Automação de marketing: como implementar em seu e-mail corporativo

Automação de marketing: como implementar em seu email corporativo - zoho

Um CRM com automação de e-mail pode ajudá-lo a manter contato com seus melhores leads, novos clientes e clientes de longa data usando apenas mensagens personalizadas.

Porque acreditamos ser muito provável que sua equipe de vendas gaste menos tempo do que deveria para vender seus produtos e serviços. E mais tempo do que deveria com tarefas manuais.

Agora, para garantir que sua equipe de vendas possa utilizar mais seu tempo no fechamento de negócios, é importante que você aproveite seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente

Aqui estão as 11 campanhas de e-mail mais importantes para você fazer a automação com um CRM e manter seus clientes engajados sem se preocupar com seus constantes esforços manuais e repetitivos.

Boa leitura!

Automação de e-mail: 11 estratégias para implementar na sua empresa

Em um estudo recente feito sobre vendas, mostra que os representantes de vendas passam mais da metade do tempo no escritório fazendo trabalhos administrativos de CRM e outros 29% do tempo pesquisando e criando conteúdo para divulgar seus produtos e serviços.

Automação de e-mails reduz o número prolongado de horas que seus representantes gastariam para personalizar e-mails e lembrar de enviá-los no prazo.

1. Automação de e-mails de boas-vindas

Os e-mails de boas-vindas são destinados a novos assinantes e levam a apresentá-los à sua marca. A automação de e-mails de boas-vindas pode gerar um ROI substancial, pois estudos provaram que e-mails de boas-vindas são três vezes mais vistos pelos assinantes do que outros e-mails promocionais subsequentes. Além disso, os e-mails de boas-vindas ajudam a educar seus clientes em potencial e provavelmente eliminarão quaisquer partes não interessadas por meio do link de cancelamento de inscrição.

Estes são alguns pontos que você deve lembrar ao enviar seus e-mails de boas-vindas:

  • Apresente clientes em potencial e leads aos produtos e serviços da sua marca
  • Prepare seus prospects e leads para comprar seus produtos ou serviços
  • Incentive seus leads e prospects a se conectarem com sua marca por meio de outros canais e oportunidades
  • Forneça aos seus leads e prospects incentivos básicos para comprar seus produtos ou serviços

2. E-mails de nutrição de leads

A nutrição de leads com e-mails pode ser realmente complicada. Pois sem um processo organizado, é fácil encontrar oportunidades escapando pelas rachaduras que podem eventualmente inundar seus leads com pouca ou muita comunicação do seu lado.

Portanto, faça a automação do seu processo de nutrição de leads por meio de campanhas de e-mail sem pressionar demais seus leads.

Eduque seus leads e prospects sobre o que sua marca é capaz de fazer por eles. Conte a eles uma história sobre sua marca e o que diferencia seus produtos e serviços da concorrência Ocasionalmente, encaminhe leads para seu site ou páginas de destino especiais para aproveitar descontos e ofertas sazonais

3. E-mails de retenção de clientes

De acordo com um estudo feito pela Forrester Research, descobriu-se que os clientes existentes gastam 69% a mais do que os novos clientes. Portanto, colocar freios na comunicação após as vendas primárias definitivamente seria um erro caro.

Portanto, depois de fazer uma venda, inicie uma campanha de automação de e-mail com seus clientes. Mantenha-os informados com ofertas subsequentes em seus novos e outros produtos e serviços.

3. E-mail do usuário Freemium

Quando os usuários se inscrevem para uma versão freemium do seu software, você deseja ajudá-los a integrá-los. Caso contrário, eles provavelmente não serão convertidos em clientes pagantes. Você pode querer dar a eles dicas e truques para obter resultados do seu software. É fundamental a automação de e-mail para esses usuários.

4. Sequência de nutrição de e-mail após o download

Quando alguém baixa um webinar, guia, tutorial ou whitepaper sob demanda, você deve enviar você deve ter uma automação de e-mail automaticamente e imediatamente com um link para acessar o recurso gratuito. Você também pode configurar uma sequência de automação simples para algumas semanas ou meses após esse evento.

5. Recupere o e-mail

Um e-mail de recuperação é usado para tentar fazer com que um cliente ou assinante anterior se inscreva novamente ou faça uma compra. Imagine como seria chato se você enviasse isso para os clientes errados! A automação é essencial ou você receberia uma enxurrada de perguntas de suporte de pessoas se perguntando se a assinatura foi cancelada acidentalmente.

Este é um dos muitos exemplos que podem ser realmente eficazes quando enviados para a pessoa certa (comprei o que o e-mail abaixo estava oferecendo), mas muito errados quando enviados para o público errado.

6. Automação de e-mail para clientes fiéis

Quando alguém compra continuamente de você, eles são leais. Você pode querer tratar seus melhores clientes com algo especial. Talvez um evento privado, ou conteúdo digital exclusivo, ou uma ótima oferta única.

7. Repita o e-mail de lembrete de compra

Se você tiver um produto destinado a compras repetidas, digamos a cada três meses ou todos os anos, seria inteligente lembrar os clientes no intervalo exato para que eles possam prosseguir e fazer essa compra repetida. Você também pode sugerir produtos relacionados.

8. E-mail do fundo do funil

Existem muitas maneiras diferentes de determinar se um cliente em potencial está no fundo do seu funil e se preparando para comprar, e todas dependem do tipo de negócio que você possui. Você pode detectar isso com:

  • Clientes em potencial que estiveram na sua página de preços recentemente
  • Clientes em potencial que estiveram na página do seu produto mais de três vezes no mês passado
  • Usuários gratuitos que estão muito engajados com um recurso específico em seu software
  • Seja qual for o  critério , você vai querer enviar um e-mail bem escrito assim que alguém o atender.

9. E-mail de cliente de longa data

Embora algumas das outras ideias tenham sido sobre a quantidade ou frequência de compra, esta é sobre a duração do relacionamento com o cliente. No seu 10º aniversário do seu negócio, não seria legal ter uma automação de marketing para enviar e-mail diferente para os clientes que estiveram com você nos primeiros dias do que aqueles que acabaram de se inscrever? Talvez você possa oferecer a eles uma mensagem de agradecimento mais pessoal ou um acordo especial.

10. E-mail de lead de longa data

Quando um lead de longa data realiza qualquer ação (algo menor do que seus critérios de fundo do funil), você deve entrar em contato com eles. Talvez alguém que tenha baixado seu ebook há um ano e não tenha feito nada, de repente está visitando seu site. Automação de  e-mail para um lead de longa data pode ajudá-lo a mover as pessoas mais para baixo no funil quando elas finalmente estiverem prontas. Você pode oferecer uma chamada de estratégia 1:1 ou um recurso adicional ou uma oferta por tempo limitado para ajudá-los a agir mais rapidamente.

11. E-mail de acompanhamento de novos clientes

Um único e-mail de boas-vindas é ótimo, mas não é suficiente. Você precisa acompanhar os novos clientes para garantir que eles aproveitem ao máximo seu produto ou serviço. Você pode oferecer recursos adicionais, insights ou suporte 1:1.

Você também pode configurar uma automação mais complexa para personalizar novas sequências de clientes. Assim, por exemplo, o terceiro e-mail pode ter uma cópia diferente para pessoas que visualizaram uma página importante em seu site e para pessoas que ainda não o fizeram.

Gostou do conteúdo?

A Zoho garante resultados em CRM para o seu negócio. Conheça nossas soluções!

Publicações relacionadas