Passo a passo para o seu recrutamento online e dicas de ferramentas

O recrutamento online ajuda a facilitar o processo seletivo na sua empresa. Além de ser uma ferramenta inovadora, ela demanda menos tempo e custos tanto para corporações quanto para os profissionais entrevistados.

Para conseguir usar o recrutamento online como seu aliado, é preciso que você entenda como realizá-lo com a maior eficiência. Siga a leitura e confira um passo a passo, dicas de ferramentas para te ajudar e mais. Vamos lá?

Como fazer um recrutamento online bem-sucedido  

Feito com a utilização de ferramentas digitais, o recrutamento online também torna mais fácil avaliar uma maior quantidade de candidatos, mapear perfis, reter dados e direcionar requisitos.

Então, vamos partir para a prática? Confira um guia:

1. Defina o perfil do candidato ideal  

Para começar o seu recrutamento, estabeleça uma estratégia direcionada. Assim, você irá localizar candidatos com mais facilidade e de forma mais precisa. A Gestão de Recursos Humanos deve estabelecer requisitos que não podem faltar nos candidatos para que estejam alinhados à vaga.

Isso inclui:

  • Habilidades: liste as habilidades técnicas e sociais que o candidato deve possuir.

  • Experiência: especifique o número de anos de experiência na área e outros cargos relevantes para o currículo dos candidatos.

  • Qualificações: defina o nível de educação que o candidato deve ter, como um diploma de bacharel, mestrado ou outros.

  • Traços de personalidade: Especifique os traços de personalidade que se alinham com a cultura da empresa.

2. Escolha plataformas de recrutamento online  

Existem várias plataformas de recrutamento online úteis para que você possa publicar a sua vaga.. Algumas das mais populares incluem, por exemplo, a rede social profissional LinkedIn. Mas são famosos também o Indeed, Glassdoor e Monster, além de ser possível usar redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter para atrair candidatos.

3. Crie e publique a descrição do cargo  

Na publicação da vaga, é preciso incluir a descrição do cargo - que também deve ser clara para todos os seus profissionais envolvidos no recrutamento. Inclua o título do cargo, responsabilidades, qualificações, critérios, benefícios e como se inscrever.

Confira o exemplo:

  • Título do Trabalho: Desenvolvedor Web Sênior

  • Localização: Recife, PE

  • Descrição do Trabalho: Procuramos um Desenvolvedor Web Sênior com 5+ anos de experiência em JavaScript, HTML, CSS e React.

  • Requisitos: Formação em Ciência da Computação ou campo relacionado, 5+ anos de experiência em desenvolvimento web, amplo conhecimento em JavaScript, HTML, CSS e React.

  • Benefícios: Plano de saúde, flexibilidade de horário, oportunidades de desenvolvimento profissional

  • Como se Inscrever: Envie o seu currículo e carta de apresentação para o e-mail da empresa.

O recrutamento online permite a análise filtrada de currículos, como inserir nível de experiência, formação e outras características. Sendo assim, não há a necessidade de ler infinitos currículos ocupando a sua equipe, e o processo passa a ser agilizado.

4. Invista em um software para gestão do recrutamento   

Aproveite as vantagens da tecnologia: um software de recrutamento de candidatos pode gerenciar as aplicações. Afinal, com o aumento do número de candidatos, o uso de um software é indispensável - ou o processo inteiro tomaria todo o tempo da sua equipe.

O software para gestão do recrutamento online é capaz de automatizar várias tarefas, como publicação de vagas, triagem de currículos e agendamento de entrevistas. Ele ajuda a organizar dados, facilita o acesso, a comunicação e mais.

O Zoho Recruit é o software de gerenciamento de recrutamento que você precisa. Ele traz todas essas vantagens, recursos, funcionalidades e muito mais.

Também permite que você rastreie os candidatos desde a aplicação até a contratação, garantindo que nenhum seja perdido no processo. O sistema pode ser integrado com as redes sociais, e a triagem de currículos e o agendamento de entrevistas passa a ser automatizado.

Com o Zoho Recruit, você pode analisar dados, gerar relatórios e monitorar a eficácia do recrutamento. É o sistema que faz a diferença na sua empresa. Conheça o Recruit!

5. Faça entrevistas por chamada de vídeo   

As entrevistas por chamada de vídeo são parte essencial do processo de recrutamento online. Você deve ter um bom software para conduzir as entrevistas com perguntas bem planejadas.

Analise o som e a qualidade do vídeo, a confiabilidade e estabilidade do software, a facilidade de uso, os recursos para agendamento de reuniões, a segurança e mais.

O Zoho Meeting atende a todas essas necessidades. Ele oferece vídeo e áudio de alta qualidade para garantir uma comunicação clara, infraestrutura robusta, estável, confiável, interface intuitiva e fácil.

Também permite agendar reuniões e enviar lembretes automáticos com facilidade. Ele possui amplos recursos de segurança, como criptografia de ponta a ponta e autenticação de dois fatores. Conheça o Meeting!

6. Faça uma oferta de emprego  

Depois de encontrar o candidato ideal, é hora de fazer uma oferta de emprego. Certifique-se de que a oferta inclui todos os detalhes importantes, como salário, benefícios e mais.

7. Avalie e aperfeiçoe o processo  

Finalmente, avalie o sucesso do seu recrutamento online observando indicadores como o tempo para preencher a vaga, a qualidade dos candidatos e a satisfação dos candidatos com a seleção. Use essas informações para aperfeiçoar os próximos recrutamentos.

Principais vantagens de fazer recrutamento online  

Os benefícios de um recrutamento online são variados. Nele, é possível divulgar as vagas de forma mais direcionada, com critérios especificados, por vezes filtrados por softwares precisos.

A equipe ganha eficiência na triagem de currículos por filtros como experiência, formação e mais. A tecnologia é capaz de mapear currículos inteiros, levantando dados essenciais, centralizando informações, criando um verdadeiro banco de dados sobre talentos.

Tudo isso a custos muito mais reduzidos do que os de um recrutamento presencial: sem impressões, terceirizações, organização de salas físicas, deslocamentos e outros problemas.

Erros no recrutamento online para não cometer  

Por fim, atente-se a alguns dos erros mais comuns cometidos pelo RH e evite-os no seu recrutamento online.

1. Falha na definição clara do perfil do candidato  

Antes de iniciar, defina o perfil do candidato ideal, com habilidades técnicas, experiência, formação acadêmica e competências comportamentais. A falta de clareza pode levar à contratação de candidatos inadequados e altos prejuízos.

2. Falha no uso de SEO  

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta poderosa para tornar as descrições de emprego mais visíveis nos motores de busca. Trata-se de otimizar as descrições para aparecer no Google, gerando mais candidaturas de maior qualidade. Para isso, use técnicas como a inclusão de palavras-chave relevantes no cargo.

3. Não promover a marca da empresa empregadora na descrição  

A marca do empregador deve ter credibilidade e autoridade, já que é o que diferencia a sua empresa de seus concorrentes. É preciso proteger a marca do empregador para não perder candidatos valiosos.

4. Não investir em tecnologias específicas  

Não fazer uso das tecnologias de recrutamento online pode gerar prejuízos, danificar o processo e resultar em uma seleção lenta e ineficiente.

5. Não dar feedbacks aos candidatos  

O feedback é essencial no processo de recrutamento. Então, sempre forneça feedbacks construtivos aos candidatos para humanizar a seleção, encorajar futuras candidaturas e manter um processo positivo.

Se a sua empresa tem dores de cabeça para planejar recrutamentos, gerar ambientação para os entrevistados, gastar com espaços físicos e mais, o recrutamento online é uma ótima solução.

O Zoho Meeting vai te ajudar nisso! É a ferramenta ideal para o recrutamento online, uma grande aliada para empresas, com recursos avançados que permitem que os seus recrutadores se conectem aos candidatos de qualquer lugar do mundo.

Economize tempo e dinheiro, compartilhe a sua tela, mostre apresentações, transmita informações, grave cada entrevista e permita que os tomadores de decisão assistam ao recrutamento.

Cada passo será em absoluta segurança, pois o Zoho Meeting conta com criptografia de ponta a ponta e variados recursos robustos de proteção de dados.

O Zoho Meeting faz parte da plataforma Zoho Workplace, um pacote essencial para empresas, que inclui e-mail, editor de planilhas, apresentações, chat, intranet corporativa, sistema de nuvem, editor de textos e muito mais. Com interface intuitiva e recursos completos, o Zoho Workplace tem o que você precisa!

Gostou das dicas? Entenda como usar a sala de reuniões online da Zoho para te ajudar!

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas