Em 14 de outubro de 2025, o Exchange Server 2016 e o Exchange Server 2019 chegarão ao fim do suporte.
A Microsoft não fornecerá mais suporte técnico diante de problemas que possam acontecer, como bugs, instabilidades, má usabilidade, vulnerabilidades ou erros de segurança, recursos desatualizados e mais.
As instalações para clientes continuarão a ser executadas, no entanto, devido ao término do suporte e potenciais riscos de segurança, o ideal é mudar para uma solução de e-mail baseada em nuvem.
A boa notícia? Sua transição para uma nova ferramenta de e-mail não precisa ser complexa nem arriscada.
Pelo contrário, pois migrar para o Zoho Mail abre portas para maior segurança, escalabilidade, mobilidade e redução de custos, tudo isso com o suporte de uma suíte completa de produtividade.
Neste guia, você vai descobrir como realizar a migração do Exchange Server para o Zoho Mail passo a passo, garantindo a segurança e a eficiência das suas comunicações.
O que significa o fim do suporte do Microsoft Exchange Server 2016 e 2019 e por que se preocupar?
Quando a Microsoft anuncia o fim do suporte (End of Life ou EOL) para uma versão do Exchange Server, isso quer dizer que o produto não receberá mais atualizações, correções de segurança ou suporte técnico oficial.
Embora as empresas possam continuar usando o Exchange 2016 ou 2019 após a data oficial de término, elas ficarão sozinhas para lidar com falhas, instabilidades e, principalmente, com vulnerabilidades.
Sem mais assistência, a solução de problemas se torna mais complicada, podendo impactar suas operações comerciais, principalmente com os ciberataques cada vez mais frequentes e sofisticados.
Em resumo, continuar com o Exchange Server após o fim do suporte pode até funcionar por um tempo, mas os riscos e custos ocultos são enormes.
Benefícios de uma solução de e-mail baseada em nuvem
Migrar do Exchange Server para uma solução de e-mail baseada em nuvem traz muitos ganhos, como colaboração e aumento da produtividade. Também é fundamental priorizar os recursos de segurança, como:
Criptografia de ponta a ponta: e-mails criptografados durante a transmissão e o armazenamento, dificultando o acesso de pessoas não autorizadas.
Proteção contra phishing, filtros avançados que bloqueiam spam e links maliciosos.
Verificação e bloqueio de malware e vírus, em tempo real.
Autenticação de dois fatores (TFA), uma camada extra de segurança.
Prevenção contra Perda de Dados (DLP), que impede que informações confidenciais sejam enviadas para fora da organização por engano.
Proteção contra falsificação de identidade.
Conformidade com as normas de proteção de dados, como GDPR, HIPAA ou CCPA.
Juntos, esses recursos ajudam a proteger suas comunicações por e-mail e dados comerciais confidenciais.
A transição de um ambiente Exchange local para uma solução em nuvem oferece também flexibilidade e redução da complexidade operacional.
As plataformas em nuvem são projetadas para ter escalabilidade, facilitando a atualização sem investimentos significativos em nova infraestrutura. Não é mais necessário criar servidores físicos, com licenças e equipes dedicadas.
Você paga por assinatura, muitas vezes com custos menores. Isso pode ser mais previsível para o orçamento e você evita a necessidade de manutenção de servidores físicos e seus custos associados, como energia e refrigeração.
Você também terá atualizações automáticas e maior capacidade de colaboração. Boas soluções em nuvem, como a suíte Zoho Workplace, vão além, oferecendo ferramentas de chat, videoconferência, armazenamento e pacote Office em um único ecossistema.
Migrando do Microsoft Exchange Server para Zoho Mail
Como você viu, organizações que usam o Exchange 2016 ou 2019 localmente devem migrar para uma solução totalmente em nuvem, e o Zoho Mail é a solução que você precisa.
Ele é desenvolvido para empresas que buscam segurança, confiabilidade e produtividade num só lugar, pois foi projetado para oferecer equilíbrio perfeito entre desempenho e usabilidade.
O Zoho Mail não é apenas um provedor de e-mail, mas a base de uma plataforma colaborativa em nuvem que ajuda empresas a aumentar a eficiência!
Então, confira etapas para migrar sem problemas, com base no tamanho da empresa e outros requisitos. Entenda:
1. Avalie sua configuração atual no Microsoft Exchange
O primeiro passo é avaliar cuidadosamente a sua configuração atual do Exchange local. Isso inclui:
Conferir a versão do servidor Exchange em uso (como 2016 ou 2019), incluindo detalhes como configuração do servidor, hardware e número de caixas de correio.
Verificar tamanhos das caixas de correio e arquivos individuais para estimar cronogramas e recursos da migração.
Se você já possui uma configuração híbrida (entrega dividida entre o local e a nuvem), certifique-se de avaliar como isso se integrará à sua migração.
2. Planeje sua abordagem
Planeje a sua migração com base no tamanho da caixa de correio da sua organização.
Tamanho da caixa de correio | Tipo de migração recomendado |
1 a 150 caixas de correio | Migração de cutover |
Mais de 150 caixas de correio | Migração em etapas |
Mais de 1.000 caixas de correio | Migração empresarial |
Cutover: migração de todas as caixas de correio para o Zoho Workplace simultaneamente. Fornece resultados rápidos, mas requer planejamento cuidadoso.
Em etapas: permite migrar com o tempo, o que gera maior controle, possibilita gerenciamento de mudanças, treinamento dos colaboradores e menos inatividade.
Para empresas: recomendado para empresas com necessidades específicas, como configuração híbrida, requisitos de integração ou regulamentações.
Abaixo, um resumo de como as empresas podem abordar a migração das caixas de correio para uma solução baseada em nuvem.
As etapas não são exaustivas, mas um guia inicial para a migração. Para obter detalhes completos, entre em contato com nossos especialistas.
Estudo ambiental (compatibilidade de plataformas): requisitos do conjunto de colaboração, sincronização de contatos (em caso de configuração híbrida), interoperabilidade de calendário, MDM, Integrações com terceiros (por exemplo, proteção de e-mail, arquivamento, DLP).
Requisitos de infraestrutura com base em normas regulatórias e de conformidade.
Configurações de filtragem de spam e phishing por meio do Console de Administração.
POC com o mínimo de administradores e usuários.
Migração de teste para os primeiros usuários.
Migração em lote/entrada em operação.
Gerenciamento de mudanças por meio de webinars.
3. Execute a migração
Após concluir a coleta inicial de dados, você poderá iniciar a configuração do POC. Este processo pode ser dividido em etapas e pode variar de acordo com as necessidades:
Etapa 1: Configure sua organização no Zoho Workplace: Crie uma conta no Zoho Workplace.
Etapa 2: Configuração de domínio personalizado: Adicione e verifique seu domínio atualizando os registros DNS.
Etapa 3: Configure a coexistência (se aplicável).
Configuração da coexistência: Defina as configurações para o fluxo de e-mails (entrega dividida ou dupla) e o acesso do usuário para ter uma transição tranquila.
Etapa 4: Migre as contas do POC: A Zoho oferece suporte à migração usando a Ferramenta de Migração do Exchange Online para mover caixas de correio do Exchange local para o Zoho Mail.
Etapa 5: Valide a migração.
Etapa 6: Teste o fluxo de e-mails. Após migrar as caixas de correio, certifique-se de que os e-mails sejam roteados entre o Exchange local e a conta Workplace.
Etapa 7: Verificar o acesso do usuário: Confirme se os usuários conseguem acessar suas novas caixas de correio na nuvem pela web.
Etapa 8: Verifique a integridade dos dados. Certifique-se de que todos os e-mails, contatos, calendários e etc. foram migrados com sucesso.
4. Treinamento e suporte
Incentive os usuários a participar de webinars e consultar os artigos de ajuda disponíveis online. O Zoho Workplace equipe de suporte humanizada e local através de email e chat para auxiliar os usuários com dúvidas sobre migração e quaisquer outros problemas.
Conclusão
O Zoho Mail faz parte do Zoho Workplace, a suíte de produtividade inteiramente segura, que funciona totalmente em nuvem, pelo melhor custo-benefício.
Ela reúne ferramentas de colaboração integradas, como:
Armazenamento de arquivos em nuvem para colaboração em tempo real (Zoho WorkDrive),
Chat corporativo (Zoho Cliq),
Edição de textos, planilhas e apresentações em tempo real (pacote Office: Writer, Sheet, Show),
Hospedagem de videoconferências e webinars (Zoho Meeting),
Intranet social corporativa (Zoho Connect),
Um cofre de senhas seguro (Zoho Vault).
Essas ferramentas irão te ajudar a aumentar a produtividade e otimizar as operações do seu escritório. Além delas, você terá a sua assistente de inteligência artificial, a Zia, para cumprir tarefas, fazer correções, sugestões, entregar dados e mais.
Com o Zoho Workplace, você tem tudo o que precisa para comunicar, analisar, produzir, colaborar e mais, em uma plataforma integrada, estável, avançada e com o melhor custo-benefício do mercado!
Comments