5 dicas para encorajar mulheres no ambiente de trabalho

Reconhecer o trabalho das mulheres em sua organização é importante em todos os dias do ano, mas o Dia Internacional da Mulher é um ótimo momento para refletir sobre como sua empresa se comporta. Além disso, organizações que não valorizam as mulheres no local de trabalho sofrem com baixa produtividade e má reputação.

Segundo a Fortune, empresas que têm um número maior de mulheres em seus funcionários superam as empresas que têm poucas ou nenhuma. De acordo com  o Cidadão Global, aumentar a igualdade de gênero e capacitar as mulheres nas organizações pode agregar US$ 12 trilhões à economia global.

Aqui estão algumas dicas para contribuir com a equidade, encorajar e capacitar as mulheres da sua organização:

Quebre os estereótipos de gênero

A imposição de estereótipos de gênero pode destruir a confiança de seus funcionários e deixá-los desmotivados. Definir algo como trabalho de homem ou trabalho de mulher não é apropriado. Essas noções preconcebidas podem ser um viés na hora de contratar candidatos, afetando a ascensão profissional das mulheres. Aqui estão algumas dicas para evitar que isso aconteça:

  • Eduque seus funcionários sobre os estereótipos de gênero

  • Garanta que haja diversidade de gênero em todos os níveis

  • Tenha uma política clara para prevenir a discriminação

  • Esteja atento à sua linguagem

Defina metas claras para melhorar a diversidade de gênero

A diversidade de gênero é crucial para o sucesso da sua organização. Ele ajuda todos os seus funcionários a serem mais felizes, mais inovadores e mais engajados. O primeiro passo para melhorar a diversidade de gênero é definir metas claras, alcançáveis e baseadas no tempo. Se você está começando com pouca ou nenhuma diversidade em sua organização, é uma boa ideia dar pequenos passos nessa direção. Se a sua organização já possui uma força de trabalho diversificada, as metas devem ser definidas para manter esses padrões. Também é importante garantir que as metas de diversidade estejam alinhadas com seus objetivos gerais de negócios. Realize pesquisas para coletar feedback dos funcionários, isso o ajudará a identificar as áreas que precisam ser fortalecidas para melhorar a diversidade de gênero.

Implemente pagamento igual para trabalho igual

Homens e mulheres que fazem o mesmo trabalho devem ser pagos igualmente. De acordo com um relatório do  Fórum Econômico Mundial, levará mais 257 anos para que homens e mulheres recebam um salário igual. Em algumas organizações, as mulheres ainda recebem menos do que os homens pela mesma quantidade de trabalho. Muitos fatores, incluindo a lacuna da maternidade, preconceito implícito e suposições sociais levam a essa desigualdade. Se os candidatos souberem que esse é o caso da sua organização, isso os desmotivará. Sua taxa de rotatividade pode aumentar ou você pode perder os melhores candidatos. Aqui estão algumas dicas para implementar remuneração igual para trabalho igual:

  • Analise sua política de remuneração e identifique as diferenças salariais

  • Contrate candidatos com base em suas qualificações

  • Implemente transparência salarial

  • Realize avaliações regulares de desempenho

  • Forneça equilíbrio entre vida pessoal e profissional para ajudar as mulheres a progredir em suas carreiras

Incentive a união

Quando seus funcionários trabalham juntos e se fortalecem, a desigualdade de gênero pode ser reduzida em grande porcentagem. Essa cultura ajudará a evitar tratamentos injustos e trará sensação de igualdade e empoderamento. Diferentes problemas surgem quando equipes não trabalham unidas. Encorajar mulheres em sua empresa é difícil quando há intimidação entre funcionários e gêneros.

Realize sessões de mentoria

Sessões regulares de mentoria são essenciais para que os funcionários alcancem crescimento e desenvolvimento em sua organização. Ter programas de orientação pode ajudar mulheres a ganharem autoconfiança e promover perspectivas que apoiem seu avanço na carreira. O conselho do mentor pode ajudar suas funcionárias a superar desafios relacionados à desigualdade de gênero e trazer melhorias. Aqui estão algumas dicas para desenvolver um programa de mentoria:

  • Mantenha os objetivos da sessão claros

  • Crie uma estrutura adequada para o programa

  • Selecione os mentores certos

  • Incentive sua equipe a se abrir e compartilhar frustrações com seus mentores

  • Receba feedback de seus funcionários

Esperamos que essas dicas possam ter te ajudado a implementar algumas melhorias para encorajar as mulheres da sua organização!

A diversidade de gênero no local de trabalho ajuda mulheres em todo o mundo a participar igualmente da força de trabalho. Melhora a imagem da sua organização e dá acesso a um banco de talentos mais amplo, aumentando também a lucratividade da sua organização.

É importante que cada vez mais empresas estejam implementando políticas para reduzir a discriminação de gênero, dando às mulheres a confiança necessária para lutar por mais avanços na carreira e igualdade em suas vidas profissionais.

Aumentar o número de mulheres em sua força de trabalho promove a equidade e também pode melhorar a economia global!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas