Gestão de processos no ambiente operacional

Gestão de processos no ambiente operacional - zoho

Fazer uma boa gestão no ambiente operacional, é essencial para manter a organização e produtividade. Continue a leitura e confira!

O gerenciamento de processos de negócios (BPM) é o conjunto de habilidades e métodos que as empresas usam para examinar os processos de ponta a ponta e torná-los melhores. Os processos de negócios são ativos estratégicos e operacionais que devem ser compreendidos e gerenciados ativamente para criar valor sustentável para uma organização. Sem eles, seria o caos.

Os processos de negócios permitem que as empresas criem formas consistentes de trabalho que podem ser otimizadas para atingir os objetivos da organização.Gerenciamento de processos no ambiente operacional descobrindo-os e analisando-os, modelando e medindo como funcionam e melhorando-os por meio de atividades de otimização e automação.

Isso é semelhante às visões expressas em disciplinas, como gerenciamento de qualidade total, e em padrões, como ISO 9000. O gerenciamento da qualidade do gerenciamento de processos no ambiente operacional está relacionado a várias outras disciplinas, como gerenciamento de programas, gerenciamento de projetos, conceitos de BPM de gerenciamento de projetos, sistemas de TI gestão e gestão de programas de gestão da qualidade, que compartilham o objetivo comum de melhorar o desempenho da empresa.

Por que o gerenciamento de processos no ambiente operacional é importante?

Desde aproximadamente 2008, o ambiente de negócios em que as empresas operam tornou-se muito mais fluido (mudando rapidamente) e competitivo. As causas para isso incluem avanços tecnológicos, maior acesso à informação, troca de funcionários entre empresas e maiores exigências de qualidade e eficiência por parte dos clientes.

Para que as empresas desenvolvam uma vantagem competitiva sustentável e lucratividade máxima, seus processos operacionais internos e interações voltadas para o cliente devem ser eficazes e altamente eficientes.

O gerenciamento de processos no ambiente operacional é o conjunto de ferramentas que as empresas usam para atingir os níveis de otimização e desempenho de que necessitam, o gerenciamento moderno de processos de negócios é extremamente focado em governança (tomada de decisão), risco e conformidade e agilidade organizacional.

As empresas devem evoluir com rapidez e segurança para aproveitar as oportunidades de curto prazo e enfrentar as ameaças, mantendo o foco estratégico. Podemos explicar isso no contexto de três resultados cruciais para uma empresa baseada em desempenho e orientada para o cliente:

  1. Fornecer clareza sobre a direção estratégica

  2. Alinhar os recursos da empresa

  3. Aumentar a disciplina nas operações diárias

O gerenciamento de processos no ambiente operacional permite esses resultados, garantindo que uma empresa tenha um conjunto bem definido de processos de negócios que sejam bem compreendidos e executados de forma consistente. Quando as forças do ambiente exigem que a empresa faça mudanças, uma base sólida de processos de negócios permite que mudanças efetivas e coordenadas ocorram, aumentando a agilidade organizacional.

Principais benefícios do gerenciamento de processos no ambiente operacional

Maior agilidade nos negócios – O gerenciamento de processos no ambiente operacional fornece às empresas maior controle e agilidade, permitindo que elas alterem fluxos de trabalho e os reutilizem ou personalizem para se adaptar às mudanças nas necessidades de negócios.

Custos reduzidos e receitas mais altas – O desempenho financeiro é aprimorado por meio do uso mais eficiente de recursos, redução de desperdício e menor tempo de lançamento de novos produtos e serviços no mercado.

Maior eficiência e produtividade – O gerenciamento de processos de negócios de ponta a ponta permite a redução de gargalos (enfileiramento) e aumenta a utilização da capacidade.

Melhor visibilidade – O monitoramento dos processos de negócios fornece maior transparência ao desempenho do processo e a capacidade de reconhecer e responder a problemas rapidamente.

Conformidade, segurança e proteção – Processos estruturados e a capacidade de demonstrar aderência ao processo são essenciais para a conformidade, além de garantir a segurança de seus funcionários e clientes.

Foco no cliente – Técnicas de modelagem e projeto de processos de negócios são cada vez mais usadas para demonstrar a capacidade da empresa de atender às necessidades dos clientes, incluindo o uso de simulações e provas de conceito.

Consistência de processosBPM ajuda na padronização de processos criando uma única maneira de executar tarefas, atividades, etc. dentro de sua organização. A execução consistente é a chave para resultados consistentes.

Gestão de Processos no ambiente operacional de Empresas Modernas

Utilizar uma ferramenta CRM pode garantir a definição, melhoria e inovação deliberada, colaborativa e cada vez mais auxiliada pela tecnologia de processos de negócios de ponta a ponta que impulsionam os resultados de negócios, criam valor e permitem uma organização para atingir seus objetivos de negócios com mais agilidade.

As empresas modernas devem controlar seus processos de negócios se quiserem operar no nível de eficiência necessário para o sucesso no mercado. Os processos de negócios estruturados também fornecem a base para a automação e o uso eficiente da tecnologia dentro de uma organização.

O gerenciamento de processos de negócios em uma organização moderna é mais do que um conjunto de atividades analíticas manuais. Este é um exercício orientado a dados, e a tecnologia é suportada na forma de um CRM – um conjunto de ferramentas projetadas especificamente para ajudar os profissionais de CRM a atingir seus objetivos.

Ferramentas CRM têm um conjunto central de ferramentas de análise e geralmente são integradas à arquitetura corporativa, desenvolvimento de aplicativos, automação de processos e ferramentas de desenvolvimento de soluções para ajudar uma empresa a monitorar e gerenciar as muitas facetas de suas operações e impulsionar melhorias. As ferramentas de CRM são usadas para ajudar as empresas com:

  1. Visualização e modelagem

  2. Medição e análise

  3. Otimização operacional

  4. Monitoramento e controle

Alcançar as metas de agilidade de uma empresa requer a capacidade de avaliar com eficiência o desempenho dos processos, entender por que eventos e situações estão ocorrendo da maneira que estão e tomar decisões em tempo real sobre como otimizá-los.

Para empresas que concluíram uma transformação digital e são altamente dependentes da tecnologia, isso requer o gerenciamento tanto das atividades orientadas por humanos quanto dos sistemas que as suportam – o gerenciamento de processos no ambiente operacional ajuda você a fazer isso. Por isso, nada é mais indicado do que ferramentas que ajudam no processo, e o CRM é uma delas.

Acesse e teste gratuitamente o Zoho Workplace!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas