7 dinâmicas quebra-gelo para reuniões online

Você tem dificuldades de manter o engajamento da equipe nas reuniões online? Investir em um bom quebra-gelo no início de uma call pode ser a melhor solução para energizar o grupo e melhorar os ânimos.

Afinal, nas reuniões onde todos estão de pijama, apreensivos em frente a uma tela, com áudios mutados e muitas vezes sem querer ligar câmeras, a maioria dos colaboradores quer ser ouvinte, e apenas falar quando alguém se dirige diretamente a eles.

Diante desse cenário, pode parecer difícil que a equipe comece a falar livremente sem receber engajamento. Por isso, você precisa das dinâmicas certas para otimizar as reuniões.

Confira abaixo 7 exemplos de quebra-gelo para as suas reuniões!

Entenda por que implementar uma dinâmica de quebra-gelo antes da reunião 

Antes de tudo, vale lembrar que “quebra-gelo” é considerada uma dinâmica, normalmente uma atividade, exercício ou experiência, projetada para quebrar o gelo que inibe as interações de um grupo.

As dinâmicas de grupo para quebrar o gelo funcionam tanto na apresentação dos participantes quanto para que eles relaxem, se sintam confortáveis para falar e expressar opiniões na reunião de forma ativa.

Com uma boa dinâmica quebra-gelo, você incentivará o time a compartilhar ideias e opiniões, deixando todos mais à vontade e gerando uma reunião mais produtiva e criativa. 

As dinâmicas devem tomar um tempo adequado da equipe para não gerar efeitos negativos, como a ansiedade para o seu término. 

Entenda abaixo quando é o melhor momento para apostar nessas dinâmicas.

7 ideias para dinâmicas quebra gelo

Quando usar a dinâmica de quebra-gelo?

Atividades quebra-gelo podem ser usadas nas mais diversas situações empresariais, sendo o seu uso mais típico na apresentação de novos colaboradores na empresa.

Nesse momento, o novo funcionário ainda não se sente integrado, pode se sentir constrangido de interagir com a equipe, e uma boa dinâmica deve fazer com que ele se sinta mais descontraído, pronto para conhecer os outros.

Você também pode aplicá-las antes de realizar atividades importantes da empresa, em Workshops, reuniões de planejamento, eventos, treinamentos, capacitações e mais.

São as brincadeiras para quebrar o gelo que muitas vezes ajudarão a gestão a coordenar uma equipe mais participativa. 

Quer integrar a sua equipe para ganhar em harmonia, comunicação e eficiência? Conte com o Zoho Workplace, seu pacote de escritório integrado.

Ideias de quebra-gelo para reuniões online 

Conheça a seguir os melhores quebra-gelo para  sua reunião: 

1. Quem é o mentiroso?

Em “Quem é o mentiroso?”, há uma pessoa considerada " mentirosa" e o restante dos jogadores deve descobrir quem é ela.

Na prática, será distribuído um tópico para todo o grupo - exceto uma pessoa, e todos os jogadores precisam descrever esse tópico, mas não de forma muito direta.

O mentiroso precisa falar algo relacionado quando for a sua vez, mesmo sem saber qual é o tópico certo. Após cada rodada, os jogadores votam em quem é o mentiroso, e o jogo continua se não acertarem.

Se restarem dois jogadores e um deles for o mentiroso, ele vence o jogo.

2. Dê um nome a essa música

Qualquer reunião de equipe precisa de uma boa música para animar no início. Nessa dinâmica, você vai tocar uma pequena parte de uma música e os jogadores devem adivinhar qual é o mais rapidamente possível.

3. Simon mandou

Você já jogou “Simon mandou” em uma reunião virtual? É assim que funciona: um jogador assume o papel de “Simon” e dá um comando, dizendo, por exemplo, “Simon mandou tocar em sua orelha”.

Todos os jogadores devem obedecer quando a introdução é dita, mas, se ela não é dita, devem desobedecer. Quem errar, sai do jogo. 

4. Trivia

Existem milhares de temas e perguntas disponíveis para você usar no seu jogo de perguntas e respostas. Você pode usar a criatividade, aproveitar temas que se conectem com a empresa ou pedir ajuda aos buscadores.  

Inclusive, você pode encontrar modelos de jogo prontos, ideais para utilizar online. É fácil engajar participantes a partir de bons testes de curiosidades.

5. Indique um filme

O quebra-gelo “Indique um filme” é a chance de dar liberdade criativa para sua equipe, gerando confiança na hora de apresentar novas ideias, um benefício que serve muito bem para o dia a dia de trabalho.

Cada um dos colaboradores terá 5 minutos para apresentar uma ideia criativa para um filme. Eles devem apresentar as suas ideias um por um para o restante do grupo. Ao final, acontecerá uma votação para saber qual deles merece financiamento.

6. Curiosidades

“Curiosidades” é um ótimo jogo para que a equipe se conheça melhor. As pessoas devem enviar anonimamente fatos divertidos sobre elas mesmas, e o grupo tentará combinar uma das pessoas presentes com um dos fatos divertidos escritos.

No formato remoto, os fatos podem ser enviados ao gestor em particular, ao chat do grupo de forma anônima ou de outros modos. Depois de cada conversa sobre um fato, será revelado a quem ele pertence.

7. Incremente mais um

Nessa atividade, você deve começar dizendo o número “1”, outra pessoa tem que dizer “2”, e assim por diante. A ordem não é combinada e não deve ser sinalizada. Se duas pessoas disserem o mesmo número, o jogo terá que recomeçar pelo número “1”.

Confira as nossas dicas de como gerenciar o trabalho a distância!

Dicas para ter sucesso no quebra-gelo nas reuniões online

É claro que não é suficiente ter boas dinâmicas para quebrar o gelo, pois é preciso saber aplicá-las. 

1. Escolha o quebra-gelo apropriado para o público

Para garantir que o grupo realmente vai se divertir com o quebra-gelo escolhido, é importante pensar na sua faixa etária, na situação do evento e do que normalmente costumam gostar. 

Entenda como se sair bem nas reuniões por videoconferência

2. Inclua tempo suficiente para o quebra-gelo

Os profissionais geralmente possuem muitas tarefas para o dia e correm contra o tempo, por isso, ter que lidar com dinâmicas longas e não programadas pode gerar efeitos negativos.

Então, o recomendado é que você avise com antecedência o cronograma da reunião, escolha dinâmicas mais curtas e reserve tempo suficiente para cada etapa.

3. Preparação e testes prévios são fundamentais

Se você nunca teve que lidar com o grupo para o qual planeja apresentar a dinâmica, é importante preparar a audiência e manter um ambiente leve, descontraído, alimentando o cenário para o quebra-gelo. 

Por vezes, mesmo quando a equipe já se conhece, é interessante aplicar testes da dinâmica antes de jogar de verdade.

4. Não force a barra, respeite a privacidade dos participantes

Não force os colaboradores a participarem. É raro que funcionários escolham ficar de fora de dinâmicas empresariais, mas, se alguns não se mostrarem muito participativos, deixe que sejam envolvidos pela dinâmica com o tempo.

Conclusão

Para aplicar todas essas dinâmicas de quebra-gelo, você pode contar com o Zoho Meeting. Software fácil, simples de usar, totalmente interativo e seguro para que você tenha reuniões com qualidade.

O Workplace é o seu pacote de escritório integrado. Conheça os 8 aplicativos incluídos na plataforma e saiba como podemos ajudar o seu negócio a crescer! Clique aqui e acesse.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas