VSL: como usar Video Sales Letter para converter e vender mais

Video Sales Letter: como usar para vender mais


Em um ambiente saturado e extremamente competitivo, captar a atenção de potenciais clientes é um desafio constante. Para superá-lo, muitas empresas lançam mão de novos formatos, que as ajudam a se diferenciar da concorrência e atingir seu público de uma forma única, um exemplo é o Video Sales Letter (VSL).

VSL é uma abordagem de marketing em vídeo que combina técnicas de persuasão, informações e recursos visuais para captar a atenção do público e estimular a compra de um produto ou serviço.

A seguir, vamos explorar como usar o VSL para converter mais, conhecer os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio e como criar um vídeo que realmente engaje seu público. Boa leitura!

O que é VSL?

VSL (Video Sales Letter) é uma estratégia de marketing baseada em vídeos que tem como objetivo incentivar o usuário a adquirir um produto ou serviço. A ideia é criar um conteúdo audiovisual persuasivo e informativo, atraindo o interesse do público e estimulando a conversão.

Para que isso seja possível, o VSL aplica diferentes técnicas de marketing e vendas, sobretudo de copywriting. A grande vantagem é que o formato audiovisual permite explorar mais informações, combinando som e recursos visuais (gráficos, animações, fotos, etc.) para criar uma narrativa mais envolvente, dinâmica e capaz de gerar uma maior conexão emocional com o usuário.

Nesse sentido, o VSL vai ao encontro dos hábitos de consumo de conteúdo da maioria das pessoas atualmente. Um levantamento da Wyzowl mostra que 78% dos entrevistados prefere assistir a um vídeo curto sobre um produto ou serviço do que ler um texto, seja um post no blog ou materiais como e-books, manuais e infográficos.

Dados como esse mostram a importância de investir neste formato como uma estratégia para aproveitar o potencial deste tipo de conteúdo para construir autoridade em torno da marca, gerar confiança e melhorar as taxas de conversão.

Onde usar VSL?

O Video Sales Letter pode ser aplicado em diversos canais de marketing, aproveitando as vantagens do formato audiovisual para engajar e converter o público.

Vale dizer que a escolha do canal para veicular um VSL depende do público-alvo e dos objetivos da empresa. Dito isso, destacamos os principais:

Site

Seja na página inicial ou em seções específicas, como páginas de produtos ou serviços, incluir um VSL ao criar um site pode ajudar os visitantes a ter uma explicação clara e envolvente sobre o que sua marca oferece e, assim, facilitar a conversão.

E-mail marketing

O uso do Video Sales Letter nos seus fluxos de e-mail marketing é uma estratégia que pode aumentar significativamente as taxas de cliques.

Os vídeos podem ser utilizados para detalhar ofertas, apresentar novos produtos ou destacar promoções de maneira mais atraente, despertando o interesse dos destinatários.

Redes sociais

Plataformas como Facebook, Instagram, YouTube, TikTok e até mesmo o LinkedIn são excelentes canais para distribuir VSLs. As redes sociais têm grande potencial de viralização de conteúdos em vídeo, especialmente em formatos verticais, como o Reels, Shorts e o próprio TikTok.

O vídeo pode ser utilizado tanto em postagens orgânicas quanto em campanhas pagas, ajudando a aumentar a visibilidade da marca e gerar tráfego para o site.

Anúncios

Os anúncios em vídeo permitem fisgar o usuário de forma mais imediata e eficaz do que textos ou imagens estáticas. Nesse sentido, o VSL pode ser especialmente eficiente no YouTube, uma vez que os anúncios são exibidos, por alguns segundos, sem que o usuário possa pular.

Webinars e eventos online

Webinars e eventos online também podem se beneficiar de VSLs. Você pode usar um Video Sales Letter como parte de uma apresentação para gerar mais interesse antes da interação ao vivo.

Isso é especialmente útil em lançamentos de produtos ou serviços, em que uma explicação detalhada pode ajudar a converter os participantes em clientes.

VSL em landing pages

Mesmo que os outros canais sejam importantes, o VSL é especialmente útil nas landing pages e páginas de vendas, sendo uma das estratégias mais eficazes para aumentar as taxas de conversão.

A principal vantagem de usar um Video Sales Letter nessas páginas é combinar o poder do conteúdo audiovisual com uma estrutura de vendas bem definida. Afinal, em uma landing page, todos os elementos são voltados para chamar a atenção a oferta em questão. É uma página com um único objetivo, sem distrações, o que se busca é gerar uma ação específica. 

Por isso, um VSL bem produzido pode captar a atenção do visitante de maneira imediata, destacando a oferta de valor de forma clara e impactante. Em vez de um longo texto explicativo, o vídeo proporciona uma forma mais direta de transmitir a mensagem.

Conteúdos curtos ajudam a destacar os principais benefícios do produto ou serviço e a contornar objeções comuns. Isso ajuda a construir confiança e credibilidade, elementos essenciais para persuadir o usuário a tomar a decisão de compra.

Além disso, o formato audiovisual consegue reduzir a complexidade da mensagem, tornando informações, que poderiam ser difíceis de entender, mais acessíveis e fáceis de digerir.

Esse aspecto é ainda mais importante para soluções mais complexas, que exigem uma explicação mais técnica. Nesses casos, um vídeo demonstrando de forma prática e visual como elas funcionam pode ser muito mais eficaz do que tentar explicar o mesmo por meio de texto ou imagens estáticas.

Confira nosso guia sobre como criar landing pages que realmente convertem!

Benefícios do VSL para conversões

O VSL pode proporcionar ganhos importantes para a marca. Listamos os principais:

Aumento da taxa de conversão

Uma das vantagens mais relevantes do Video Sales Letter é sua capacidade de aumentar as taxas de conversão. Como comentamos, vídeos são altamente envolventes, atraindo a atenção do espectador mais do que outros formatos de conteúdo.

Ao combinar uma mensagem persuasiva com elementos visuais e auditivos, cria-se uma experiência mais dinâmica do que o texto simples. Isso aumenta a probabilidade de o público realizar a ação desejada.

Conexão emocional com o público

O formato de vídeo oferece uma excelente oportunidade para estabelecer uma conexão emocional com o usuário, gerando empatia e reforçando o impacto da mensagem.

Mais uma vez, isso ajuda a despertar o interesse e gerar confiança, fatores essenciais para uma conversão bem-sucedida.

Demonstração dos benefícios

O VSL permite que você mostre os benefícios de um produto ou serviço de forma visual e prática. Isso facilita o entendimento do que está sendo oferecido, especialmente quando o produto é difícil de explicar.

Mostrá-lo em ação, isto é, como ele pode resolver dores específicas da audiência ou melhorar a vida dos futuros clientes, aumenta a probabilidade de conversão.

Uso de provas sociais e testemunhos

Vídeos que incluem depoimentos de clientes satisfeitos ou outras provas sociais são recursos poderosos para conquistar a credibilidade do público.

Mostrar histórias reais de pessoas que foram beneficiadas pelo produto ou serviço ajuda a criar uma narrativa que engaja, além de tirar dúvidas e permitir que o usuário veja que outros consumidores já obtiveram sucesso com o que está sendo oferecido.

Melhor experiência do usuário

Os vídeos são particularmente eficazes para fornecer informações de maneira mais acessível e de fácil compreensão. Ao invés de fazer o consumidor ler um longo texto, o VSL consegue transmitir a mesma informação de forma rápida e com menos esforço.

Dessa forma, é possível manter a atenção do usuário por mais tempo e evitar que ele se distraia. Isso proporciona uma experiência de compra mais fluida e agradável, aumentando as chances de conversão.

Por fim, vale a pena retornar ao estudo da Wyzowl, porque ele fornece dados muito importantes sobre o potencial do uso de video sales letter na sua estratégia de marketing e vendas.

O levantamento traz informações tanto do ponto de vista dos profissionais que exploram o VSL quanto do público. Começamos pelos impactos para as empresas:

  • 93% dos profissionais de marketing dizem que o vídeo proporcionou um bom retorno sobre investimento (ROI);
  • 96% dizem que ajudou a aumentar o reconhecimento da marca (brand awareness);
  • 99% afirmam que contribuiu para aumentar o entendimento do usuário sobre seu produto ou serviço;
  • 82% alegam que o conteúdo audiovisual aumentou o tráfego no site;
  • 88% dizem que o vídeo ajudou a gerar mais leads;
  • 84% afirmam que aumentou diretamente as vendas;
  • 84% atestaram que este formato auxiliou a manter os visitantes em seu site por mais tempo.

Agora, vale a pena conhecer a percepção da audiência sobre o uso de vídeos:

  • 98% das pessoas assistiram a um vídeo explicativo para aprender mais sobre um produto ou serviço;
  • 87% foram convencidas a comprar um produto ou serviço após assistir a um vídeo;
  • 91% dos consumidores dizem que a qualidade do conteúdo impacta sua confiança em uma marca.

Estrutura de um VSL que gera resultados

Quando se trata de usar VSL como ferramenta de marketing e vendas, a estrutura do vídeo é fundamental para aumentar as chances de conversão.

Um conteúdo eficiente precisa combinar uma série de elementos para criar uma narrativa persuasiva, capaz de engajar o público, destacar os benefícios do seu produto e incentivar a ação.

Focando especificamente na estrutura do roteiro, atente-se a:

Abertura impactante

A primeira parte de um VSL deve ser dedicada a capturar a atenção do usuário de forma imediata. Um vídeo com início monótono e que não apresenta um valor claro pode fazer com que o espectador perca o interesse.

Por isso, os primeiros segundos do seu conteúdo são essenciais. A abertura deve ser intrigante e fazer com que a pessoa queira continuar assistindo. Você pode fazer isso por meio de uma afirmação impactante, uma pergunta intrigante ou mostrando logo de cara um problema/dor que seu produto resolve.

Apresentação do problema

Após capturar a atenção, o próximo passo é apresentar o problema que seu público-alvo enfrenta e reconhece. Quando as pessoas assistem a um VSL, elas provavelmente estão em busca de uma solução para uma dor, desafio ou necessidade específica.

Portanto, ao expor o problema de maneira clara e empática, você consegue criar uma conexão emocional com o público e mostrar que o conteúdo é relevante para ele.

Apresentação da solução

Depois de introduzir o problema, é hora de mostrar como seu produto ou serviço pode ajudar a audiência a resolvê-lo.

A maneira como você apresenta essa solução é fundamental para a eficácia do seu Video Sales Letter. Neste momento, é importante destacar os principais benefícios que as pessoas podem conseguir com seu produto e mostrar como ele funciona. Evite apenas falar das características e especificações técnicas.

A solução deve ser apresentada como a melhor forma de resolver o problema identificado. Para isso, a clareza e a simplicidade são fundamentais, garantindo que a pessoa entenda exatamente o que seu produto faz.

Prova social

Juntamente à apresentação dos benefícios da solução, é necessário estabelecer confiança. Uma das saídas é fornecer algum tipo de prova que mostre que outras pessoas obtiveram sucesso com seu produto ou serviço.

As provas sociais são um importante gatilho mental que pode ser usado neste momento. Depoimentos, avaliações, estudos de caso, números de vendas e declarações de autoridades e figuras reconhecidas ajudam a validar a eficácia da sua solução.

Apresentação da oferta

Uma vez que você conseguiu prender a atenção do usuário e mostrar sua solução, é preciso apresentar a oferta.

Detalhe-a de forma clara e transparente, mostrando o que está incluso, os benefícios, possíveis bônus/brindes, condições especiais de compra, etc. O objetivo é gerar confiança a partir da transparência, não deixando margem para dúvidas sobre o que está sendo oferecido.

Senso de urgência e escassez

Vale a pena explorar os gatilhos mentais de urgência ou escassez. Eles servem para tornar sua oferta mais atraente e estimular uma ação imediata por parte do público.

Isso pode ser feito, por exemplo, ao anunciar que se trata de uma oferta por tempo limitado ou que há uma quantidade restrita de unidades disponíveis.

É importante, no entanto, que esses apelos sejam genuínos, e não apenas uma estratégia para manipular as pessoas. Caso contrário, isso pode fazer sua empresa perder credibilidade junto ao público.

Encerramento e CTA

Por fim, o fechamento do seu VSL deve reforçar os benefícios e vantagens da sua oferta. Caso trabalhe com elementos de urgência e escassez, destaque-os uma vez mais.

O encerramento é sua última chance de convencer e deixar claro o que a audiência pode ganhar ao adquirir seu produto ou serviço. E um dos elementos mais importantes neste momento é a chamada para ação (CTA).

Este é o ponto em que você solicita que o espectador tome uma ação específica, como realizar uma compra, se inscrever em uma lista de e-mails ou acessar uma página de vendas.

A CTA, portanto, deve ser clara, objetiva e imperativa, sem deixar espaço para incertezas. É importante que ela seja bem destacada no vídeo. Usar elementos visuais, como animações, setas ou cores contrastantes pode ajudar a tornar a ação mais visível e atraente.

Exemplos de VSLs bem-sucedidos

Agora que sabemos tudo sobre VSL, vale a pena conhecer alguns exemplos de empresas que criaram bons vídeos para os seus negócios.

"Pense. Crie." Este vídeo do Wix mostra como a plataforma é fácil de usar e como o usuário pode criar seu site personalizado. É uma excelente forma de apresentar a ferramenta como uma solução prática que ajuda os usuários a alcançarem seus objetivos.

O vídeo combina elementos gráficos e capturas de tela que mostram o Wix sendo usado. A narração ressalta os benefícios e diferenciais da ferramenta.

Este VSL do Slack mostra como a plataforma pode impulsionar a colaboração e a produtividade das equipes.

Ele apresenta um storytelling envolvente e bem humorado, com uma série de depoimentos de pessoas de uma empresa real, demonstrando como o Slack transformou seus fluxos de trabalho.

O Canva é uma ferramenta gratuita para o design gráfico. Neste VSL, eles buscam convencer os usuários a migrarem para a versão paga, o Canva Pro.

O vídeo traz uma narração em cima de imagens reais da ferramenta para detalhar as funcionalidades e recursos exclusivos do Pro, ressaltando como ele pode facilitar o processo de criação e o fluxo de trabalho dos clientes. O resultado é um conteúdo fluido e impactante.

Ferramentas e recursos para criar VSLs

É importante contar com as ferramentas certas para produzir e otimizar seus vídeos, garantindo que eles sejam eficazes. A seguir, sugerimos alguns dos principais recursos e ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Captura de tela e gravação

Principalmente para quem precisa fazer demonstrações de produtos ou tutoriais, um software de captura de tela é essencial. Soluções como o Loom permitem gravar a tela com facilidade, além de possibilitar a gravação de áudio para explicações em tempo real, durante a captura.

Edição

Como estamos falando de um conteúdo que precisa ser mais bem produzido e finalizado, o ideal é contar com ferramentas de edição mais robustas do que aplicativos gratuitos para smartphone.

O Adobe Premiere e o Final Cut Pro são duas opções profissionais amplamente utilizadas em diferentes segmentos. Para quem procura algo mais acessível, programas como Filmora e Camtasia são boas alternativas.

Hospedagem

Ferramentas como YouTube e Vimeo são opções populares, cada uma oferecendo diferentes níveis de personalização, controle sobre os dados e opções de segurança.

Revisão de texto

Ferramentas como Grammarly e Hemingway Editor ajudam a revisar e otimizar seu texto, dando sugestões para garantir a clareza, concisão e um tom que ressoe com o público-alvo. Você também pode usar ferramentas de IA, como o ChatGPT e o DeepSeek.

Análise e otimização

Vimos que é essencial monitorar o desempenho do vídeo. Ferramentas como o Google Analytics ajudam a analisar os dados relativos à visualizações, taxas de retenção e interações do vídeo. Com essas informações, você pode ajustar elementos do conteúdo para melhorar os resultados.

Automação de marketing

As ferramentas de automação de marketing podem acelerar o processo de conversão. Plataformas como o Zoho Marketing Automation permitem, entre outras coisas, segmentar, nutrir e até automatizar o envio de vídeos para os leads em diferentes estágios do funil de vendas.

Criação de landing pages

Para maximizar a conversão do seu VSL, é recomendado direcionar os visitantes a uma página de captura otimizada. Soluções como o Zoho LandingPage facilitam a criação de landing pages de alta conversão, integrando seus vídeos de forma eficiente e incorporando elementos como formulários online e CTAs, que incentivam os visitantes a realizar a ação desejada.

Dicas para otimizar seu VSL

Como qualquer estratégia de marketing, para que o Video Sales Letter seja realmente eficaz, é preciso investir em otimizações que potencializem seu desempenho.

Apresentamos algumas dicas essenciais para aprimorar seu conteúdo e maximizar seus resultados:

1. Defina o objetivo

Antes de começar a criação do seu VSL, é imprescindível definir o que você espera alcançar com o vídeo. O objetivo pode variar de acordo com o estágio do funil de vendas em que seu público se encontra e das particularidades do que você está ofertando.

A definição desse objetivo vai influenciar todos os outros aspectos do vídeo, como o tom de voz, a estrutura do roteiro e as chamadas para ação. Portanto, tenha uma meta bem definida antes de começar a produção do conteúdo, para garantir que todos os demais elementos estejam alinhados com o seu propósito.

2. Conheça o público

A base de qualquer boa estratégia de marketing é entender profundamente o público-alvo. Se você não sabe exatamente quem está assistindo seu VSL, é impossível construir uma comunicação eficaz. Por isso, busque conhecer as necessidades, desejos, dores e objeções do seu público. Isso é crucial para criar uma mensagem realmente relevante e impactante.

Aqui, dois recursos são fundamentais: a criação da buyer persona do seu negócio e a definição do perfil do cliente ideal (ICP). Se você ainda não os criou, vale a pena fazer isso antes de partir para a produção do vídeo.

3. Escreva um roteiro persuasivo e bem estruturado

O roteiro é o alicerce de qualquer conteúdo audiovisual. Como estamos falando de vendas, ele precisa ser, acima de tudo, persuasivo e, ao mesmo tempo, direto ao ponto. Nesse sentido, as estratégias de copywriting são indispensáveis no seu roteiro. 

Como vimos, um bom VSL vai além de uma apresentação de um produto ou serviço. É preciso considerar um conjunto de coisas para criar uma jornada de compra que leve o usuário à solução, conquistando sua atenção e despertando seu interesse na compra.

4. Atente-se aos aspectos técnicos

Embora o conteúdo do Video Sales Letter seja a parte mais importante, os aspectos técnicos não devem ser negligenciados. Uma produção bem feita, com boa qualidade de som e imagem (iluminação, cenário, captação, etc), pode fazer toda a diferença na percepção que o público tem sobre o seu produto e sobre a sua marca.

A edição também tem um papel relevante, pois ela complementa e reforça o que está no roteiro. Ela dita o ritmo do vídeo, evitando que o espectador perca o interesse.

O uso de elementos visuais, como textos e gráficos, ajuda a destacar pontos importantes e também pode melhorar a compreensão.

5. Teste e otimize

Para finalizar, é mais do que recomendado monitorar a performance dos seus vídeos e buscar formas de otimizá-los.

Uma vez que o VSL foi publicado, é importante acompanhar os indicadores-chave de desempenho (KPI), como visualizações, tempo médio assistido e, claro, a taxa de conversão. Esses dados ajudarão a identificar possíveis gargalos e pontos de melhoria.

Realize testes A/B, alterando aspectos do vídeo e página em que ele se encontra, como a CTA, o título ou até a duração. Ao fazer mudanças e experimentos com diferentes versões, você consegue identificar o que realmente funciona para o seu público e, assim, aumentar suas taxas de conversão.

Além disso, colha o feedback dos usuários e fique atento aos comentários nas redes sociais. Se alguém mencionar que uma parte do vídeo ficou confusa ou se você observar que a taxa de rejeição é alta em determinado momento, use essas informações para ajustar sua estratégia e fazer melhorias.

Zoho LandingPage é uma ferramenta completa para criação de páginas de captura de alta conversão. Com uma interface intuitiva, a plataforma oferece modelos responsivos que podem ser personalizados de forma simples, sem a necessidade de habilidades técnicas.

Uma das grandes vantagens do Zoho LandingPage é a assistente de conteúdo com IA, a Zia. Ela oferece sugestões baseadas em dados para otimizar sua página, melhorar o SEO e aumentar as taxas de conversão.

A ferramenta permite a criação de pop-ups dinâmicos e formulários interativos para captar leads de forma mais eficaz. Com ela, você também pode realizar testes A/B, que possibilitam a comparação de diferentes versões da sua landing page e a análise de quais opções geram melhores resultados.

As integrações com outros produtos da Zoho, como o Zoho CRM, e softwares e plataformas externas, como Google Ads e LinkedIn, tornam a solução ainda mais robusta e eficiente para campanhas de marketing e captação de leads.

Você também encontra recursos de análise detalhada, com dados precisos sobre o desempenho de suas páginas, permitindo ajustes contínuos para maximizar os resultados.

Conheça todas as funcionalidades e recursos do Zoho LandingPage, inscreva-se para um teste grátis de 14 dias e descubra como ele pode alavancar suas estratégias de marketing digital.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas