7 segredos para se proteger de spam em seu e-mail

Se a sua empresa tem um e-mail corporativo, você já sabe como é difícil se comunicar por essa ferramenta evitando o spam. 

É um problema recorrente nos e-mails, apesar do máximo esforço realizado pelos prestadores desse serviço ao filtrar o inconveniente. Mesmo assim, ainda é comum que o spam surja na sua caixa de entrada.

Os motivos podem ser variados: um pop-up preenchido em um site, formulários enviados após alguma compra online ou outras fontes de spammers. Não é necessário contar com uma solução super elaborada para enviar um spam, basta implantar algum rastreador e obter dados de contato preenchidos em sites e mídias sociais.

Após confirmar que você está recebendo o e-mail, poderá encontrar spammers em grande quantidade. Se isso parasse no recebimento, não seria um perigo, mas o spam pode ser responsável pela perda de privacidade, dinheiro e dados.

Veja, então, 7 dicas para evitar spams em sua caixa de entrada!

O que é spam? 

O spam é uma mensagem não solicitada, geralmente comercial, não só enviado por e-mail, mas também através de outras formas de comunicação, como SMS, comentários em blogs, fóruns, sites com links maliciosos, anúncios, redes sociais, aplicativos, fax e até telefone.

Normalmente, o spam é enviado em grande quantidade, com objetivo de promover produtos, serviços ou conteúdos, acabando por ser invasivo e inconveniente, um conteúdo indesejado, muitas vezes intrusivo.

É geralmente enviado em massa para uma lista de endereços, por meio de um software ou serviços de terceiros. Em muitos casos, pode ser irritante e até mesmo muito prejudicial, como no caso de e-mails de phishing que tentam roubar dados pessoais do usuário, inclusive senhas e números de cartão de crédito. 

Outras vezes pode causar sobrecarga de e-mail, fake news, congestionamento da rede, roubo de identidade e até vírus. 

Onde fica o spam na caixa de e-mail?

Na maior parte das vezes, o spam é separado da caixa de entrada principal. Então, ele é direcionado para uma pasta chamada "Spam" ou "Lixo Eletrônico", pastas criadas automaticamente pelo provedor para armazenar e-mails identificados como spam.

Essa filtragem é feita por algoritmos que usam critérios para ver se, afinal, a mensagem é mesmo um spam. O filtro é baseado em fatores como o conteúdo, o remetente e o destinatário. Se você receber spam, também pode movê-lo para as pastas manualmente.

Representando quase 70% do tráfego total de e-mail, o spam atinge todo o mundo. Por isso, muitas empresas implementam essa parede de filtros e outras medidas para se proteger, mas, mesmo assim, alguns acabam na sua caixa de entrada.

7 maneiras de se proteger de spam de e-mail

Uma pergunta recorrente é: “como o spammer conseguiu meu endereço de e-mail?”. A resposta pode ser uma surpresa: o formulário aparentemente inofensivo que você preencheu, o pop-up que você assinou para baixar uma série… São algumas fontes que os spammers usam para coletar endereços de e-mail.

Os spammers também usam outras técnicas, desde simplesmente implantar rastreadores para obter informações de contato de sites e plataformas de mídia social até o método mais difícil, de adivinhar combinações de endereços de e-mail usando a técnica de força bruta. 

Assim que eles confirmarem que seu e-mail está recebendo mensagens (usando capacidade de entrega e registros de cliques), você ficará para sempre preso no banco de dados do spammer. 

Evitar spams na caixa de entrada é o desejo de todos os usuários do e-mail. A boa notícia é que, além de contar com um servidor seguro, como o nosso Zoho Mail, você pode colocar em prática outros hábitos. Confira as dicas!

1. Nunca forneça seu endereço de e-mail facilmente

A primeira dica é não fornecer o seu endereço de e-mail facilmente em espaços públicos, pois, com esse compartilhamento, diversos remetentes de spam podem encontrá-lo com facilidade. 

Você pode ainda pensar que compartilhá-lo na página ou no perfil de uma marca confiável é seguro, mas não é. Isso porque usuários mal intencionados usam rastreadores e verificam sites aleatórios e extraem esses endereços para o banco de dados.

Por conta disso, você pode receber com frequência e-mails de spams ou o seu endereço pode ser usado como fachada para ataques no futuro contra terceiros. Logo, evite divulgar o seu endereço de e-mail em qualquer local, por mais tentadora que seja uma oferta.

2. Não interaja com e-mails de spam

Na maioria das vezes, os spammers obtêm endereços de e-mail gerando-os aleatoriamente - método de força bruta. Eles não têm como saber a validade de um endereço de e-mail, assim, a partir do momento que você interage com este e-mail, ele sabe que o endereço é real.

Uma técnica amplamente usada é a de fornecimento de link para cancelar uma assinatura. Apesar de ser uma opção real e utilizada por empresas sérias, alguns spammers também podem seguir essa opção.

Logo, ao invés de cancelar a assinatura, que é inexistente, você está se inscrevendo em um banco de dados perigoso. Então, evite qualquer tipo de interação e simplesmente marque o e-mail como spam.

3. Use um provedor de e-mail confiável

Usar um provedor confiável para proteger sua caixa de entrada contra spam e outras ameaças de segurança. O seu provedor deve ser reconhecido, com boas avaliações e boas medidas de segurança.

Entenda as suas práticas de segurança, como criptografia de e-mail, autenticação de dois fatores e outros recursos, bem como as suas opções de filtros. Entenda a política de privacidade para ver como eles tratam os seus dados, o suporte e a mobilidade que oferecem. 

4. Evite usar Wi-fi público

Apesar de as redes Wi-Fi públicas e gratuitas parecerem uma ótima opção, elas, na verdade, são uma isca. A principal ameaça, e a que mais acontece, é o ataque MitM (Man-in-the-Middle).

Este ataque funciona como espionagem, extraindo o seu endereço de e-mail, contatos e demais informações que deveriam ser confidenciais. Isso faz com que os seus dados fiquem comprometidos.

5. Denuncie e-mails de spam

É sempre bom relatar qualquer e-mail de spam ao seu provedor de serviços de e-mail. Relatar spam ou marcar um e-mail como spam ajuda a rastrear o endereço IP do spammer e bloquear qualquer outro e-mail deles. Isso impedirá que e-mails que não são legítimos cheguem à sua caixa de entrada.

Seguir essas dicas pode ajudar a prevenir spam e ataques cibernéticos. No entanto, é igualmente importante ser capaz de protegê-lo no caso de um spammer quebrar seu firewall.

Algumas das medidas de precaução incluem não armazenar senhas no seu disco rígido, mudar suas senhas periodicamente, não usar a mesma palavra-chave ou frases em todas as suas senhas, usar um bom programa antivírus e manter seu sistema operacional atualizado.

Embora proteger-se conscientemente contra spam seja crucial, o Zoho Mail também faz um esforço extra para fornecer a você os filtros de spam e técnicas preventivas padrão da indústria.

6. Mantenha sua ferramenta de e-mail atualizada

Mantenha a sua ferramenta de e-mail atualizada para não sofrer com spam. Os provedores geralmente lançam atualizações com melhorias nos filtros de spam, ajudando a identificar e bloquear e-mails com agilidade, eficiência e tecnologias mais avançadas.

As atualizações também podem ajudar a proteger seu endereço contra malwares ou vírus, possuindo, inclusive, correções de segurança. Então, ative as atualizações automáticas, verifique sempre se há novas, e reduza o risco de sofrer danos. 

7. Use filtros de spam

A maioria dos serviços provedores de e-mail oferecem filtros de spam já incluídos. Eles ajudam a detectar e mover automaticamente e-mails de spam para as pastas certas. Ative e configure o seu filtro de spam conforme deseja que ele aja em sua conta de e-mail

As atualizações também vão te ajudar a obter melhores filtros de spam, pois costumam incluir atualizações para identificar e bloquear e-mails com precisão, tornando a sua experiência de e-mail mais agradável.

Você pode, ainda, marcar as mensagens como "Não é spam" em caso de engano para treinar o seu filtro e garantir que você não perca mensagens importantes no futuro.

Email seguro: descubra como ter o seu e se livrar de ameaças!

Saiba como o Zoho Mail protege seu e-mail de spam 

Se houver algo presente na lista de desejos de cada usuário de e-mail, é nunca mais receber spam, e isso é muito mais fácil com o Zoho Mail.

Toda empresa precisa de um e-mail corporativo, e isso depende de uma ferramenta poderosa, como o Zoho Mail. Trata-se de uma solução de e-mail comercial confiável e segura, personalizada para a comunicação de sua organização.

Com recursos de colaboração aprimorados, é a melhor solução para lidar com os possíveis spams da sua caixa de entrada. Isso porque a plataforma verifica de modo automático todos os e-mails de spam que se baseiam em mais de um parâmetro.

Além de contar com os filtros integrados de spam, você tem o controle das configurações, listas de permissões, monitoramento de e-mails em quarentena ou e-mails devolvidos e políticas de e-mail.

As listas de proibições são personalizadas! O endereço de e-mail é processado por listas de proibições e, caso o endereço IP, domínios ou endereço de e-mail sejam encontrados nessas listas, eles serão bloqueados e devolvidos.

Além disso, os endereços IP e os domínios são verificados pelas listas em diferentes níveis. As listas de proibições criadas pelo gestor ou individuais também são usadas como filtro de spam.

Todos os e-mails na caixa são verificados pelos registros do SPF e DKIM e passam pela análise do DMARC com base nas configurações do domínio. Se houver alguma falha do SPF/ DKIM, esses e-mails se tornam spam e são tidos como e-mails falsos gerados por fontes suspeitas.

Os e-mails são filtrados para Spam/e-mail padrão de phishing. Apenas os e-mails que não são estão selecionados nas listas chegam à sua caixa de entrada como e-mail válido!

Conte com o Zoho Mail para se livrar do spam. Proteja os endereços de e-mail corporativos da sua empresa! O Zoho Mail faz parte do Zoho Workplace, a melhor plataforma para se comunicar, colaborar e trabalhar de maneira segura. Conheça as soluções do Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas