Gráfico de burndown: o que é e como usar?

Gerenciar o progresso de um projeto pode ser desafiador, especialmente quando tarefas se acumulam e prazos se aproximam. Por isso, o gráfico de burndown é um aliado que você não pode dispensar.

A ferramenta visual mostra exatamente o quanto do trabalho já foi concluído e o que ainda falta, ajudando equipes a manterem o foco, prever atrasos e tomar decisões mais assertivas.

É como uma bússola que mostra o seu avanço, a direção certa, se a sua equipe está no ritmo certo para cumprir prazos, entregando valor sem sobrecarga ou atrasos… E mais. É uma das ferramentas mais práticas da metodologia ágil.

Então, se você quer mais previsibilidade, produtividade e transparência nos seus projetos, continue a leitura deste post. Entender e aplicar o gráfico de burndown pode transformar a forma como a sua equipe trabalha. Vamos lá?

1. O que é um gráfico de burndown? 

Um gráfico de burndown, ou burndown chart, é uma representação visual do progresso de um projeto ao longo do tempo. Ele mostra a quantidade de trabalho restante em relação ao tempo disponível, permitindo que equipes acompanhem se estão no ritmo certo para cumprir prazos.

Os seus eixos exibem o tempo e os story points, a linha de trabalho ideal com base em performances anteriores e uma linha efetiva de progresso em tempo real.

O eixo horizontal (X) representa o tempo (dias, sprints ou semanas) e o eixo vertical (Y) mostra a quantidade de trabalho restante, que pode ser em horas, pontos de história ou tarefas.

À medida que o trabalho é concluído, a linha do gráfico “queima” o volume de tarefas, daí o nome burndown.

2. Componentes de um gráfico de burndown 

O gráfico de burndown foi criado em meados de 2000 por Ken Schwaber, sendo usado para gerenciar projetos de software. Como você viu, ele é composto por alguns elementos para visualizar o progresso do projeto de forma clara:

  • Eixo horizontal - O X, que representa o tempo, que pode ser medido em dias, semanas ou sprints, dependendo da duração do projeto.

  • Eixo vertical - O Y, que mostra a quantidade de trabalho restante, que pode ser medida em horas, tarefas, pontos de história ou qualquer unidade usada para quantificar o esforço.

E ainda existe:

  • Linha ideal ou linha de referência - Indica o ritmo perfeito para concluir o trabalho dentro do prazo. Serve como parâmetro de comparação.

  • Linha real ou de progresso - Mostra a quantidade de trabalho que ainda falta. Conforme as tarefas são concluídas, essa linha “desce”, refletindo o avanço.

  • Pontos de verificação - Marcam datas ou momentos importantes do projeto, ajudando a visualizar rapidamente se o ritmo está adequado ou se há atrasos.

3. Por que usar o gráfico de burndown? 

O gráfico é extremamente útil para que os times consigam se situar. Ele ajuda a identificar rapidamente:

  • Se o projeto está adiantado, no prazo ou atrasado;

  • Gargalos ou acúmulo de tarefas;

  • Quando o trabalho será concluído baseado no progresso e nas tendências;

  • Necessidade de ajustes no planejamento ou mudanças nas atividades.

É uma ferramenta poderosa para monitorar o progresso de projetos ágeis e garantir que a equipe esteja no caminho certo. Nele, você registra o progresso todos os dias. Cada tarefa concluída é refletida no gráfico, permitindo uma visão precisa do andamento.

Essa praticidade também facilita reuniões rápidas de alinhamento e transparência total com os stakeholders.

Apenas olhando se a linha real está acima ou abaixo da linha ideal, você já consegue saber se a equipe está atrasada ou adiantada, se há obstáculos ou gargalos que precisam ser resolvidos.

Você percebe se as tarefas precisam de atenção imediata, se é preciso realocar recursos ou fazer revisões, mantendo o projeto dentro do cronograma.

Assim, o burndown permite tomar decisões rápidas antes que problemas se tornem prejuízos. E ele serve para um verdadeiro histórico: ao analisar padrões, você percebe quais tarefas demoram mais, quais estimativas foram boas e onde a equipe pode melhorar.

Confira o organizador de tarefas gratuito!

 

4. Tipos de gráfico de burndown 

Como você viu, pode usar o gráfico de burndown para apoiar a gestão de projetos porque ele transforma o progresso do sprint em uma visualização clara e imediata, e permite acompanhar tudo em tempo real.

Você vê rapidamente se o sprint está no caminho certo, quais bloqueios ou tarefas atrasam - antes que se tornem críticos, e sem precisar de relatórios complexos. Com poucas olhadas, você pode realocar recursos, ajustar prioridades ou revisar estimativas.

Lembre-se que existem diferentes tipos de gráficos de burndown, cada um focado em aspectos específicos do progresso do sprint ou do projeto. Confira alguns:

1. Burndown de Sprint (Sprint Burndown) 

Ele mostra a evolução das tarefas ou pontos de história ao longo de um sprint, e permite acompanhar se a equipe está no ritmo certo para concluir todas as atividades planejadas.

2. Burndown de Release (Release Burndown) 

Este é focado em todo o ciclo de uma release ou entrega maior. Assim, ajuda a visualizar o progresso acumulado das sprints que compõem a release, permitindo ajustes no planejamento.

3. Burndown de Equipe (Team Burndown) 

É destinado a medir a produtividade de cada membro ou de grupos dentro da equipe, ajudando a identificar gargalos ou desequilíbrios na distribuição de tarefas.

4. Burndown de Projeto (Project Burndown) 

Ele mostra o andamento geral de um projeto do início ao fim, considerando todas as releases e sprints. Assim, os stakeholders podem ter uma visão macro e avaliar se o projeto será entregue no prazo.

5. Domine a gestão de projetos com o Zoho Projects! 

Não perca tempo com planilhas complexas ou atualizações manuais, repetitivas, sujeitas a falhas e que apenas gastam o seu tempo.

Esses documentos e até mesmo os gráficos de burndown podem ajudar sua equipe a identificar e resolver problemas de performance, mas não mostram tudo o que importa, e não são a única ferramenta necessária.

É hora de centralizar a sua gestão, aumentar a produtividade e tomar decisões mais rápidas com insights em tempo real.

Afinal, para conseguir acompanhar todos os dados sobre o seu projeto, você precisa da tecnologia certa: o Zoho Projects, que oferece todos os recursos necessários no dia a dia da sua equipe.

Passe a monitorar o progresso do seu time de forma visual, ágil e precisa.

Com gráficos, relatórios detalhados, dashboards personalizáveis e integração com outras ferramentas, você mantém cada tarefa sob controle e garante que os prazos sejam cumpridos.

E mais, como:

  • A segurança é prioridade, com criptografia, auditorias, backups, autenticação multifator e mais, em conformidade com regulamentações de segurança.

  • Os SLAs personalizados permitem que você defina e automatize compromissos de serviço, garantindo que as expectativas dos clientes sejam atendidas.

  • Aproveite a assistente virtual Zia, que utiliza inteligência artificial para fornecer insights sobre métricas, gerar resumos, sugestões, traduções, correções e mais.

  • O acompanhamento detalhado de indicadores-chave de desempenho (KPIs), como progresso, desvios, custos e relatórios personalizados.

  • O Timesheet facilita o registro e acompanhamento das horas trabalhadas em cada tarefa.

O Zoho Projects oferece planos acessíveis, com recursos avançados como SLAs, automação e relatórios detalhados. Essa estrutura de preços é personalizada conforme as suas necessidades, e torna o Zoho Projects uma opção ideal para equipes de todos os tamanhos.

Experimente a melhor plataforma e transforme a gestão dos seus projetos!

Aproveite uma demonstração gratuita do Zoho Projects agora.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas