A Zoho obteve sucesso concentrando-se em seus porquês

Seguindo uma filosofia semelhante à descrita no best-seller global de Simon Sinek, Start with Why, a Zoho obteve sucesso mantendo-se fiel ao seu propósito em vez de se concentrar apenas no lucro. O princípio de Sinek, que permaneceu muito popular por mais de uma década, considera por que algumas empresas são mais pioneiras e bem-sucedidas do que outras e por que são capazes de repetir seu sucesso repetidamente. A resposta simples é: “Porque nos negócios não importa o que você faz, importa porque você o faz”.

 

Comece com o seu porquê

É uma prática comum para as empresas medirem o seu sucesso pelo crescimento de capital tradicional. Na Zoho, adotamos uma compreensão mais ampla do capital. Diretamente, a Zoho vende software de negócios. No entanto, não é só isso que nos move como organização. Conforme declarado por nosso CEO, Sridhar Vembu, “A Zoho adota uma definição expansiva de capital corporativo que se estende muito além de nossos balanços e livros de ativos”. O verdadeiro capital da Zoho inclui a cultura compartilhada, as habilidades e a dedicação das pessoas que compõem nossa organização.

Para administrar uma empresa de sucesso, é importante não ficar preso ao seu core business, pois não é isso que inspira as pessoas. Sua causa e cultura inspiram lealdade e, como Sinek sugere, “funcionários inspirados contribuem para empresas mais fortes e economias mais fortes”. Na Zoho, garantimos que nossos valores estejam presentes na estrutura de toda a nossa empresa.

 

Defina seu propósito

No espírito de parceria e com o objetivo de sucesso mútuo de longo prazo para nossa empresa e clientes, nosso objetivo é manter nossos produtos acessíveis.

“Se nossos usuários prosperarem, nós também prosperaremos”, diz Vembu. “Se eles crescerem, nós também cresceremos. Quando a decência é mais importante que os lucros, isso fica evidente – na cultura da sua empresa, no relacionamento com o cliente e em como e por que você toma grandes decisões.”

 

Articule claramente o seu porquê

Como proprietário de uma empresa, você realmente sabe por que seus clientes escolhem sua marca? E por que seus funcionários trabalham para você? Se essas respostas não forem claras, é hora de reavaliar o propósito do seu negócio. Muitas empresas não conseguem alcançar o sucesso porque tomam decisões com base em suposições equivocadas sobre o que impulsiona seu sucesso.

 

Entenda o cérebro humano

 

Clientes

É importante lembrar que as pessoas não compram o que você faz; eles compram por que você faz isso. Os clientes compram nosso software em detrimento dos concorrentes porque somos diferentes. Trazemos um toque humano – uma conexão real dentro de um mundo online. Construímos relacionamentos com nossos clientes e funcionários na medida em que eles se tornam membros da família Zoho. Eles se tornam parte de algo maior do que a própria tecnologia. Todos nós formamos um ecossistema integrado que impulsiona as economias em todo o mundo. Alinhando-se à filosofia de Sinek, olhando-a de uma perspectiva biológica e baseada na evolução do comportamento humano, as pessoas são atraídas por organizações que as fazem sentir-se pertencentes. Se você deseja conquistar clientes fiéis e duradouros, precisa conquistar corações antes de mentes. E é por isso que você precisa começar com o seu porquê.

 

Funcionários

Pesquisas mostram que as pessoas que vêm trabalhar com um claro senso de propósito são menos propensas a desistir após falhas, porque a missão geral as motiva. Na Zoho, somos apaixonados por expandir a imaginação, ultrapassar limites e alcançar novos patamares com nossos produtos. Para alcançar avanços em nossa tecnologia, nossos funcionários precisam se desafiar. Isso significa se levantar após cada erro e escolher aprender com seus fracassos para melhorar e crescer.

Como Sinek explica, se os funcionários adotarem a mesma mentalidade da organização, eles farão um esforço extra “para explorar, inventar, inovar, avançar e, mais importante, fazer isso repetidamente”. É exatamente essa dedicação de nossos funcionários que tornou a Zoho um sucesso.

 

Para saber mais sobre os valores e convicções que orientam nossa organização, clique aqui!

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O código de idioma do comentário.
Ao enviar este formulário, você concorda com o processamento de dados pessoais de acordo com a nossa Política de privacidade.

Publicações relacionadas