Tudo o que você precisa saber sobre plataformas de desenvolvimento de baixo código

O termo “plataforma de desenvolvimento de baixo código” vem ganhando cada vez mais força no mundo dos negócios. É um termo dado a plataformas que podem ajudar os usuários a construírem e implantarem rapidamente aplicativos personalizados com menos codificação do que o desenvolvimento tradicional.

Como muitas empresas começaram a perceber o potencial dessas plataformas, passaram a usá-las ativamente para a transformação digital dos seus negócios.

De acordo com o Gartner, “em 2024, o desenvolvimento de aplicativos de baixo código será responsável por mais de 65% da atividade de desenvolvimento de aplicativos”.

O que é uma plataforma de desenvolvimento de baixo código?  

Uma plataforma de desenvolvimento de baixo código permite que não-programadores criem aplicativos com pouco ou nenhum conhecimento de programação, por meio de fragmentos de código pré-construídos ou blocos, com uma interface visual de arrastar e soltar.

Além disso, a plataforma elimina a necessidade de criar estruturas, vincular bancos de dados e outras tarefas normalmente incluídas no desenvolvimento tradicional. Também reduz a lacuna entre negócios e TI, já que ambas as equipes trabalham juntas para resolver uma necessidade real de negócios. E torna o desenvolvimento mais fácil para que mesmo pessoas sem habilidades de programação possam desenvolver aplicativos por conta própria.

Com plataformas de baixo código, suas equipes de TI podem desenvolver aplicativos com mais rapidez e menos erros do que a codificação tradicional. Elas não precisam gastar meses construindo um aplicativo do zero, pois essas plataformas fornecem componentes padronizados, como formulários, modelos de relatório e fragmentos de código prontos para uso.

E a maioria das plataformas de baixo código também oferece aplicativos prontos que podem ser instalados e personalizados com base nos requisitos do usuário.

Recursos a serem considerados em uma plataforma de baixo código  

Antes de mudar para uma plataforma de desenvolvimento de baixo código, é importante verificar os seguintes recursos:

Modelagem visual  

A interface de modelagem visual de plataformas de baixo código permite que você veja a aparência do seu aplicativo conforme você o constrói. Os modelos visuais são mais fáceis de entender do que o texto de codificação tradicional, o que permite que os não-desenvolvedores entendam o design do aplicativo rapidamente.

Arrastar e soltar   

As plataformas de baixo código oferecem interfaces simples de arrastar e soltar, que ajudam os usuários e desenvolvedores a criarem aplicativos visualmente, resultando em uma implementação mais rápida – esta é uma das características mais relevantes das plataformas de baixo código. É mais rápido e fácil gerenciar o código por meio de módulos visuais.

Segurança  

A plataforma que você escolher para construir seus aplicativos de negócios deve ser segura e oferecer recursos para também tornar seus apps mais seguros. O aplicativo não atrairá os usuários se não for confiável, independentemente do quão funcional ou esteticamente agradável ele possa ser. Ao lidar com dados confidenciais, você não pode arriscar usar algo que potencialmente abra uma porta para hackers. A plataforma certa terá todas as certificações de estrutura de segurança necessárias e experiência comprovada com iniciativas de grande escala.

Os recursos de segurança integrados tornam o baixo código uma solução segura e confiável para processos internos em setores que lidam com ativos de dados confidenciais, como serviços financeiros e saúde.

Implantação de vários dispositivos  

Se você estiver construindo um aplicativo usando uma das muitas soluções de plataforma de baixo código do mercado, esse é um ótimo recurso. Construir um aplicativo com compatibilidade multicanal – que permite que sua equipe o acesse de qualquer lugar do mundo – torna as coisas mais fáceis. Você só precisa criar um aplicativo uma vez, que deve ser acessível em qualquer dispositivo. Essa funcionalidade cruzada é fundamental, pois nem todos os usuários estão no mesmo dispositivo ou plataforma – e com baixo código, não há necessidade de codificar para cada plataforma e sistema operacional no mercado.

Escalabilidade  

Outro recurso significativo que deve ser observado é a escalabilidade de plataformas de baixo código. Os aplicativos criados devem permitir que você adicione mais usuários à medida que sua empresa cresce. Fornecer acesso a usuários com base em funções de trabalho pode ser uma tarefa difícil quando o número de usuários envolvidos é enorme. Com uma plataforma de baixo código, o acesso ao aplicativo é fácil: você pode controlar o que os usuários finais podem fazer nos níveis amplo e granular; designar se o usuário é um administrador, um especialista ou um usuário final; e atribuir funções e permissões com base nas posições dos colaboradores na organização.

Benefícios da implementação de uma plataforma de desenvolvimento de baixo código  

As plataformas de baixo código são construídas para serem vantajosas para quem não conhece sobre programação e desenvolvimento de aplicativos e para desenvolvedores que procuram um método de desenvolvimento mais rápido.

Aqui estão alguns dos benefícios de uma plataforma de desenvolvimento de baixo código:

Desenvolvimento mais rápido  

Negócios em rápida evolução exigem tecnologia que acompanhe as tendências de mercado em constante mudança. E plataformas de desenvolvimento de baixo código podem ser essenciais nessas situações. A vantagem que o desenvolvimento de baixo código oferece é sua capacidade de impactar significativamente a entrega de um novo software. O desenvolvimento visual é o principal recurso que facilita essa velocidade incomparável.

A longo prazo, os aplicativos desenvolvidos com plataformas de baixo código ajudam as organizações a se tornarem mais ágeis. Digamos que o usuário precise adicionar um novo módulo ou modificar um existente: uma boa plataforma de baixo código oferecerá suporte a isso sem qualquer interrupção no processo.

Produtividade aprimorada  

O efeito indireto da agilidade é que as equipes de desenvolvimento deixam de realizar tarefas manuais demoradas, como atualizar dados sempre que houver uma mudança. Isso dá à equipe mais tempo para se concentrar na codificação, onde a engenhosidade humana é necessária; permite que os usuários empresariais criem seus próprios aplicativos, o que economiza uma quantidade substancial de tempo para os desenvolvedores; e também melhora a produtividade como um todo, pois eles não é necessário esperar que os desenvolvedores atendam as solicitações. Como resultado, os projetos serão implementados com mais rapidez, eficiência e padrões mais elevados.

Gerenciamento de riscos  

As organizações estão encontrando dificuldades para acompanhar as constantes mudanças nas regulamentações. É aqui que uma plataforma de baixo código entra em ação. Ela permite uma transformação mais rápida para que você possa atender aos requisitos e ficar à frente dos prazos, permitindo o controle de todos os processos de gerenciamento de riscos em uma plataforma centralizada. Uma boa plataforma de desenvolvimento de aplicativos de baixo código pode ajudar a reduzir a quantidade de dados em risco.

Por exemplo: talvez, o departamento de marketing queira adicionar seu conteúdo ao aplicativo após publicá-lo, e isso provavelmente não é uma preocupação. Porém, e se o departamento de vendas mantiver informações altamente pessoais do cliente no mesmo aplicativo? Isso é perigoso! Nessas situações, é mais fácil com uma plataforma de baixo código, onde você pode adicionar usuários e fornecer acesso às equipes com base em suas funções, para que as informações confidenciais permaneçam seguras.

Além disso, elimina a lacuna de habilidades ao mesmo tempo em que simplifica a manutenção e as atualizações de aplicativos. Atualizar um aplicativo de baixo código para segurança de dados é fácil e economiza tempo.

Flexibilidade  

Uma plataforma de desenvolvimento de baixo código facilita a mudança de aplicativos e sua adaptação a novos requisitos.

Quer seja uma tarefa simples ou um fluxo de trabalho complexo, os usuários podem alcançá-lo sem escrever uma linha infinita de códigos. O baixo código fornece recursos que permitem aos usuários implementar novas estruturas ou modelos de sistema operacional rapidamente. Essas plataformas têm recursos que foram testados por diferentes implementações, portanto, as chances de bugs ou falhas de segurança são significativamente reduzidas. E com a capacidade de criar mais aplicativos em menos tempo, os custos diminuem automaticamente. Também reduz a necessidade de mais desenvolvedores, diminuindo os custos de contratação e trazendo alívio para as equipes de desenvolvimento já sobrecarregadas.

Experiência do cliente  

Aplicativos visualmente atraentes feitos com baixo código melhoram a experiência do usuário final. Os clientes podem obter aplicativos totalmente funcionais em semanas ou até mesmo em dias. Isso aumenta a compreensão e a capacidade de resposta de toda a equipe, mantendo-as na mesma página sem distrações. Muito desse tempo, que pode ser gasto no desenvolvimento de aplicativos por meios tradicionais, é economizado ao usar uma abordagem de baixo código. Em vez disso, o tempo economizado pode ser utilizado de forma eficaz e eficiente para proporcionar uma experiência mais rica ao cliente.

Gerencie facilmente o seu negócio com o Zoho Creator  

Em um mundo que está mudando rapidamente, a capacidade de identificar e responder às oportunidades de inovação digital mais rapidamente do que seus concorrentes determinará se sua empresa vai afundar ou nadar.

As plataformas de baixo código estão revolucionando a maneira como os aplicativos são desenvolvidos e essa será a principal forma de entrega de softwares nos próximos anos. Isso ocorre porque é caro contratar recursos técnicos qualificados para desenvolver continuamente em linguagens de codificação tradicionais. Sempre haverá um aumento na demanda por aplicativos de empresas, e eles precisarão de uma plataforma de baixo código para poder lidar com isso.

O mundo do desenvolvimento de baixo código é um espaço empolgante para explorar e estamos no meio de uma grande mudança na forma como a TI interage com outros departamentos. Agora, é a hora de investir em plataformas de baixo código e abraçar a tecnologia como uma parte essencial da organização.

Você pode começar escolhendo a plataforma certa, com os recursos de que precisa para construir um aplicativo personalizado para sua organização. E o Zoho Creator é uma plataforma de baixo código que permite que usuários com conhecimento técnico mínimo criem, editem e executem seus processos automatizados – dá a qualquer organização o poder do desenvolvimento de aplicativos. Sua interface intuitiva e snippets de código prontos para uso tornam mais fácil para qualquer pessoa estar no comando dos processos que mais importam.

Publicações relacionadas