O papel essencial da integração BI-IA na tomada de decisões empresariais

A combinação entre Inteligência Artificial e Business Intelligence (BI-IA) é poderosa e necessária para explorar grandes volumes de dados, gerando base para tomar decisões mais orientadas - evitando erros e prejuízos que podem atrapalhar a sua empresa.

No mercado atual, a busca por informações precisas e relevantes é constante. Empresas usam softwares e técnicas diárias para analisar dados, entender variáveis e tomar decisões. Nessa jornada, a integração BI-IA é essencial.

Com alguns cliques, inúmeros dados viram informações claras, traduzindo a complexidade dos dados brutos em conhecimento para te ajudar diariamente.

Então, você quer transformar dados em insights e ações, obtendo as vantagens da precisão? Comece entendendo mais sobre BI-IA! Vamos lá?

O crescimento da complexidade das decisões empresariais  

O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e globalizado, gerando complexidade nas decisões. É um ambiente de rápida mudança, onde as condições são instáveis.

As empresas enfrentam desafios, variáveis e oportunidades que exigem uma tomada de decisão rápida, estratégica e baseada em dados. O comportamento do consumidor, a economia, as leis, a política… São vários influenciadores das corporações.

Em contrapartida, há a evolução da tecnologia de análise de dados e o aumento da disponibilidade desses dados, tanto internos quanto externos. Quando alguns negócios passam a verificar dados antes de tomar decisões, ganham precisão e vantagem competitiva - então, nasce a crescente necessidade de sempre tomar decisões mais assertivas.

Atualmente, corporações de médio e grande porte analisam dados em tempo real para embasar a rotina de trabalho diária. As empresas precisam de dados atualizados para responder a mudanças e fazer ajustes, já que dados desatualizados são imprecisos e podem levar a decisões equivocadas.

Cada passo precisa ser pensado estrategicamente e executado de forma inteligente. Por isso, os dados são gerados em uma taxa sem precedentes em transações, interações e diferentes plataformas. Quando analisados, eles entregam insights valiosos.

Então, é preciso não apenas coletar esses dados, mas também analisá-los corretamente. Não se preocupe, existem softwares eficientes para coletar e visualizar uma quantidade robusta de dados.

As ferramentas de Business Intelligence (BI) ajudam a coletar, analisar e interpretar grandes volumes de dados com eficiência. Quando o BI é integrado à Inteligência Artificial, a automatização e análise se torna mais poderosa. Entenda mais a seguir!

O papel do Business Intelligence  

Como você viu, a complexidade das decisões empresariais traz a necessidade de dados precisos e em tempo real. As empresas que conseguem usar a tecnologia para aproveitar esses dados ganham grande vantagem no mercado. Ao usar bem a tecnologia, é preciso investir em Business Intelligence.

O Business Intelligence (BI) traz um conjunto de recursos para captar, acessar, analisar e gerar insights a partir de dados. Ele coleta dados de várias fontes internas e externas, como bancos de dados, planilhas, redes sociais e mais. Esses dados são então integrados e transformados em um formato que pode ser facilmente analisado.

As ferramentas de BI apresentam essas informações em interfaces que representam graficamente os dados, com recursos em vários formatos, incluindo relatórios detalhados, imagens, fontes de dados, diagnósticos intuitivos e dashboards para a compreensão da performance.

Não à toa, com a necessidade crescente de análise de informações, de acordo com a Mordor Intelligence, o mercado brasileiro de BI deverá crescer de US$ 9,80 bilhões em 2023 para US$ 20,28 bilhões até 2028, com taxa de crescimento anual de 15,65%

O BI moderno é extremamente útil, já que fornece respostas em tempo real para questões complexas. Analise o Retorno sobre o Investimento, a experiência do cliente, o suporte, as vendas, como anda um serviço ou produto, a performance da empresa, o que aconteceu em cada processo e muito mais.

Use os relatórios para identificar tendências, padrões e insights, acessar análises descritivas e diagnósticas. Os dados podem levar a melhor eficiência, redução de custos e aumento de lucros empresariais.

Como a IA potencializa a análise de dados?  

Afinal, tem como o Business Intelligence ser ainda mais vantajoso: durante a integração BI-IA. Nessa jornada de dados, essa união é essencial:

● A Inteligência Artificial parte para a automatização e o uso de algoritmos que permitem que sistemas aprendam sozinhos, estudem padrões, tendências, operem tarefas repetitivas e respondam questões.

● O Business Intelligence irá coletar, ordenar, analisar, compartilhar e monitorar os dados.

Juntas, e com muita eficiência, as tecnologias podem solucionar questões diárias, gargalos e erros nas empresas. São complementares e capazes de gerar profunda eficiência.

A IA para BI usa técnicas de aprendizado para analisar dados e descobrir padrões ocultos. Com a IA, além de captar informações necessárias, você poderá automatizar processos manuais e economizar o tempo da equipe.

A IA consegue fornecer novos insights que as técnicas tradicionais de BI podem não conseguir. É uma técnica mais sofisticada, poderosa e precisa. Ela ajuda na geração de insights e até mesmo na previsão de cenários e possibilidades.  A IA pode prever tendências futuras com base em dados históricos e também sugerir ações que devem ser tomadas para alcançar um determinado objetivo.

Com análises preditivas e prescritivas, é possível, por exemplo, prever como estarão as vendas futuras, estudar o padrão de compra do cliente, analisar o estoque ou entender como expandir a empresa para um novo mercado. A gestão que estreitar essa relação BI-IA o mais cedo possível, estará à frente em vantagem competitiva no setor.

Importância da integração entre BI e IA para impulsionar a tomada de decisão  

A integração entre Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA) é uma poderosa alavanca para a tomada de decisões estratégicas na sua empresa, independentemente do porte.

Essa combinação permite não apenas compreender o que aconteceu no passado, mas analisar as possibilidades do futuro, gerando uma gestão muito mais proativa. Com a IA, as ferramentas de BI podem fornecer análises mais precisas e predições acuradas, analisando um grande volume de dados enquanto automatiza ações simples do seu dia a dia.

A integração BI-IA permite o acesso a insights em tempo real, monitoramento do comportamento do cliente, organização e limpeza de dados, sugestão de melhorias e mais. Essa integração pode ser o diferencial que levará a sua empresa ao próximo nível de crescimento e sucesso. Mas, para tudo isso, você precisa da ferramenta certa.

O Zoho Analytics é a solução acessível e completa que você precisa para integrar BI-IA com facilidade. O software irá facilitar a tomada de decisões baseada em dados, capacitando a sua empresa a tomar decisões mais informadas e estratégicas.

A plataforma robusta é capaz de potencializar a forma como a sua empresa aborda a interpretação e utilização de dados. Ela combina versatilidade, integração e custo-benefício atrativo.

Com abordagem acessível, o Zoho Analytics é fácil de usar, gerando velocidade no treinamento da sua equipe, além de eficaz para impulsionar a inteligência de negócios, ajudando a empresa a tomar decisões informadas com recursos avançados de BI.

O software gera relatórios interativos, possui dashboards personalizáveis e ferramentas de colaboração. Além disso, conta com profunda integração BI-IA. Você terá a sua própria assistente de inteligência artificial: a Zia, que fornece insights em segundos.

Conheça o Zoho Analytics e impulsione o uso de BI-IA na sua empresa!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas