Saiba tudo sobre CRM

Saiba tudo sobre CRM - Zoho Bigin

Como o nome sugere, os sistemas de CRM são projetados para promover a comunicação e o relacionamento com o cliente.

Portanto, essas soluções usam várias estratégias de negócios e recursos técnicos para ajudar as empresas a entender com precisão os pontos fracos e as necessidades dos clientes.

Neste artigo, contaremos em detalhes seu propósito e como funciona.

Sobre CRM: como funciona o software?  

Basicamente, sobre CRM, as ferramentas são utilizadas para organizar rotinas, facilitar a execução de tarefas e monitorar todas as interações com os clientes.

Em outras palavras, todas as informações do cliente podem ser registradas e analisadas para gerar dados poderosos para desenvolver estratégias mais eficazes.

Por exemplo, o software CRM é essencial para que as equipes de vendas tomem decisões mais informadas e priorizem a comunicação e o contato com os clientes no momento certo.

Afinal, por meio de um painel de vendas organizado, mesmo que executado por diferentes membros da equipe, é possível localizar dados e facilitar a interação com clientes em potencial.

Esse recurso permite que o software de CRM melhore a eficiência da equipe. Por isso, essa ferramenta se torna essencial para quem deseja traçar uma estratégia de vendas de sucesso e cultivar relacionamentos de forma planejada.

O que analisar em um CRM?  

Então, pode-se dizer que o software de CRM é indispensável para qualquer empresa que busca a satisfação do cliente? Isso incentivará os consumidores a voltar e continuar a comprar seus serviços ou produtos?

A resposta é sim!

O que você precisa saber sobre CRM, é que se trata de uma tecnologia que fornece funcionalidade que permite aos profissionais de vendas realizar ações mais confiantes e direcionadas.

Dentre eles, podemos nos concentrar em alguns dos principais, tais como:

  • Melhorar o relacionamento com o cliente: Registrar e monitorar as interações com clientes em potencial e clientes promove uma visão global do relacionamento;

  • Aumentar a receita: com a ajuda de relacionamentos positivos, sua empresa pode obter mais referências, além da fidelidade do cliente. Portanto, mais aceitação e expansão da participação de mercado;

  • Otimização da interação de marketing: o gerenciamento eficaz do relacionamento com o cliente também fornece informações valiosas e úteis para a equipe de marketing;

  • Organização dos contatos: Por meio do CRM, todos os contatos coletados em cada etapa do funil de vendas podem ser catalogados, organizados e gerenciados de forma mais eficaz;

  • Criação de banco de dados: Além de analisar mais detalhadamente quem são seus clientes potenciais ou atuais, você também pode criar registros que ajudem a localizar informações por meio de documentos de contato;

  • Criar um novo produto ou serviço: Ao monitorar o relacionamento, é possível identificar lacunas e / ou pontos de insatisfação no produto, que podem servir de base para a criação de um novo produto ou serviço;

  • Conquiste novas vendas: Utilizar o CRM no dia a dia dos negócios pode aumentar a produtividade da equipe de vendas, garantindo assim mais conversões e / ou novos contratos;

  • Reduzir custos: ao usar ferramentas de CRM de computação em nuvem, você pode reduzir os custos de TI, software e hardware de armazenamento de dados;

  • Medição e otimização de desempenho: com painéis de vendas automatizados, você pode medir os resultados. Portanto, é possível descobrir quais estratégias são mais eficazes e quais devem ser modificadas.

Algumas estratégias para aplicar sobre CRM  

Para gerenciar o relacionamento com os clientes potenciais, é necessário desenvolver um plano claro. Afinal, todo o conjunto de operações em CRM deve focar na satisfação do cliente.

A primeira etapa é determinar a proposta de valor da sua empresa e se comunicar com eficácia.

É a base para a abordagem da equipe de vendas com clientes em potencial ou clientes.

Aqui estão algumas dicas sobre CRM:

Analise o seu negócio  

Analise os serviços prestados pela sua empresa e como eles afetam todas as etapas do relacionamento.

Além disso, liste como cada equipe contribui para a implementação do CRM e extrai informações para melhorar o desempenho da equipe.

Saiba da jornada de compra do cliente  

Se você já tem um banco de dados interno, tente encontrar padrões que mostram as jornadas do consumidor.

Em outras palavras, quais são os passos desde o primeiro contato até a transformação.

Se você não tiver esse banco de dados, forneça seu software de CRM e execute o mesmo processo.

Afinal, é mais fácil descobrir como seus canais de vendas funcionam depois que todas as informações são catalogadas.

Crie métricas  

Uma tendência muito forte no mercado é orientar a cultura das pessoas em processos de tomada de decisão baseados em dados.

Para tornar isso possível, é necessário medir cada ação.

Portanto, é possível descobrir informações valiosas sobre a jornada do cliente. Por exemplo: quais são as etapas do primeiro contato, qual o canal de distribuição mais eficaz para o seu negócio, qual é a taxa de conversão, etc.

Implemente processos  

Criar um processo contínuo sobre CRM é outra etapa crítica para sua implementação bem-sucedida.

Um bom processo de gestão de CRM também deve considerar o treinamento e feedback para o departamento de liderança.

Também é importante que toda a equipe de vendas entenda o modelo de atuação da empresa para que o relacionamento com o cliente não gere ruído e a estratégia adotada seja a mais construtiva possível.

Principal ferramenta de CRM  

Zoho CRM   

O Zoho CRM é uma plataforma norte-americana vencedora de diversos prêmios da categoria como o melhor software de gerenciamento de leads de CRM, pelo Gartner Peer Insights e Líder no segmento empresarial e de médio porte, do G2Crowd.

Entre as principais funcionalidades disponibilizadas pela nossa plataforma estão a otimização do gerenciamento de contas, gestão de leads, banco de dados de clientes, trackeamento de conversões e acessos, análise de funil de vendas, entre outros.

Entre em contato e confira todas as nossas soluções!

 

Publicações relacionadas