9 estratégias de engajamento para aumentar as vendas e melhorar o suporte

Começar um negócio é uma das coisas mais gratificantes que você pode fazer, mas no cenário atual de competitividade, clientes têm poder suficiente para decidir o destino da sua empresa.

Como empreendedor, é preciso saber que os clientes são a força vital do seu negócio. Simplesmente oferecer os melhores produtos ou serviços não basta para atrair e reter as pessoas. Sua vantagem surge de chamar a atenção de clientes existentes e potenciais de forma constante, para garantir que essas pessoas tenham a melhor experiência com sua marca.

O engajamento do cliente é uma medida do nível de empolgação que a sua empresa gera nas pessoas. Sua estratégia de engajamento do cliente pode ser decisiva para o negócio. A correlação é simples: se impacta positivamente seus clientes, você ganha mais negócios, pois clientes satisfeitos tendem a promover a sua marca.

O engajamento do cliente não é uma ação isolada – é um processo. Também não há uma abordagem única para todos. O que funciona para um negócio pode não funcionar para outros. Sua melhor opção é conhecer seu público, criar seu próprio plano incorporando as estratégias de engajamento do cliente testadas e comprovadas abaixo e, em seguida, medir constantemente a sua eficácia. Neste blog, abordaremos as nove estratégias comprovadas de engajamento do cliente para empreendedores:

  1. Conheça seus clientes

  2. Otimize sua experiência no site

  3. Facilite o contato dos clientes com você

  4. Identifique e atue nos gatilhos do cliente

  5. Ofereça serviços personalizados

  6. Amplie o engajamento do cliente com chatbots

  7. Ofereça suporte conversacional ao cliente

  8. Ajuste sua estratégia com análises

  9. Cuide da sua equipe

1. Conheça seus clientes  

Desenvolver uma estratégia de engajamento do cliente para startups sem saber quem você está tentando alcançar e o que eles realmente precisam é como dar um tiro no escuro.

Analisar o comportamento do cliente com rastreamento de visitantes do site ajuda você a construir perfis de clientes usando métricas que são importantes para você - localização, cargo, setor, uso do site, histórico de interação e muito mais -, com as quais você pode envolver especificamente cada persona de uma forma que gere resultados.

2. Otimize sua experiência no site  

Seu site é a cara da sua empresa e a peça central da experiência de seus clientes com a sua marca.

A melhor maneira de garantir que seu site ofereça aos clientes o que eles precisam é se colocar no lugar deles e passar pela jornada de compra. Aqui está uma lista de verificação para te ajudar a começar.

3. Facilite o contato dos clientes com você  

Oferecer aos clientes em potencial e clientes o apoio que eles procuram – geralmente durante um estágio crítico do ciclo de compra – faz toda a diferença. Oferecendo bate-papo ao vivo em seu site, seus clientes podem entrar em contato sempre que tiverem uma pergunta e conseguir respostas imediatamente.

Você pode configurar o bate-papo ao vivo em seu site sem nenhum custo com o software de bate-papo ao vivo grátis do Zoho SalesIQ. Ele permite que você tenha até 100 bate-papos com clientes por mês, compartilhe arquivos e notas de voz, configure departamentos, visualize o histórico de bate-papo de até 30 dias, relatórios diários de bate-papo ao vivo por e-mail, e dá até para dar a opção de os clientes enviarem mensagens offline!

4. Identifique os gatilhos do cliente e atue nele  

Um cliente engajado tem mais chances de comprar, então não espere que ele venha até você. Identifique seus clientes em potencial mais importantes e configure gatilhos de bate-papo personalizados para que você possa apontar a direção certa para eles nos pontos de contato ideais.

5. Ofereça serviços personalizados  

As pessoas adoram serviços e produtos adaptados às suas necessidades. Pode ser algo simples, como mostrar um anúncio baseado na localização da pessoa, ou algo mais complexo, como acelerar o processo de checkout usando informações e preferências de pagamento salvas.

Só um ponto de atenção: é essencial encontrar o equilíbrio certo entre personalização e levantar bandeiras vermelhas de privacidade. Entenda bem seus clientes e busque personalizar a experiência deles com respeito.

6. Escale o engajamento do cliente com chatbots  

Melhore sua estratégia de engajamento do cliente se mantendo acessível 24 horas por dia.

Sim, sabemos o que você está pensando, mas não precisa contratar pessoal adicional para cobrir vários turnos. Basta implementar um chatbot que dê as respostas de que as pessoas precisam enquanto a equipe estiver ausente. Com construtor de chatbot no-code Zoho SalesIQ, tudo o que você precisa fazer é criar um fluxo de conversa e adicionar suas respostas ao bot.

Você também pode configurar o Answer Bot - um chatbot com inteligência artificial que entende as perguntas de seus clientes, independente dos termos usados, e responde usando a base de conhecimento da sua empresa - aliás, responde até conversa fiada.

Dê um passo adiante e ofereça aos clientes o melhor do dois mundos, criando um chatbot híbrido.


7. Ofereça suporte conversacional ao cliente

Os clientes não querem mais que seus problemas sejam tratados como tíquetes de suporte ou que suas consultas de compra virem apenas um estágio no funil de vendas.

Mude seu foco para conversas para construir relacionamentos de longo prazo com os clientes. Transforme seu habitual “Como posso ajudar?” em “Vi que está com esse problema com nosso produto/serviço, quero ajudar”.

Mas como fazer isso? A resposta está no histórico de interação entre os canais. Não importa quais canais seu cliente usou para entrar em contato com você, você pode gerenciar todas as suas conversas em uma única plataforma.

8. Ajuste sua estratégia com análises  

Agora que você tem um plano de engajamento do cliente, como saber o que está funcionando para você e o que não está? Quais páginas do seu site levam a mais consultas? Como sua equipe está interagindo com os clientes?

Analisando seus dados de engajamento do cliente, você pode responder a essas perguntas e ajustar sua estratégia de engajamento.

Claro, para que isso funcione, você vai precisar olhar para os KPIs certos. Veja essa lista de métricas de engajamento do cliente antes de começar.

9. Cuide da sua equipe  

Por fim, a equipe que atende o cliente desempenha um papel importante no sucesso do engajamento do cliente. No entanto, esse aspecto costuma ser negligenciado quando as empresas elaboram o plano de engajamento do cliente.

Dê a tecnologia e o treinamento certos para o time, motive o pessoal e preste atenção às suas queixas. Você só consegue entregar a melhor experiência do cliente e engajar os clientes se sua equipe estiver bem cuidada. Você também pode conferir nossas dicas selecionadas para melhorar o astral da sua equipe de suporte ao cliente.

Resumindo  

Não existe uma receita de bolo para um bom engajamento do cliente. Você pode se deparar com contratempos quando está começando. Você pode não ter métricas detalhadas para iniciar ou a equipe pode não estar totalmente alinhada. Conforme você segue adiante, tudo começa a se encaixar.

Esperamos que nossa lista de estratégias de engajamento do consumidor te inspire e te ajude a começar bem. Você também pode conferir nosso blog detalhado em como construir uma estratégia eficaz de engajamento do cliente.

Existe uma estratégia de engajamento do cliente que você recomenda? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas