Business Intelligence (BI): o que é e como usar na sua empresa?

Business Intelligence, também chamado de BI, é a estratégia para coleta, organização e transformação de dados em informações claras, úteis e poderosas, capazes de gerar insights acionáveis. A estratégia combina análise empresarial, coleta e visualização de dados e práticas recomendadas para tomar decisões embasadas.

A partir do Business Intelligence, a empresa pode gerar relatórios, analisar problemas, observar o comportamento de compra do cliente, prever tendências, tomar decisões mais precisas e muito mais.

Você poderá usar esses dados para eliminar a ineficiência, proteger-se contra riscos e vulnerabilidades, além de se adaptar às mudanças no mercado, dos concorrentes, dos fornecedores ou dos clientes.

O dia a dia empresarial não precisará mais ser recheado por decisões com base em achismos, imprecisas e inseguras, com possíveis prejuízos. Observando dados, a gestão poderá saber para onde ir. Por isso, os dados são um verdadeiro ouro para as empresas. E eles precisam ser minerados através de uma boa ferramenta de Business Intelligence - um software ou plataforma que trabalha com análises profundas.

Então, agora que você sabe um pouco do conceito e algumas das vantagens do Business Intelligence, vamos para as dicas? Aqui você vai entender melhor o que é Business Intelligence, qual o seu papel, como funciona, como utilizar a seu favor e mais.

Boa leitura!

O que é o Business Intelligence?  

O Business Intelligence, ou BI, é um termo popular atualmente. Ele surgiu na década de 1960, nomeando um sistema para compartilhamento de informações em corporações. Depois, continuou sendo desenvolvido na década 80 com modelos computacionais.

Antes, as ferramentas se baseavam em um modelo tradicional, onde o BI era controlado e totalmente dependente do departamento de TI, com a maioria das questões sendo respondidas em relatórios.

Com apenas uma nova questão, todo o processo deveria ser reiniciado. Ou seja, tudo era muito lento e dificilmente os dados seriam proveitosos para decisões imediatas.

Essa abordagem ainda é comum para relatórios padrão, mas impossível de ser usado no mercado moderno. Os departamentos de TI permanecem importantes, mas outras equipes podem visualizar os dados de forma ágil e responder às perguntas. A definição moderna de BI evoluiu muito desde então.

As soluções de BI modernas são mais confiáveis, ágeis, robustas, automatizadas e flexíveis. Hoje, o Business Intelligence resume práticas, tecnologias e ferramentas para transformar dados brutos em informações relevantes nas decisões diárias de corporações. O BI resume um conjunto de processos para organização de dados que as empresas podem usar para melhorar suas operações.

O processo começa com a coleta de dados de várias fontes, como outros sistemas de CRM, ERP, redes sociais, bancos de dados, clientes, relatórios, históricos, ferramentas de marketing digital e mais. Depois, os dados são coletados, organizados e analisados a partir de algoritmos e técnicas.

Através da transformação de grandes volumes desses dados brutos em insights acionáveis, com uma boa ferramenta de BI, fica fácil identificar padrões, tendências e até fazer previsões.

Os insights são apresentados em plataformas que tornam mais fácil a sua visualização e compreensão, como painéis, gráficos, tabelas, relatórios, estatísticas, aprendizado de máquina e mais.

Essas representações permitem que os colaboradores compreendam os dados e possam interpretá-los. Com eles, a empresa pode ter uma base para gerar planejamentos e estratégias, reduzindo erros por suposições.

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, o BI tornou-se uma ferramenta indispensável para empresas de todos os portes e setores. Os seus benefícios são inúmeros. Com uma boa ferramenta de BI, as equipes podem identificar quais áreas precisam de melhorias, quais são as oportunidades e ameaças. Além disso, o BI também pode ajudar a melhorar a eficiência, reduzir custos, aumentar o lucro, melhorar a satisfação do cliente e mais.

Por tanta complexidade, é comum que o BI seja tratado como uma área de negócio, um departamento, como vendas ou RH, contando com profissionais que usam as ferramentas certas para seus processos. Entenda em detalhes o seu funcionamento!

Como funciona o Business Intelligence?  

O Business Intelligence é um termo abrangente, que engloba vários processos resumidos acima e detalhados a seguir. Afinal, para a coleta de uma grande quantidade de dados brutos, é preciso que a tecnologia siga etapas.

Tudo isso ocorre de forma integrada e rápida, desde a mineração dos dados a partir de fontes, a geração de relatórios, o compartilhamento dos dados com os colaboradores e mais.

Os dados analisados no Business Intelligence são variados: benchmarking (estudo das estratégias usadas pelas empresas concorrentes), métricas de desempenho, comparação com históricos, comparação em relação às metas, análises financeiras e outras.

O usuário pode verificar a análise de dados passados para descobrir o histórico, fazer consultas para buscar respostas, analisar padrões, estatísticas e outras informações através de diversas representações que compilam os dados.

Seguindo etapas, o processo de BI começa com a coleta de dados das fontes. Esses dados são então organizados, armazenados e analisados para gerar insights úteis:

1. Coleta de dados  

A primeira etapa do BI é a coleta de dados. Esta etapa envolve reunir dados de várias fontes que podem incluir bancos de dados internos, como sistemas de CRM (Customer Relationship Management) ou ERP (Enterprise Resource Planning), bem como fontes externas, como redes sociais, sites de terceiros, ou dados de mercado.

2. Preparação, organização e limpeza  

Depois que os dados são coletados, eles precisam ser organizados, preparados e limpos. A preparação de dados envolve estruturar e categorizar as informações de uma forma que faça sentido para a análise. A limpeza de dados, por outro lado, envolve a remoção de conteúdos duplicados, corrigindo erros e lidando com quaisquer inconsistências.

3. Armazenamento de dados  

Uma vez que os dados foram organizados e limpos, eles são armazenados em locais diferentes a depender da plataforma e da empresa. Normalmente, em um grande banco de dados projetado para armazenar, gerenciar e recuperar as informações com eficiência e segurança.

4. Análise de dados  

É hora da análise dos dados armazenados. Ferramentas de BI são usadas para analisar dados brutos e gerar insights. Elas são capazes de descobrir padrões, tendências e fazer previsões através de técnicas avançadas, como análise preditiva, mineração de dados ou aprendizado de máquina.

5. Relatório e visualização  

Após a análise, os insights derivados dos dados são apresentados de uma maneira fácil de entender. Isso é geralmente feito através de relatórios, tabelas, gráficos e painéis de controle personalizáveis. A visualização de dados torna mais fácil para os tomadores de decisão compreender os insights e usá-los.

6. Ação e regularidade  

A etapa final do BI é a ação. Os insights obtidos através da análise de BI são usados para informar a tomada de decisões e impulsionar a estratégia de negócios de forma regular. Isso pode envolver a tomada de ações como a implementação de mudanças operacionais e novas estratégias.

Em resumo, o BI funciona transformando dados brutos em insights acionáveis que podem ser usados para impulsionar a tomada de decisões. Para isso, ele inclui análise de dados e análise empresarial, que fazem parte de um inteiro processo.

Usando técnicas avançadas e poderosas de análise para identificar padrões históricos e prever padrões futuros, o Business Intelligence aplica esses os seus algoritmos e traduz os resultados para a empresa. O BI foi desenvolvido para responder a perguntas, oferecer análises, otimizar processos e mais. Esse ciclo de análise gera enormes vantagens.

Benefícios das ferramentas de BI para as empresas  

Como você viu, o objetivo principal do BI é embasar e agilizar a tomada de decisão, favorecendo a empresa em diversos aspectos. Com boas ferramentas de Business Intelligence, a complexidade da coleta de dados é ultrapassada. Geração de relatórios e implementação de análises preditivas, por exemplo, estão ao alcance de um clique.

Essa coleta ocorre com maior precisão, rapidez e profundidade, já que a máquina evita erros humanos. A apresentação de dados históricos e atuais pode gerar eficiência até mesmo para aumentar as vendas ou os lucros.

Quando usados da forma adequada, os dados podem contribuir para as mais diversas áreas de empresas de todos os setores, identificando como aumentar os resultados, analisando o comportamento dos clientes, a concorrência, o desempenho, as operações e mais.

Por exemplo, na área de Marketing, uma das que mais se beneficiam de boas ferramentas de Business Intelligence, é possível, com base em dados, analisar a taxa de conversão, o fluxo de visitantes no site, as páginas com melhores resultados, comportamentos do lead, padrões de interações, localização, horários e mais.

Com as informações geradas, você entende quais temas, formatos e canais performam melhor, quais campanhas são mais eficientes e alcançam o público-alvo. Com o BI, você pode prever sucessos e identificar aquelas mudanças no mercado que, caso perdidas, prejudicam a inovação empresarial. O BI te mostra erros ou problemas, evitando prejuízos e muitas dores de cabeça.

A empresa passa a ter:

1. Tomada de decisão melhorada  

Ao fornecer informações precisas e atualizadas, o BI permite que os tomadores de decisão tomem decisões mais eficientes.

2. Aumento da eficiência  

Ao automatizar a coleta, organização e análise de dados, a BI pode economizar muito tempo e esforço, aumentando a eficiência geral da empresa.

3. Identificação de novas oportunidades  

A análise de BI pode ajudar a identificar novas oportunidades de negócios, mercados inexplorados ou tendências emergentes.

4. Melhoria do atendimento ao cliente  

O BI pode ajudar a entender melhor os clientes, permitindo que as empresas personalizem a sua oferta e melhorem a satisfação. Ferramentas de Business Intelligence ajudam na avaliação de performance de colaboradores, projetos e operações.

Elas são valiosas para ajudar a reduzir ineficiências, sinalizar problemas e identificar oportunidades que antes seriam perdidas. É um alerta de possíveis anomalias que poderiam prejudicar a empresa.

Como aplicar o Business Intelligence?  

Como você viu, os benefícios não param.

Acesse todas as informações em um só lugar, obtenha visibilidade das performances, refine os processos com base em dados, aumente a produtividade, analise a integridade financeira da empresa, controle o estoque e muito mais.

A partir do BI, o seu time pode fazer um acompanhamento preciso das vendas e performance financeira, com dados sendo compartilhados entre equipes em tempo real, com centralização e transparência.

É uma forma de descomplicar o dia a dia empresarial sem precisar ir à caça de dados a todo momento. Então, para aplicar o BI, siga os passos a seguir:

1. Defina seus objetivos  

Antes de começar, é importante definir claramente o que você espera alcançar com o BI. Estude o que a sua empresa precisa, elenque quais metas SMART irão guiar a sua estratégia. Elas devem ser Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e medidas pelo Tempo, com prazo.

2. Colete os dados adequados  

Identifique quais dados são necessários para alcançar seus objetivos, quais departamentos precisam ser analisados e em quais áreas a sua empresa precisa da ferramenta de Business Intelligence.

3. Analise os dados e faça ajustes  

Use a ferramenta de BI para analisar os dados e extrair insights úteis. Tome decisões baseadas nos insights gerados pela ferramenta de BI para alcançar melhores desempenhos.

Essa análise e correções devem ser feitas regularmente, de forma transparente e comunicada para toda a equipe. Apenas com a tecnologia é possível fazer esse processo, então conte com a plataforma certa.

4. Escolha a ferramenta de BI  

Para alcançar todas essas vantagens, você precisa da ferramenta certa: compatível, acessível, segura e com os recursos avançados que tornem esses insights possíveis. Então, escolha uma ferramenta de BI que se adapte às suas necessidades. Afinal, tecnologia irá fazer a maior parte do trabalho.

O Zoho Analytics é uma excelente ferramenta que oferece uma variedade de recursos poderosos de BI. É poderosa, fácil de usar, e se integra bem com uma variedade de outras plataformas, podendo centralizar os dados de vários departamentos.

Por ser intuitiva, o Zoho Analytics facilita o treinamento da sua equipe e entrega o suporte que você precisa para usar efetivamente a ferramenta de BI. A plataforma de inteligência de negócios e análise de dados facilita o monitoramento, rastreia KPIs, automatiza atividades repetitivas, permite visualização avançada e detalhada de relatórios e mais.

Diariamente, o Zoho Analytics vai transformar grandes quantidades de dados brutos em informações acionáveis enquanto reduz a necessidade de qualquer intervenção manual, economizando tempo e reduzindo possíveis erros.

A plataforma oferece robustos recursos de segurança, incluindo criptografia, controle de acesso e conformidade com padrões internacionalmente reconhecidos para garantir a proteção dos dados.

À medida que as empresas crescem, a quantidade de dados que elas geram também aumenta. O Zoho Analytics é projetado para escalar facilmente, adaptando-se ao que você precisa.

No Zoho Analytics, as suas equipes podem colaborar em tempo real, ganhando base para comunicação e tomando decisões melhores e mais informadas diariamente.

Impulsione o Business Intelligence com o Zoho Analytics!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas