como atendimento, para garantir que todos caminhem para melhorar a NSM.

4. Mensura o sucesso

A NSM fornece uma forma clara de medir o sucesso das atividades de marketing. Com um indicador-chave, fica mais fácil entender se a empresa está melhorando, se as estratégias de marketing digital estão funcionando.

Afinal, 84.3% da população brasileira está na internet, e você não pode perder esse público!

Como definir uma north star metric?

Definir a North Star Metric (NSM) é um processo particular para cada empresa, que requer um profundo conhecimento do seu modelo de negócios e proposta de valor.

Confira um passo a passo:

1. Entenda a proposta de valor da empresa

A NSM deve refletir a proposta de valor central da empresa. Por exemplo, se a proposta é conectar as pessoas, como o Facebook, a métrica pode ser os "Usuários ativos diários" na plataforma.

2. Identifique quais ações do usuário demonstram valor

Observe as ações que os usuários realizam, filtrando se demonstram ou não que estão recebendo valor da sua empresa.

3. Escolha uma métrica que reflete essas ações

A NSM deve refletir as ações que os usuários realizam quando recebem valor da sua empresa. Deve ser uma métrica que pode ser rastreada e mensurada.

4. Teste a métrica

Teste a NSM para ver se reflete com precisão o motivo do sucesso. Veja se a métrica aumenta à medida que a empresa cresce e se diminui quando a empresa passa por obstáculos.

5. Reavalie regularmente

A NSM deve ser atualizada, reavaliada regularmente para garantir que ainda reflete o valor que a empresa oferece.

href="https://www.zoho.com/blog/pt-br/marketing/saiba-como-definir-metas-objetivos-de-marketing.html">Aprenda a definir as metas e objetivos de marketing

O que é indispensável numa North Star Metric?

A NSM pode ser baseada em variáveis como engajamento, retenção, receita e mais. Ela serve como um indicador-chave para a gestão, ajudando nas decisões estratégicas e na alocação de recursos eficiente.

Para isso, a North Star Metric tem características cruciais que não podem faltar:

1. Valor orientado

A NSM deve refletir o valor principal e único que a empresa oferece aos clientes.

2. Acionável

A métrica deve ser otimizada com ações, estratégias e táticas claras.

3. Mensurável

A NSM deve ser quantificável e rastreável ao longo do tempo.

4. Orientada ao crescimento

A North Star Metric deve estar vinculada ao crescimento da empresa: em receita, engajamento, retenção de clientes e mais.

5. Universal

Ela deve ser compreendida e aceita por todas as equipes e departamentos.

Conclusão

Otimizar a NSM significa focar nas ações que de fato geram impactos positivos para atingir metas, deixando a equipe mais alinhada, e até funcionando como ferramenta de comunicação.

Assim, a sua equipe caminha em direção ao mesmo objetivo, e fica mais fácil alcançar bons resultados sem desperdiçar esforços. Para continuar nessa jornada, entenda como fazer um planejamento de marketing em 2024 e siga impulsionando resultados!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas