Como aprofundar a análise financeira para decisões orientada por dados

A sua empresa precisa ir além das análises financeiras tradicionais, dos relatórios passados ou planilhas manuais, que estão sujeitos a erros humanos e podem gerar prejuízos.

Adote uma abordagem avançada, orientada por dados, com insights que permitam uma gestão mais eficiente. Sem ela, fica mais difícil tomar decisões de qualidade que garantam a sustentabilidade da organização - sem se basear em achismos e intuições.

Livre-se dos métodos antigos e conte com a tecnologia certa para ter à disposição análises financeiras detalhadas, precisas, com previsões que ajudem a antecipar desafios e oportunidades antes que surjam.

Ao integrar dados financeiros de diferentes fontes e analisá-los em tempo real, você pode não só entender o desempenho do seu negócio, mas também otimizá-lo.

Mas como fazer tudo isso? Você descobrirá neste guia!

Entenda como contar ferramentas de BI e análise de dados, como extrair insights valiosos e transformar a maneira como você lida com as finanças da sua empresa. Vamos lá?

O que é análise financeira?

A análise financeira, como o nome indica, é sobre analisar e interpretar informações financeiras de uma empresa para compreender sua condição econômica e potencial de crescimento.

Para isso, usa dados, indicadores e métricas financeiras, como lucro, balanço patrimonial, ROI, demonstração de resultados, margem de lucro, liquidez e fluxo de caixa. Você ganha a visão sobre a rentabilidade e eficiência capital do negócio, a sua capacidade de gerar lucros e manter operações viáveis, saudáveis, seja no curto, médio ou longo prazo.

A análise financeira é mais do que avaliar um histórico, já que deve ser precisa a ponto de servir como base para planos futuros da empresa.

Ela permite até mesmo identificar padrões nos dados financeiros que mostram como a gestão deve fazer a tomada de decisões, se são necessários ajustes em estratégias de custo, investimentos ou gestão do fluxo de caixa.

Assim, suporta projeções financeiras para o planejamento estratégico da organização e pode ser mostrado a investidores e parceiros para assegurar estabilidade e demonstrar resultados.

Como a análise financeira pode transformar uma empresa?

A análise financeira é como um verdadeiro GPS, guiando o negócio rumo a decisões mais inteligentes, mantendo a sustentabilidade. Com ela, você consegue enxergar claramente a saúde financeira, ajustar rotas, evitar prejuízos e alcançar suas metas.

Com uma boa análise financeira, você verá o que está funcionando e o que precisa de ajustes. Basta olhar para indicadores como margem de lucro, ROI e liquidez para encontrar as áreas que precisam de atenção.

Assim, fica muito mais fácil decidir onde cortar custos, quando investir ou até mesmo planejar uma expansão.

Ou seja, a análise financeira serve para evitar decisões no escuro, podendo até criar projeções realistas e orçamentos mais alinhados com os objetivos da empresa, ajudando a traçar uma estratégia sólida.

Com a boa análise, dá para identificar problemas antes que eles virem uma dor de cabeça, como dívidas ou falta de dinheiro. Assim, você pode agir antes de o problema crescer.

Acompanhando de perto todas as entradas e saídas, principalmente com a ajuda de uma tecnologia que te entregue os dados em tempo real, você evita sustos no fim do mês e garante que sempre terá recursos.

Além disso, ao analisar despesas, fica mais fácil descobrir onde dá para economizar dinheiro sem perder qualidade ou eficiência. Isso significa menos desperdício.

O documento pode ser usado para atrair aquele investidor ou fechar um financiamento, pois deixa os resultados claros e aumenta a confiança dos possíveis parceiros ou investidores.

Boas práticas para implementar análise financeira orientada por dados

Para te ajudar a avaliar e interpretar as informações financeiras da empresa de forma completa, para entender sua saúde financeira e tomar decisões mais informadas, a análise pode envolver, por exemplo:

Rentabilidade: a capacidade da empresa de gerar lucros a partir das suas receitas, como as métricas margem de lucro e o retorno sobre investimento (ROI).

Liquidez: a capacidade de pagar suas obrigações de curto prazo, como no índice de liquidez corrente.
Solvência: eficiência em pagar suas dívidas no longo prazo, como a métrica do índice de endividamento.

Eficiência: analisa o uso de ativos e recursos para gerar receitas. Está em indicadores como o giro de ativos e a rotatividade de estoque.

E mais, sempre contando com boas práticas, como:

1. Metas e objetivos claros

Tenha um objetivo claro sobre o que deseja alcançar, como melhorar a rentabilidade, reduzir custos ou avaliar novos investimentos. 

2. Governança de dados

Garanta a segurança das informações. Para evitar multas e sanções, a sua empresa deve ter políticas claras sobre quem tem acesso aos dados, como são armazenados, controlados, tratados e atualizados. 

3. Abordagem preditiva 

A análise não deve se limitar apenas a olhar para o passado. Faça previsões sobre o desempenho financeiro da empresa, projeções de fluxo de caixa, análise de tendências, riscos e mais, com visão antecipada das necessidades.

4. KPIs relevantes 

Escolha os indicadores certos, alinhados aos objetivos da empresa e úteis para a tomada de decisões. 

5. Dashboards visuais 

Para facilitar a compreensão dos dados financeiros, com a ajuda de ferramentas, crie dashboards interativos e relatórios que permitam visualizar as métricas de forma clara e acessível. 

6. Automação de processos

A automação reduz a carga de trabalho manual e melhora a precisão. Automatize a coleta de dados, geração de relatórios e alertas para acompanhar indicadores, enquanto os dados são atualizados e analisados em tempo real.

7. Treinamento da equipe

A equipe deve estar bem treinada sobre as ferramentas de análise e como usar os insights para tomar decisões. Envolva toda a organização na cultura de dados.

8. Revisão e ajustes

À medida que os objetivos de negócios evoluem e o mercado muda, a análise financeira também deve ser adaptada. Realize revisões e ajustes nas suas estratégias.

A tecnologia certa torna todo esse processo mais simples e acessível, pode automatizar a coleta e integração de dados financeiros, consolidar informações de diferentes fontes, centralizar os dados em uma única plataforma e gerar uma visão completa da saúde financeira da empresa.

Então, para seguir essas boas práticas, conte com ferramentas como o Zoho Analytics

Com ela, de forma simples e intuitiva, é possível levar a análise financeira a um nível mais avançado, tornando a tomada de decisões rotineira ainda mais eficiente e fundamentada em dados reais. Teste grátis por 15 dias!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas