Como construir chatbots com IA conversacional?

Independentemente do negócio, há uma necessidade crescente entre as marcas de interagir de forma eficiente com seus clientes. A adoção de chatbots com IA aumentou nos últimos tempos. Eles resolvem muitas preocupações dos clientes, incluindo redução do tempo de espera, melhoria do atendimento ao cliente, aumento do engajamento do cliente e, o mais importante, ficam disponíveis para os clientes 24 horas por dia.

Este blog discutirá os vários métodos para criar um chatbot e os parâmetros a serem considerados ao criar um para o seu negócio.

Identificando o propósito

Alguns anos atrás, construir um chatbot podia levar meses – desde escrever o roteiro até escrever as respostas às perguntas feitas pelas pessoas. Com os avanços recentes em PNL, a criação de bots de conversação ficou muito mais eficiente e fácil de usar. O primeiro passo para criar um chatbot é identificar o seu objetivo. Você quer criar um chatbot para reduzir o tempo de resolução, melhorar a satisfação de clientes ou oferecer um atendimento proativo de alto nível? Encontrar respostas para essas perguntas ajuda você a passar para a próxima etapa na criação de um chatbot.

Chatbots com sistema baseado em regras ou IA conversacional?

Você já se sentiu frustrado com o chatbot de um site quando ele repete continuamente a mesma questão ou dá uma resposta irrelevante para sua pergunta? Esse é um chatbot com script tradicional. Em outras palavras, o primeiro tipo requer escrever manualmente as respostas às perguntas que clientes costumam perguntar. Já o modelo conversacional é alimentado pela compreensão das várias maneiras de fazer a mesma pergunta sem ser treinado em todas as formas de enunciado.

A principal preocupação com os chatbots tradicionais é que eles precisam ser treinados manualmente com todas as possibilidades de uma pergunta ou frase, e isso significa que ele pode não fornecer a resposta desejada quando a pergunta tiver um sinônimo. Assim, as empresas têm de pensar manualmente em todas as possibilidades de consulta de um cliente para dar uma resposta adequada.

Já, os chatbots conversacionais podem fazer a relação entre frases e sinônimos para entender o contexto do que o cliente está tentando dizer.

Vamos considerar um exemplo. A Zylker é uma empresa de comércio eletrônico que inicialmente começou com um chatbot tradicional baseado em regras e mudou para um chatbot de IA conversacional. Aqui está o porquê:

Para a pergunta “Como pago minha conta?”, a Zylker teve que desenvolver mais de 500 variações. Foi quando eles decidiram mudar para chatbots com IA conversacional que pode apreender o que um cliente está tentando dizer e perceber a intenção da pergunta.

Outro aspecto interessante dos bots de conversação são os bots de resposta. Com eles, em vez de rolar pelas páginas de artigos e perguntas frequentes, as pessoas podem receber uma resposta em segundos. Dessa forma, o tempo de resolução de problemas é significativamente reduzido e o atendimento ao cliente é aprimorado.

Low-code, no-code ou programação profissional

Existem três maneiras de construir um chatbot: codificação mínima (low-code), escrever código do zero (profissionais) ou nem usar código (no-code). Embora seja considerado eficaz e vantajoso em termos de personalização construir algo do zero, as plataformas de código profissional para chatbots de conversação têm suas desvantagens. Repleto de termos de software intrigantes e montes de código, a construção de chatbots acaba ficando complicada e demorada, além de ficar limitada a poucos desenvolvedores qualificados.

Por outro lado, as plataformas de low-code e no-code permitem que as empresas configurem chatbots rapidamente. Há uma tendência crescente no uso de plataformas low-code e no-code, pois reduzem drasticamente o tempo de desenvolvimento e os custos de investimento para as empresas.

Citando o exemplo acima, a Zylker usou uma interface de arrastar e soltar para criar um chatbot de conversação simples e eficaz que pode fornecer recomendações personalizadas, processar pedidos, ajudar no faturamento e até mesmo escolher respostas para consultas de clientes em sua biblioteca de recursos.

Use chatbots para obter mais clientes em potencial

Comunicar e resolver as dúvidas das pessoas é o principal objetivo do uso de chatbots, mas é mais do que isso. Um chatbot conversacional também se torna uma extensão da marca e ajuda a transformar mais visitantes em potencial em clientes valiosos.

Tomando a Zylker novamente como exemplo, eles criaram uma mensagem de boas-vindas para visitantes que acessam seu site, com um formulário de chatbot. Depois que um cliente em potencial interessado insere seu e-mail, a empresa pode entrar em contato e ajudar. Além disso, eles também criaram fluxos para incentivar os clientes existentes a avaliar seus produtos.

Em última análise, o importante é criar um chatbot que seja tanto para clientes quanto para prospects (clientes potenciais), reduza a intervenção manual e melhore a visibilidade e a experiência da sua marca. Os chatbots oferecem aos clientes uma experiência pessoal da sua marca que as campanhas por e-mail não conseguem proporcionar.

Criando um chatbot de IA conversacional com o Zobot

Com a plataforma de chatbot da SalesIQ, o Zobot, você pode criar um chatbot do zero ou um bot com no-code usando nossa interface de arrastar e soltar. O SalesIQ também fornece um Answer Bot que entende as consultas dos clientes e fornece respostas imediatas usando sua biblioteca de recursos.

Cadastre-se hoje para uma avaliação gratuita de 15 dias e crie um chatbot de IA conversacional para sua empresa de maneira descomplicada! Comece já!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas