7 indicadores de RH que realmente importam para sua empresa

Imagine uma empresa tentando formar o time para iniciar um projeto, tentando escalar os profissionais certos sem saber quem é especialista em que, quem consegue melhores resultados ou usa determinadas ferramentas…

Impossível, certo? No mundo corporativo, é o que acontece quando o RH não acompanha os indicadores certos. A diferença entre intuição e estratégia é medida por dados.

Se você já está no mercado competitivo e quer parar de olhar só para planilhas soltas e relatórios genéricos, esse conteúdo é pra você. Entenda como usar os indicadores a seu favor!

A importância de monitorar indicadores de RH

Indicadores de RH não servem apenas para apresentar à liderança no final do trimestre. Eles são termômetro, bússola e radar, tudo ao mesmo tempo. Com eles, é possível:

  • Identificar gargalos no recrutamento;
  • Prever rotatividade;
  • Calibrar benefícios fornecidos para os profissionais;
  • Medir o impacto de treinamentos;
  • Cruzar dados de performance com clima organizacional.

Ou seja, são métricas para medir as práticas de Recursos Humanos na organização, e geram dados quantitativos sobre o recrutamento, o treinamento, o onboarding, a retenção, o desenvolvimento, o engajamento, a produtividade e o desempenho dos colaboradores.

Quando analisados com inteligência, esses dados ajudam o RH a sair do lugar de “área de suporte” e assumir o papel de protagonista estratégico.

Entenda como aplicar o People Analytics!

Principais indicadores de RH para acompanhar de perto

O acompanhamento é fundamental para gerar resultados. Sem ele, você pode acabar desperdiçando tempo, esforço e dinheiro em estratégias que não geram os resultados esperados.

Então, os objetivos dos indicadores de RH podem ser: verificar o desempenho das equipes e das práticas de RH, identificar problemas e áreas de melhorias, dar suporte para decisões, acompanhar a evolução para metas e investimentos.

Conheça 9 indicadores de desempenho para monitorar!

Vamos falar daqueles KPIs mais importantes e como aplicá-los com a tecnologia certa:

1. Turnover ajustado

Mais do que saber quem saiu, é crucial entender quem está saindo e por quais motivos. Afinal, alta rotatividade entre talentos é bem diferente de uma renovação natural de estagiários, por exemplo - e pode gerar prejuízos e queda de produtividade.

2. Tempo médio de contratação

Indicador direto da eficiência do seu processo seletivo. Se está muito alto, talvez seja hora de revisar descrições de vaga, canais de divulgação ou até o funil de entrevistas.

Ao entender o tempo médio de contratação e o desempenho pós-admissão, você pode descobrir, por exemplo, se determinados processos (muito rápidos ou muito demorados) resultam em mais ou menos desligamentos, com menor ou maior qualidade.

3. Índice de absenteísmo

Ausências frequentes dos seus colaboradores podem apontar problemas de clima organizacional, liderança ou sobrecarga. Quando esse dado conversa com pesquisas ou NPS interno, surgem insights valiosos.

O índice de absenteísmo pode ser calculado da seguinte forma:

(Número de desligamentos no período / Número médio de funcionários no período) x100

Um exemplo de um cenário para otimização é:

A sua empresa mapeia os dados de afastamento dos colaboradores e percebe que, sempre após escalas de fim de semana, os feedbacks são negativos e os times parecem mais exaustos.

Assim, deve fazer uma revisão nos turnos e um programa de saúde mental, diminuindo o absenteísmo e aumentando a satisfação de todos.

4. Custo por contratação

Essa métrica é fundamental para balancear agilidade e eficiência. Aqui vale cruzar com canais de aquisição de talento para saber onde está o melhor ROI (retorno sobre o investimento feito).

Lembre-se que, no Zoho Analytics, você consegue entender padrões de contratação, onboarding, retenção e desligamento com apenas alguns cliques. Monitore a rotatividade dos seus funcionários e use os dados para otimizar as suas estratégias.

5. Produtividade por colaborador

Vai muito além de “entregou ou não entregou”. Com análise comparativa entre áreas, perfis e ciclos de avaliação, esse número se torna decisivo para decisões de promoção e desenvolvimento dos profissionais.

Faça o cálculo: Número de produção / Número de funcionários

Use plataformas como o Zoho Analytics para verificar a produtividade de cada colaborador, analise o desempenho dos treinamentos, ferramentas usadas e ambiente de trabalho. Monitore até mesmo o tempo registrado e as horas faturáveis por projetos, clientes e mês.

6. Índice de capacitação

A métrica verifica o investimento da empresa na capacitação dos seus colaboradores, com o seguinte cálculo:

Total de horas de treinamento / Quantidade de funcionários  
      
É bom ter uma ideia da frequência de treinamento e estudar a sua eficiência, mantendo a equipe devidamente atualizada e capacitada.

7. Satisfação dos colaboradores

Segundo a Harvard Business Review, colaboradores satisfeitos produzem 31% mais e são 85% mais eficientes.

Mas como saber como anda a satisfação das equipes?
eNPS (Employee Net Promoter Score), que mede o grau de lealdade dos colaboradores com a pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa como um bom lugar para trabalhar?”

Como interpretar:

9–10: Promotores
7–8: Neutros
0–6: Detratores

eNPS = % de Promotores – % de Detratores

Você pode, por exemplo, aplicar o eNPS trimestralmente via formulário integrado ao Zoho People, e, cruzando com dados de turnover no Zoho Analytics, identificar um problema pontual de liderança em uma equipe específica.

Também pode aplicar pesquisas de clima organizacional, menores e temáticas (sobre liderança, comunicação, segurança e mais). Os dados também podem ser analisados pelo Zoho Analytics.

Faça análise de feedbacks e até de sentimentos com a AI do Zoho Analytics, embasando um verdadeiro programa de valorização interna para retenção dos seus profissionais.

Com o Zoho People + Zoho Analytics, você também consegue visualizar:
Quais áreas estão mais engajadas em iniciativas;
Onde há menos participação;
Como a satisfação varia entre cargos, faixas etárias, tempo de casa e mais;

Tudo com alertas inteligentes para prevenir problemas.

Faça relatórios segmentados e verifique se o clima organizacional é agradável, o que faz toda a diferença na satisfação dos colaboradores e nos resultados. Veja como anda o onboarding, relacionamento entre as equipes e lideranças, a valorização dos times e mais.

A verdade é que, em todos os indicadores que você conheceu, o Zoho Analytics pode te ajudar. Com ele, você entende a sua força de trabalho, com informações valiosas sobre a distribuição geral de profissionais com base em segmentações como gênero, designação, experiência e muito mais.

Entenda a seguir!

Dando um passo além: análise avançada de RH para sua empresa

E aqui entramos na parte que separa os achismos da orientação por dados em tempo real: a inteligência analítica aplicada ao RH.

Como você viu, o Zoho Analytics vai te ajudar nessa jornada, transformando dados de ferramentas diversas e até planilhas em painéis dinâmicos e interativos. Ele conecta os indicadores, revela padrões e permite ações preditivas.

Modelo de dashboard para RH

Com a plataforma, você consegue:

  • Entender a estrutura dos seus negócios, das pessoas e de suas funções na empresa;
  • Cruzar indicadores de desempenho com dados de engajamento;
  • Analisar tendências históricas de turnover;
  • Identificar áreas com maior risco de burnout;
  • Monitorar KPIs por gestor, área ou perfil;
  • Antecipar demandas de contratação com base no ciclo de vida de cada cargo.

E mais.

Imagine que a empresa está enfrentando alta rotatividade entre desenvolvedores. Com o Zoho Analytics, basta cruzar dados de clima organizacional, feedbacks e produtividade por equipe.

Dessa forma, poderá descobrir a causa. São exemplos:

  • As equipes com menor satisfação tem líderes recém-promovidos sem formação em gestão;
  • O turnover concentrado nos primeiros meses de casa, provavelmente por falta de onboarding;
  • O onboarding com etapas desconectadas e sem mentoria técnica.

Assim, com base em dados, a empresa pode reestruturar o onboarding, criar trilhas de liderança e reduzir o turnover. O RH que mede bem, decide melhor, analisa de forma avançada e transforma o negócio.

Teste o Zoho Analytics grátis por 15 dias!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas