Etapas do processo de mudança organizacional

A sua empresa já passou por alguma grande mudanças? Conheça as etapas do processo de mudança organizacional.

Diante do crescente avanço tecnológico e das transformações digitais que estamos passando, a modalidade de trabalho tem apresentado mudanças importantes para o mercado. Por isso, o ideal é que as empresas se mantenham o mais atualizadas possível.

Nesse sentido, surge o processo de mudança organizacional, que conta com algumas etapas, visando a inserção gradativa das novas alterações. Então, conheça esse processo e como ele pode ser implementado na sua empresa.

É necessário implementar mudanças na minha empresa?

É comum ver atualizações nos modelos de trabalho, e por isso, os gestores se perguntam, com frequência, se é necessário adaptar-se a todas essas mudanças. E a resposta é: depende!

Nem toda mudança ou atualização que chega no mercado é, necessariamente, positiva. Você precisa analisar de que forma essa novidade pode agregar no seu negócio, trazendo resultados que realmente sejam positivos.

Porém, no geral, essa é uma maneira de se manter competitivo no mercado, uma vez que a sua empresa acompanha as opções mais modernas. De acordo com um artigo publicado pela renomada revista Forbes, diversas empresas demoram cerca de 12 a 18 meses até concluir o seu processo de mudança organizacional.

A estagnação pode sim ser o suficiente para que a concorrência se mostre como melhor opção para os clientes. Sendo assim, é de suma importância que você conheça todas as etapas deste processo.

A importância do processo de mudança organizacional

Manter-se atualizado e acompanhar as novidades do mercado é um diferencial competitivo inegável. Caso você não consiga implementar no seu negócio todas as atualizações, uma delas já pode fazer a diferença.

Por isso, o processo de mudança organizacional é fundamental para que o seu negócio não seja só mais um na concorrência. Investir nesse processo significa que você está garantindo o crescimento da sua empresa, além de sustentabilidade a longo prazo.

Além disso, muitas novidades contribuem para o aumento da produtividade, melhoria dos processos internos operacionais e atender, da melhor forma, as exigências do seu cliente ideal. Outros objetivos desse processo são gerar resultados positivos e seguir as tendências atuais de consumo.

Com o intuito de alcançar todos esses objetivos, você deve conhecer as etapas do processo de mudança organizacional.

6 etapas da mudança organizacional nas empresas

Para que um processo de mudança organizacional ocorra da melhor forma na sua empresa, é necessário seguir algumas etapas, e é isso que exploraremos a seguir.

1. Entender a necessidade de mudar

O primeiro passo desse processo é entender se a sua empresa precisa ou não de mudanças. Alguns sinais que revelam essa necessidade são a perda de market share ou a insatisfação dos clientes. O maior sinal de todos com certeza é a diminuição da lucratividade.

Por isso, entenda se o seu negócio está precisando de mudanças antes dessa queda de desempenho. É de suma importância que você conte com diferenciais capazes de se destacar frente à concorrência.

2. Análise e diagnóstico de riscos

Você entendeu que a sua empresa precisa de mudanças, mas qual é o ponto exato que deve receber alterações? Faça uma análise e diagnóstico de riscos para entender melhor esse cenário. Algumas ferramentas que podem te ajudar são o SWOT e a Matriz de Porter.

Essa é uma maneira interessante de perceber os seus pontos fracos e fortes, além de ameaças e oportunidades para o seu negócio. Essa é uma etapa essencial para trazer segurança ao processo de mudança organizacional.

3. Planeje o processo

Esse processo de mudança precisa de um planejamento adequado. Por isso, centralize todas as ideias e estratégias necessárias para que a mudança ocorra da melhor maneira possível. Neste planejamento, insira os objetivos, a importância da mudança e o que você pretende alcançar com o processo.

Para que uma mudança seja efetiva e positiva, é necessário ter com ela um propósito. Nesta etapa, você pode definir objetivos e quais os KPIs utilizados para monitorar o desempenho da empresa.

4. Engajamento da equipe

A sua equipe deve entender as mudanças que estão acontecendo na empresa, e por isso você precisa manter todos os colaboradores alinhados com o processo. Sendo assim, coloque como prioridade a reorganização das suas equipes a fim de que elas promovam a mudança na organização.

5. Capacite os seus funcionários

Os seus funcionários precisam entender como eles vão executar as suas tarefas nesse novo modelo de trabalho. Sendo assim, você deve investir em capacitações e treinamentos de equipe. Isso faz com que o seu negócio se adapte da melhor forma.

6. Coloque em prática as mudanças

Por fim, a última etapa é colocar em prática as novas mudanças. Como tudo foi devidamente planejado previamente, agora você deve monitorar o andamento do desempenho da empresa. Isso é importante para verificar a necessidade de alguma mudança e ajuste.

Como colocar em prática o processo de mudança organizacional?

Se você deseja colocar em prática o processo de mudança organizacional, saiba que o Zoho Workplace é a melhor solução. Isso porque nós temos uma plataforma que centraliza os recursos de trabalho que o seu negócio precisa. Essa é uma forma de integrar e tornar mais fácil o trabalho da sua equipe.

Com o Zoho Workplace, você pode ter uma equipe colaborativa, uma vez que os apps podem ser acessados com facilidade. Além disso, o Zoho traz consigo recursos integrados e simplificados, como:

● Zoho Show: com a criação de slides profissionais para o ambiente de trabalho;

● Zoho Sheet: promovendo a criação e edição colaborativa de planilhas e gráficos inteligentes;

● Zoho Writer: processador intuitivo de texto para equipes modernas, que salva, de moto automático, o seu arquivo para você não perder nada;

● Zoho Connect: uma intranet inovadora, moderna e com a cara de uma rede social, incentivando o compartilhamento de ideias e o engajamento da equipe.

E muito mais! O Zoho Workplace conta ainda com o WorkDrive, que centraliza os seus arquivos, o Meeting, uma plataforma de reunião online, o Cliq, com a troca de mensagens instantâneas via chat, e o Mail, um e-mail corporativo estável e seguro.

Clique aqui para acessar nosso Guia rápido do Workplace e saiba tudo sobre a nossa plataforma!

Conte com o Zoho Workplace, o pacote de escritório mais completo para a sua empresa.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas