Produtividade no expediente: o que não fazer para conseguir manter o foco

Produtividade no expediente: o que não fazer para conseguir manter o foco - Zoho

Para melhorar a produtividade no expediente por toda a equipe, é necessário foco dos colaboradores.

Nesse sentido, qualquer mudança que ocorra neste ambiente pode interferir em seu foco. Assim, sabemos que não é a sua intenção deixá-lo desatento e, até mesmo, desestimular as atividades que executa.

Ter foco no trabalho é o mesmo que dizer que o colaborar é perseverante e resiliente, isso porque, quando alguém está focado e visa um objetivo em específico, por mais que imprevistos ocorram, ele irá se sentir motivado para continuar.

Por esse motivo, confira algumas dicas de como auxiliar no foco dos seus colaboradores.

Elementos que distraem os funcionários

A priori, é interessante trazermos os principais elementos que estão presentes em um ambiente de trabalho e que tiram o foco dos funcionários. Alguns exemplos são:

  • Uso excessivo de celular e distrações digitais no geral, portanto, limite o acesso a dispositivos dos colaboradores durante o horário de trabalho;
  • Presença de televisão no espaço de trabalho, pois chama a atenção para o programa que está passando;
  • Barulho e ruídos no geral, fazendo com que o colaborador perca o foco no que está produzindo;
  • Interrupções frequentes por superiores ou colegas, logo, determine tarefas específicas para cada colaborador ao invés de promover uma construção em conjunto (pelo menos, na maioria das vezes); e
  • Estresse, que pode ser derivado do próprio ambiente de trabalho como de problemas pessoais, então, promova um local harmônico para trabalhar, com o suporte necessário.

Como melhorar o foco no trabalho?

A fim de te auxiliar, trouxemos algumas dicas do que você pode fazer quando seus colaboradores estiverem desmotivados e sem foco no ambiente de trabalho. Confira a seguir.

Produtividade no expediente: Realize uma pesquisa de clima organizacional

O primeiro passo para trazer o foco dos seus funcionários no trabalho é buscar a causa desse desinteresse. Afinal, dessa maneira, é possível retirar o problema ainda quando está em uma fase inicial. Uma boa opção é fazer uma pesquisa de clima organizacional com o intuito de identificar o problema.

Para realizar melhor essa pesquisa é necessário que ela cumpra com a sua finalidade, uma opção é enviar à sua equipe um formulário digital com perguntas de acordo com observações sobre o tema foco no trabalho.

Outra opção é ter uma conversa simples e aberta com os funcionários que demonstram a falta de foco dentro do ambiente da empresa. É de suma importância que você os escute de forma atenta e demonstre interesse por seus motivos.

Qual a principal motivação dos seus colaboradores?

É natural que as pessoas fiquem desatentas quando não veem mais sentido naquilo que estão fazendo no momento. Se esse for o caso, escute mais os seus colaboradores e saiba o que os motiva e quais são suas aspirações dentro da empresa. Fazendo isso, é possível estabelecer um plano de carreira para o funcionário, além, claro, de objetivos individuais e coletivos à equipe.

Invista em programas de incentivo e capacitação

Uma boa opção para tirar seus colaboradores do modo “automático” é mantê-los interessados e motivados por meio de estratégias de gamificação. Em resumo, use a filosofia dos jogos para engajar a equipe, oferecendo premiações e recompensas ao final de cada etapa da gamificação. Invista, portanto, em programas de incentivo e capacitação é inserir no ambiente de trabalho a política de reconhecimento.

Defina um período específico para execução das tarefas

Faça com que cada funcionário tenha um período específico para executar as suas tarefas, por mais que isso ocorra em blocos, por exemplo. Assim, ele estará entretido com as suas funções para cumprir com o prazo dado.

Nesse sentido, para isso, divida projetos grandes em pequenas atividades. Quando um funcionário recebe um projeto muito grande para executar, ele acaba procrastinando e se distraindo, não entregando com agilidade as tarefas que recebeu.

Dê e receba feedbacks para maior produtividade no expediente

Por fim, acostume-se a dar e receber feedbacks dos seus funcionários, pois no momento em que você comunica ao seu colaborador o que deve ser melhorado e ouve suas opiniões sobre a cultura organizacional de sua empresa, os processos internos passam a funcionar melhor.

Como um ambiente de trabalho remoto pode auxiliar no foco e na produtividade no expediente? 

As dicas que trouxemos podem te ajudar, e muito, a recuperar o foco dos seus colaboradores. Porém, uma alternativa mais segura é investir em um ambiente destinado apenas ao trabalho. Para isso, você pode investir no Zoho Connect.

O Zoho Connect é a solução ideal de intranet para a sua empresa impulsionar a cultura de trabalho, bem como a experiência dos colaboradores. Com essa plataforma, é possível ter uma cultura de abertura e engajamento, com o fornecimento de um hub centralizado.

Essa é uma opção de fornecer ao seu funcionário um app para que ele possa receber as informações relativas ao trabalho. Através dessa solução, é possível o compartilhamento de newsletter, atualizações e demais informações que o funcionário precisa com uma certa urgência.

A sua empresa precisa de um ambiente digital

A sua empresa precisa de um ambiente digital por diversos fatores, e um deles é a comunicação empresarial. Através desse espaço, os funcionários poderão ter uma comunicação multidirecional. Ao mesmo tempo, toda a equipe se sente encorajada a compartilhar feedbacks e ideias relevantes.

Esse espaço virtual também contribui para uma melhor experiência dos colaboradores de forma a promover uma cultura saudável na organização. Dessa maneira, a equipe se sente motivada a trabalhar da melhor maneira possível e trazer resultados positivos à empresa.

O Zoho Connect também permite que as interações do dia a dia no ambiente de trabalho ocorram de forma remota. Ou seja, toda a companhia estará reunida em um só espaço digital, exercendo as suas atividades de forma comum ao trabalho presencial.

Por isso, saiba como a sua empresa pode ter um espaço de trabalho digital acessando o site oficial do Zoho Connect.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas