Quando dados sensíveis circulam pela internet sem proteção, é como enviar uma carta com informações confidenciais em um envelope, exposta a todos os olhares até chegar ao destinatário.
Quando se trata do meio corporativo, essas “cartas” carregam dados sobre clientes, transações e mais, que podem levar a problemas jurídicos e grandes prejuízos. Afinal, os ciberataques são uma rotina da qual as empresas precisam se proteger, e confiar apenas em senhas já não basta.
Conheça a criptografia PGP, que é um verdadeiro escudo protegendo e autenticando comunicações, garantindo que apenas o destinatário tenha acesso ao conteúdo. Ela é um aliado indispensável para a privacidade, segurança e integridade dos seus dados.
Qual é o significado de PGP?
Diariamente, muitas informações trafegam para o seu e-mail e através dele. Você mexe com contratos, dados de clientes, informações pessoais, registros financeiros e mais.
Então, se você for alvo de ataques cibernéticos, o risco à sua privacidade, conta bancária e reputação com os clientes é grande.
Por isso, a criptografia PGP (Pretty Good Privacy, ou em português, “privacidade muito boa”) se destaca como uma boa solução. Foi criada pelo ativista político Phil Zimmermann, em 1991, para proteger comunicações.
Hoje, é usada para manter a segurança dos dados no geral. Ela passa a criptografar, descriptografar e autenticar as mensagens com chaves, assinaturas e mais recursos.
Como funciona a criptografia PGP?
A PGP funciona com:
Criptografia de chave pública (assimétrica), onde só o destinatário correto consegue decifrar a mensagem.
Criptografia de chave simétrica, uma ferramenta para acelerar o processo.
As chaves podem garantir que você irá criptografar dados e compartilhá-los, ou descriptografar os que recebe. Com elas, apenas os usuários certos poderão ler o conteúdo que você envia, sem dores de cabeça, mas com privacidade e autenticação.
O PGP também permite assinaturas digitais, assegurando a autenticidade do remetente e a integridade da mensagem. É um padrão de ouro em segurança e privacidade digital.
No dia a dia, acontece da seguinte forma:
1. Geração das chaves
Cada pessoa cria um par de chaves: a pública, que pode ser compartilhada com qualquer pessoa, e a privada, que deve ser guardada em segredo, e só o dono tem acesso.
2. Envio de uma mensagem com PGP
Você irá enviar um e-mail seguro, então pega a chave pública do destinatário e usa essa chave para criptografar a mensagem. Então, envia o e-mail criptografado. Só o destinatário, com sua chave privada, consegue abrir e ler a mensagem.
3. Recebimento da mensagem
Quando o destinatário recebe seu e-mail, usa a chave privada para decifrar o conteúdo. Ninguém mais, nem mesmo hackers ou o provedor de e-mail, consegue ler a mensagem.
4. Assinatura digital
O PGP também permite garantir que a mensagem realmente veio de você, com uma assinatura digital sua usando a chave privada. Quem recebe pode verificar a assinatura usando sua chave pública. Assim, fica provado que a mensagem veio de você.
Usos de criptografia PGP na segurança de dados da empresa
Numa empresa, a criptografia PGP irá atuar protegendo o envio e armazenamento de informações confidenciais, como relatórios de auditoria, senhas temporárias, documentos de compliance e contratos entre a equipe e os clientes.
Uma boa notícia, inclusive, é que o PGP é normalmente considerado impossível de hackear.
Confira um exemplo da PGP na rotina corporativa:
1. Geração de chaves
Cada colaborador e cliente que irá trocar informações confidenciais precisa:
Gerar um par de chaves PGP (pública/privada).
A chave pública é compartilhada com a equipe; a chave privada é mantida protegida e nunca compartilhada.
2. Treinamento e integração
A equipe recebe treinamento básico sobre criptografia PGP e a integração com cliente de e-mail. A partir de scripts internos, automatizam a verificação e criptografia de arquivos usando a chave pública do destinatário.
3. Fluxo de trabalho seguro
Ao enviar um relatório sensível, o colaborador:
Usa a chave pública do cliente para criptografar o arquivo.
Anexa o arquivo criptografado ao e-mail.
Assina digitalmente o conteúdo para garantir a autenticidade.
O cliente, ao receber, usa sua chave privada para descriptografar o arquivo.
4. Uso de chave revogada e expiração
As chaves têm prazo de validade normalmente de um ano, incentivando a rotatividade. Chaves revogadas são publicadas em servidores de chave e removidas das listas internas.
Como Zoho Mail utiliza criptografias de email para sua segurança
E-mails criptografados são ilegíveis por qualquer pessoa que não seja o destinatário. O risco de interceptação é muito reduzido com a criptografia no armazenamento e no trânsito.
Por isso, você terá todos esses recursos de proteção de dados e muito mais no Zoho Mail.
Nele, o PGP permite que os usuários assinem, enviem e recebam e-mails altamente criptografados com chaves públicas e privadas. Todas as chaves geradas são criptografadas e armazenadas no Zoho Database com algoritmo AES.
A plataforma leva a segurança dos dados a sério e utiliza criptografia de ponta a ponta para proteger a troca de e-mails em todas as etapas.
Isso significa que tanto no trânsito (quando as mensagens estão sendo enviadas e recebidas) quanto em repouso (armazenadas nos servidores), os dados permanecem protegidos contra acessos não autorizados.
Os e-mails são armazenados em formato já criptografado. Seus dados são divididos em fragmentos e cada fragmento é criptografado antes de ser armazenado. A gestão das chaves usadas é com a máxima segurança.
Ele conta com protocolos seguros como TLS (Transport Layer Security) para garantir que a comunicação seja privada, além de suportar criptografia S/MIME, que fornece segurança de alto nível contra vazamentos, phishing, spoofing e outros ataques.
Além disso, o Zoho Mail também tem proteção e filtragem contra Spam.
Com o Zoho Mail, se você receber mensagens de outro provedor que não oferece suporte a TLS, o e-mail será marcado como Simples.
Assim, a sua empresa evita que informações confidenciais sejam interceptadas, alteradas ou acessadas por terceiros, garantindo a privacidade e a conformidade no dia a dia.
Confira o guia definitivo sobre políticas de segurança!
Vantagens e desvantagens da criptografia PGP
Como você viu, a criptografia PGP leva a alta segurança e confidencialidade: só o destinatário com a chave privada pode acessar o conteúdo.
Também permite assinar digitalmente, garantindo que o remetente é confiável, e detecta se a mensagem foi alterada. É um mecanismo amplamente usado, com softwares confiáveis.
Por outro lado, pode parecer complexo para usuários iniciantes, que precisam gerar e gerenciar várias chaves. No dia a dia, o grande volume de dados pode ser confuso, e nem todos os e-mails ou apps suportam PGP nativamente.
Além disso, é necessário garantir que a chave pública do destinatário seja legítima, e que a chave privada seja muito bem guardada. Sem ela, não há recuperação dos dados.
Conheça o Zoho Workplace
Então, como garantir que a sua empresa tenha toda a segurança necessária sem confundir as informações e perder dados tão importantes? Garanta tudo isso e muito mais para o seu escritório a partir do Zoho Workplace, que, além do Zoho Mail, engloba mais 7 aplicativos:
Zoho WorkDrive: armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem com colaboração em tempo real.
Zoho Meeting: hospedagem de videoconferências e webinars.
Pacote Office: Zoho Writer, processador de texto, Zoho Sheet, processador de planilhas com suporte para fórmulas e análises avançadas, e Zoho Show, para criação de apresentações.
Zoho Cliq, chat corporativo.
Zoho Connect, intranet social corporativa.
O Zoho Workplace tem o melhor custo-benefício do mercado, e está em conformidade com regulamentações de segurança nacionais e internacionais, como ISO 27001, SOC 2, e LGPD.
As práticas de segurança da plataforma atendem aos mais altos padrões. Enquanto isso, os seus recursos de automação, colaboração e inteligência artificial combinam eficiência e produtividade.
Então, para garantir a segurança da sua empresa sem confusões e sem correr o risco de perder dados valiosos, a resposta está no Zoho Workplace, a suíte completa que protege suas informações e mantém seu escritório mais produtivo.
Comments