SMTP: o que é, como funciona e como configurar no Zoho Mail

Se você quer mais segurança na comunicação diária da empresa, precisa saber o que é SMTP, como é seu funcionamento e como fazer as configurações no Zoho Mail.

Isso porque os e-mails precisam seguir algumas regras para chegar aos destinatários - verdadeiros protocolos de viagem. Assim, o servidor SMTP funciona como um computador que recebe os e-mails enviados e faz a entrega. Ele segue um padrão para organizar e proteger os dados.

Ao entender o seu funcionamento, você pode configurar o protocolo certo para padronizar a comunicação na empresa e evitar inseguranças! Entenda mais a seguir.

O que é SMTP?  

O SMTP significa Simple Mail Transfer Protocol. Como o nome indica, é um protocolo de transferência de e-mail que sistematiza e padroniza as informações.

O SMTP analisa o caminho que o e-mail deve percorrer, cuidando do sigilo e integridade até ser entregue. Ele faz o intermédio entre o envio e o recebimento, encaminhando os dados à internet para que um servidor POP3 ou IMAP o receba e direcione.

A maioria dos sistemas usa SMTP para enviar mensagens e POP3 ou IMAP para recuperá-las. Entre as características do SMTP, está:

1. Comunicação entre servidores   

SMTP é usado para comunicação entre servidores de e-mail. Assim, ele opera na porta padrão para esse tipo de comunicação.

2. Envio de e-mail   

O SMTP é usado principalmente para enviar e-mails. Para receber emails, outros protocolos também são normalmente usados.

3. Texto simples   

O SMTP é baseado em texto. Isso significa que ele só pode lidar com mensagens de texto. No entanto, arquivos como imagens ou documentos podem ser enviados via SMTP se eles forem codificados.

4. Segurança   

Existem versões seguras do SMTP que usam criptografia para proteger as mensagens.

O protocolo essencial para a comunicação de e-mail na internet. Ele é usado por servidores de email, clientes e serviços para enviar e entregar com segurança as mensagens de e-mail.

Como funciona o SMTP?  

O SMTP é um verdadeiro sistema de correspondências na internet. O e-mail é escrito com todas as informações e encaminhado para o SMTP, como um serviço de correio.

O servidor SMTP cumpre o papel de intermediação: verifica requisitos de envio para garantir que o email seja entregue com integridade para a pessoa certa e rapidamente.

Como você viu, o SMTP é um protocolo baseado em texto. Ele funciona através de uma série de comandos e respostas entre o servidor de e-mail do remetente e do destinatário.

Os servidores SMTP enviam e-mails seguindo uma etapas. Confira um fluxo básico de como o SMTP funciona:

  • Conexão: O cliente SMTP abre uma conexão TCP (Transmission Control Protocol) com o servidor SMTP do destinatário.

  • Saudação: O cliente SMTP envia uma mensagem para o servidor SMTP do destinatário para iniciar a conversa.

  • Comunicação de email: O cliente SMTP envia o email e o SMTP está pronto para começar a encaminhar os dados para o destinatário.

  • Envio do e-mail: O cliente SMTP envia o corpo do e-mail, seguido por um terminador para indicar o fim da mensagem.

  • Confirmação de recebimento: O servidor SMTP responde com uma mensagem de confirmação para indicar que o e-mail foi recebido-

  • Fechamento da conexão: O cliente SMTP encerra a conexão.

O cliente inicia uma conexão com o servidor e começa a transmissão, preenchendo os dados. O servidor processa a informação e determina o servidor adequado com base no destinatário.

O servidor SMTP processa as informações e faz a verificação do endereço do destinatário para decidir se está tudo correto, se o endereço é válido.

O e-mail fica em uma verdadeira fila de espera. O próximo servidor pode ser outro SMTP ou o destino final. Quando a mensagem chega ao servidor final, ela é entregue na caixa de entrada do destinatário a partir de outros protocolos.

Então, não é possível enviar um e-mail sem um servidor SMTP. Como as correspondências no mundo real, você depende do sistema que envia cartas.

Se não existisse esse serviço, você teria que buscar rotas alternativas sem segurança nos novos métodos. O servidor SMTP é o meio para garantir que o e-mail seja entregue, para a pessoa certa e em um bom prazo.

Qual é a diferença entre SMTP e IMAP?  

SMTP significa Simple Mail Transfer Protocol. No caso do IMAP, o significado é Internet Message Access Protocol.

Ambos são protocolos comumente usados para enviar e receber e-mails, mas eles têm funções distintas na hora do gerenciamento das mensagens. Entenda:

SMTP   

Ele é usado principalmente para o envio de e-mails, sendo responsável pelo envio de e-mails de um servidor para outro. Não suporta o download de e-mails.

IMAP  

O IMAP é usado para receber e-mails. Ele permite que você acesse as suas mensagens de e-mail por diferentes dispositivos.

Comandos do SMTP  

O SMTP possui vários comandos que são usados para comunicação entre o cliente e o servidor. Abaixo estão alguns dos principais:

  • HELO: O comando inicial que o cliente envia para o servidor para iniciar a sessão SMTP.

  • EHLO: Uma extensão do comando HELO que é usada para indicar que o cliente pode lidar com comandos SMTP estendidos.

  • MAIL FROM: Este comando define o remetente do e-mail.

  • RCPT TO: Este comando define o destinatário do e-mail.

  • DATA: Começa a transferência da mensagem de e-mail.

  • RSET: Reinicia a transação SMTP atual.

  • QUIT: Este comando termina a sessão SMTP.

  • VRFY: Pede ao servidor para verificar se um endereço de e-mail específico existe.

  • HELP: Pede ao servidor informações sobre um comando específico.

O cliente pode, por exemplo, iniciar a sessão com EHLO, definir o remetente e o destinatário com MAIL FROM e RCPT TO, iniciar a transferência da mensagem com DATA, e terminar a sessão com QUIT. O servidor responde com um código de status e uma mensagem.

Portas do SMTP  

O protocolo SMTP geralmente usa ou usava três portas principais para a transferência de e-mails: a porta 25, um padrão, que foi bloqueada por usos de spam e malware. A porta  587, bastante recomendada e que suporta autenticação, e 465, considerada segura.

Cada porta tem características e é usada de acordo com a necessidade. A porta 587 serve para transmissões de e-mails criptografados.

Como configurar o SMTP no Zoho Mail  

Essa configuração é fácil! Para configurar o SMTP no Zoho Mail, você precisa seguir as etapas:

  • Faça login na sua conta do Zoho Mail.

  • Clique no ícone de "Configurações" no canto superior direito.

  • No painel de configurações, clique em "Contas de email".

  • Em “Contas de email”, clique em "Enviar email via SMTP".

Digite as seguintes informações nos campos:

Servidor SMTP: smtp.zoho.com

Porta SMTP: 465 com SSL ou 587 com TLS

Nome de usuário: seu endereço de e-mail Zoho completo

Senha: sua senha do Zoho Mail

Clique em "Salvar".

Agora, o Zoho Mail está configurado para enviar e-mails através do SMTP. Você deve ter autenticação de 2 fatores ativada e criar uma senha de aplicativo específica ao configurar o servidor SMTP.

SMTP é seguro?   

Sim, o protocolo de transferência de correio simples (SMTP) pode ser seguro se usado corretamente. Existem versões seguras que usam criptografia para garantir dados seguros.

Um exemplo é o SMTPS, que significa SMTP sobre SSL, a camada para criptografar os dados.  Então, use uma versão segura do SMTP ao enviar e-mails e tenha a boa prática de dar autenticação para verificar a identidade do servidor SMTP e do cliente.

Além disso, você precisa usar a plataforma certa!

O Zoho Mail trabalha constantemente para que você tenha uma experiência segura de envio de e-mails. Temos as melhores práticas em privacidade, segurança e conformidade.

O Zoho Mail implementa vários protocolos de segurança, como:

  • SMTPS: O Zoho Mail suporta SMTP sobre SSL (SMTPS), que criptografa os dados.

  • Autenticação em duas etapas (2FA), que acrescenta uma camada extra de segurança.

  • DKIM: Um sistema para verificar a autenticidade do email.

  • SPF: Ajuda a prevenir a falsificação de e-mail.

  • DMARC: Ajuda a monitorar e proteger o seu domínio contra a falsificação.

  • TLS: O Zoho Mail também suporta STARTTLS, uma maneira de ter uma conexão SMTP normal e atualizá-la para uma conexão segura usando TLS.

  • Política de senha forte: O Zoho Mail exige que os usuários configurem senhas complexas para proteger contra hacking.

Esses protocolos e recursos de segurança ajudam a tornar o Zoho Mail mais seguro em comparação com a utilização de SMTP sem medidas de segurança. Além disso, a Zoho oferece suporte completo para que você recorra em caso de dúvidas.

O Zoho Mail pertence ao Zoho Workplace, uma plataforma de produtividade completamente segura que possui 8 aplicativos. Acesse o site e saiba tudo sobre o  Zoho Workplace!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas