Trabalho Colaborativo e Engajado

O trabalho colaborativo e engajado é primordial para quem visa um ambiente produtivo para a equipe. Por isso, conheça o Zoho Cliq, a solução para o seu negócio. Todas as empresas precisam investir em um local de trabalho agradável, produtivo e engajado. Afinal, essa é a melhor opção para aqueles que pretendem aumentar os seus lucros ao somar forças com os funcionários. Logo, é preciso investir em recursos que promovam o trabalho colaborativo, como o Zoho Cliq. Nesse sentido, vemos que essa abordagem que traz consigo a colaboração é um fator de sucesso nas empresas, de todos os portes e segmentos. Na atual era digital, essa colaboração é um diferencial competitivo, na verdade. Pois o incentivo à cooperação envolvendo as equipes é um elemento de destaque nos negócios. Pensando nisso, hoje trouxemos alguns dos benefícios e desafios na implementação do trabalho colaborativo, além da vantagem de contar com um software que incentiva essa colaboração, como o apoio do Zoho Cliq. Continue nos acompanhando!

O que é um trabalho colaborativo em empresas?

A priori, é interessante trazer uma noção geral sobre o que é um trabalho colaborativo em empresas. Nesse sentido, destaca-se que a colaboração envolvendo empresas é um tipo de abordagem que promove a cooperação e engajamento dos funcionários, com o intuito de atingir os objetivos e metas traçadas. Com base nessa perspectiva, vemos que o trabalho colaborativo inclui alguns conceitos primordiais, tais como o apoio mútuo, as metas compartilhadas, visão em comum e o trabalho em equipe. De maneira tradicional, o trabalho envolve sensações de pressão e competitividade. Em contrapartida, você, como gestor, precisa estimular os colaboradores a cooperar entre si, incentivando, portanto, a motivação e o engajamento, por exemplo. Assim, uma boa relação é essencial para os funcionários.

Principais obstáculos do trabalho colaborativo

A incorporação de um trabalho colaborativo para empresas dentro da sua organização com certeza não é uma etapa simples. Inclusive, é provável que você encontre no meio do caminho alguns desafios nessa implementação, e, pensando nisso, separamos alguns exemplos dos obstáculos e desafios a serem superados na sua empresa.

Ruídos e falhas na comunicação interna

O primeiro desafio muito comum no trabalho colaborativo é a comunicação interna, que costuma não ser sempre a ideal. Afinal, é mais provável ter alguma falha na interpretação, o que resulta na má execução de atividades dos funcionários. Com o objetivo de que as equipes se tornem mais colaborativas, é de suma importância que a comunicação seja colocada em prática de forma fluida e livre. Por conta disso, todos os colaboradores poderão ter acesso aos mesmos dados.

Não traçar objetivos de forma clara

Objetivos não bem definidos podem prejudicar o desenvolvimento da sua empresa. Por isso, vemos que a colaboração para empresas traz como principal objetivo alcançar as metas de maneira ágil e com prioridade na qualidade. Nesse sentido, você precisa definir os objetivos com clareza, para saber onde o seu negócio pretende chegar. Geralmente, essa situação costuma acontecer em locais de trabalho que possuem uma certa pluralidade de gestores. Assim, isso pode gerar uma certa confusão sobre as metas que devem ser alcançadas. Para evitar esse problema, tenha em mente que a clareza das metas é primordial para as tarefas da sua equipe.

Competição dos funcionários

A competitividade da empresa em relação aos concorrentes é algo que deve ser estimulado, mas isso não se aplica aos funcionários entre si. Afinal, quando os colaboradores criam conflitos, isso não colabora para o engajamento e motivação.

Ineficiência das ferramentas escolhidas

Se a sua empresa investiu em ferramentas para promover o trabalho colaborativo, esse recurso deve ser o melhor do mercado. Isso porque, esse é um investimento que deve ser completo, contando com os recursos para o êxito. Caso a sua empresa esteja em busca de alguma ferramenta com esse intuito, escolha o Zoho Cliq.

Benefícios do trabalho colaborativo para empresas

Embora a implementação do trabalho colaborativo reúna alguns obstáculos no meio do caminho, os benefícios são o que fazem valer a pena. Algumas das suas vantagens são:
  • Compartilhamento de conhecimento e experiência, o que amplia os horizontes do negócio; e
  • Integração envolvendo todos os setores, o que instiga a execução correta das tarefas;
  • Maior motivação e engajamento da equipe;
  • Maior produtividade dos colaboradores, e isso impulsiona o desempenho como um todo;
  • Retenção de talentos aptos para a sua empresa, atraindo funcionários preparados para o trabalho;
  • Ter um ambiente propício à inovação, com soluções modernas e criativas.

Conte com o Zoho Cliq para promover o trabalho colaborativo

O Zoho Cliq é a solução ideal para promover o trabalho colaborativo na sua empresa, pois a plataforma tem como principal objetivo tornar mais fácil a comunicação da sua equipe, com o intuito de avançar com o trabalho diário. Por conta disso, o Zoho Cliq é a ferramenta que o seu negócio precisa para promover a colaboração. A função de ser um auxiliar nesse processo ocorre através de conversas organizadas e com a conexão de ferramentas que auxiliam a execução de tarefas no dia a dia. Com o uso do Zoho Cliq na sua empresa, é possível compartilhar arquivos, realizar chamadas de áudio e vídeo e interagir com a equipe (através do chat). Sendo assim, afirma-se que o Cliq traz consigo recursos que mantém todos os setores da sua empresa mais produtivos. Desse modo, com o Cliq, a sua empresa estará investindo em uma melhor mobilidade da equipe, com conversas focadas no trabalho. Acesse o nosso site oficial e conheça a solução que o seu negócio precisa

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas